quarta-feira, 28 de fevereiro de 2018

CENTENÁRIO DE NASCIMENTO DE ILDEFONSO BASTOS BORGES ( O "Santo Afonsinho" dos Pobres)



UMA DATA A SER LEMBRADA E COMEMORADA COM GRATIDÃO

Em 28/02/1918, nascia este ilustre bonjesuense, predestinado a ter várias missões, entre as quais, aquela que ficou marcada para sempre, onde teve a sua vida ceifada em momento de intensa emoção ao, finalmente, depois de muita luta e reivindicações, ver concretizado o sonho, acalentado por ele e seus irmãos, Cid e Hélio, da fundação daquele que viria a ser o Colégio Técnico Agrícola de Bom Jesus, justamente homenageado com o seu nome e, mais tarde, na continuação do sonho, encampado pela Universidade Federal Fluminense (UFF) com seu "Campus Avançado" e, atualmente, faz parte do complexo do Instituto Federal Fluminense (IFF).
Fonsinho, como era carinhosamente chamado, além da sua ocupação profissional como médico-veterinário, era ligado ao Ministério da Agricultura, e lotado em um Posto avançado em Bom Jesus, graças à sua alta capacidade e dedicação, virtudes reconhecidas além fronteiras.
Mas, Fonsinho, que teve no seu nome de batismo uma homenagem ao avô materno, Ildefonso Garcia Bastos, foi moldado numa sólida atmosfera familiar em que, tendo perdido o pai, Tonio Borges, com apenas 7 anos, e ao lado de 4 irmãos, todos homens, com idades compreendidas entre 9 anos e 40 dias, foi criado com muito amor e dedicação por uma mãe, Carmita (Carmem), ainda muito jovem (29 para 30 anos), mas, de muita fé e confiança na Providência Divina, largamente comprovadas ao longo da criação e educação dos filhos, aos quais transmitiu valores fundamentais na solidificação do caráter de todos eles e, dos quais, Fonsinho jamais se esqueceu, principalmente, aqueles da fé, uma fé simples, porém, profunda e fiel, que permeou todos os atos de sua vida, incluindo uma sua faceta pouco conhecida, porque discreta, mas, suas ações, caridosas, "brilhavam" e, mesmo sem o saber, não passaram despercebidas, que o digam os inúmeros pobrezinhos seus irmãozinhos, era assim que ele os considerava, se sentiram órfãos e o recordam chorosos, até os dias atuais (e lá já se vão quase 50 anos), e o consideram um Santo, o "Santo Afonsinho" dos pobres.
E, claro, Afonsinho foi de um valor imensurável e referencial para a família, marido e pai carinhoso e exemplar, filho fiel e amoroso, irmão de qualidades e amizade inestimáveis, tio admirável e inesquecível, também, pelos seus primos e amigos.
*1- "Afonsinho" era a maneira simples e  carinhosa como os pobrezinhos o chamavam.
*2- Fonsinho teve uma destacada, embora sempre discreta e desapegada, participação como "vicentino", integrante que era da Conferência São Vicente de Paulo de Bom Jesus.
*3- participou, também, ativamente, da Liga Católica da Igreja Matriz do Senhor Bom Jesus, bem como participou, entusiasticamente, como sempre, das atividades para a fundação do Abrigo dos Velhos José Lima, tendo sido membro da sua 1ª Diretoria.






Nota:
1ª foto - acervo de seu filho, Cristiano Batista Borges, último ato em vida de Fonsinho, após assinar o documento, que oficialização a criação do Colégio Técnico Agrícola que, posteriormente, levaria o seu nome. Logo após este ato, pela emoção do momento, o seu nobre coração não resistiu...

2ª e 3ª fotos - copiadas e editadas (recortes) do acervo do fotógrafo Darcy Boniolo. Momento com a Liga Católica Jesus, Maria e José, diante das escadas da Igreja Matriz Senhor Bom Jesus e, no "Rosário da Madrugada", uma bela iniciativa, à época, do Pe. Francisco Apoliano. Fonsinho, como sempre, altivo e com seu terço à mão; este terço ele jamais o deixava e, hoje, continua a fazer o mesmo papel nas mãos do seu filho Cristiano, no Terço dos Homens, na Paróquia N. Sra. da Paz, Ipanema, Rio de Janeiro.
Fonsinho era um imbatível devoto de Nossa Senhora e tinha por hábito, desde tenra idade, rezar o terço em Sua homenagem e para pedir pela paz no mundo e conversão dos pecadores.

4ª e 5ª Fotos - Homenagem feita pelo Professor Luiz Antônio Vieira da Silva, em 2009, nos 39 anos de fundação do Colégio Técnico Agrícola Ildefonso Bastos Borges, disponível na internet.

6ª foto - acrescentamos mais esta foto, por ser, parte integrante, ainda, da cerimônia de fundação do Colégio e, onde estão,entre outris conhecidos, o tio Fonsinho, mais atrás, o tio Hélio, que seria o 1° Diretor do Colégio e a, também, saudosa, prima Maria Inês, filha de tio Orlando, em 1° plano. Está foto faz parte do Acervo do IFF, através do Prof. Fernando Ferrara.





Bom Jesus do Itabapoana, 28/02/2018

Antonio Soares Borges
Cristiano Batista Borges
Francisco Eugênio Soares Borges

Nenhum comentário:

Postar um comentário