sábado, 7 de abril de 2018

Famílias bonjesuenses e bonjesuístas brindaram à memória Pe.Mello


Famílias bonjesuenses e bonjesuístas se reuniram, ontem, à noite, para brindar à memória de Padre Mello, dentro das comemorações do mês dedicado ao pároco açoriano. 

A iniciativa é do Centro de Estudos Portugueses Manuel Ignácio da Silveira, ligado à Associação dos Amigos do Memorial Governadores Roberto e Badger Silveira, com o apoio do ILA (Instituto de Letras e Artes dr. José Ronaldo do Canto Cyrillo, do ECLB (Espaço Cultural Luciano Bastos) e do jornal O Norte Fluminense.

Padre Mello costumava visitar as famílias bonjesuenses, sendo recebido sempre com alegria e vinho, conforme depoimento da saudosa Ruth Fragoso de Azevedo Silveira, que assinalou, certa vez, que o sacerdote "era frequentador do lar de meus avós Manoel Antônio de Azevedo Mattos e Dª Terezinha. Meu avô, como bom português, sabia receber seus visitantes com bons vinhos".

O Padre Vicente Osmar Coelho Batista abençoou a comemoração. Fizeram uso da palavra o dr. Gino Martins Borges Bastos, a dra. Nìsia Campos e Gilmar Gonçalves. 

A Escola de Música JEMAJ, capitaneada pela sua diretora, Anízia Maria Pimentel, levou o pianista Daniel Galdino,  o violinista Cristóvão e a jovem cantora Beatriz, promovendo uma bela apresentação de músicas portuguesas.

Ato contínuo, ocorreu o brinde à memória de Padre Mello. Serviu-se, a seguir, uma deliciosa bacalhoada, acompanhada de alguns dos melhores vinhos portugueses. Três doces lusitanos foram oferecidos, na ocasião: Tigela de São Miguel, Bolo de Nozes Português e o delicioso Bolo Podre, considerado um item da doceria conventual, porque tem origem no século XV, a partir do interior de conventos.

As atividades relativas ao mês dedicado ao pároco açoriano prosseguem no próximo dia 13, na sede da Escola de Música JEMAJ. No dia 20, será a vez do ILA oferecer "Uma Noite Para Padre Mello", no ECLB. A comemoração terá o ápice no dia 27, quando o pároco lusitano completaria 155 anos.


Padre Vicente Osmar Coelho Batista e o sino da entrada
                          Dr. Gino Martins Borges Bastos saudou as famílias visitantes 



Dra. Nísia Campos, presidente do ILA (Instituto de Letras e Artes dr. José Ronaldo do Canto Cyrillo, salientou a importância do evento, que recordava as visitas de Padre Mello aos lares bonjesuense
Gilmar Gonçalves assinalou a relevância da comemoração, lembrando que seus antepassados ajudaram a fundar o distrito de Rosal



Escola de Música JEMAJ encantou a todos com as músicas portuguesas




























 




































Padre Vicente Osmar e os organizadores da decoração e culinária portuguesa: João Bosco de Figueiredo Côgo, munizfreirense radicado em Guaçuí (à direita) e Liliane (sem óculos), assessorados por Marco Antonio e Mariane






O "Embaixador Bonjesuense", Antonio Soares Borges, encontra-se em Porto, onde está articulando uma comemoração concomitante, em Bom Jesus do Itabapoana e em Portugal, no dia 27 de abril, quando Padre Mello completaria 155 anos. Foto da Ponte Luís I, que liga Porto a Vila Nova de Gaia, sobre o rio Douro, inaugurada em 1888







Nenhum comentário:

Postar um comentário