terça-feira, 10 de abril de 2018

Feira Literária de Pirapetinga divulgará a História de Bom Jesus


A história de Bom Jesus do Itabapoana foi contada por Padre Mello e está assentada em obra editada por Delton de Mattos, custeada com recursos obtidos pelo dr. Sebastião Freire Rodrigues



A 1ª. Feira Literária de Pirapetinga, organizada pelos "Resgatadores da Cultura Pirapetinga de Coração",  irá divulgar ao público a História de Bom Jesus, que nos foi legada na década de 1940, por  Pe. Mello. O evento inédito ocorrerá entre os dias 28 e 29 de abril.


O texto está inserto no livro "Padre Mello, Prosa e Verso", editado pelo gênio de Delton de Mattos, que arregimentou os artigos de Padre Mello  publicados no jornal "Meu Campinho", editado pelo pároco açoriano, assim como nas colunas semanais do jornal A Voz do Povo.




O nome do periódico se referia a "Campo Alegre", o primeiro nome dado a Bom Jesus do Itabapoana, e revela a identificação que Pe. Mello tinha com a terra que tornou sua.



O pároco açoriano preparava, na década de 1940, as comemorações do 1º. centenário do município, que ocorreria em 1942. Segundo suas pesquisas, foi Antônio José da Silva Neném, mineiro de Rio Novo, quem desbravou nossa terra em 1842, acompanhado do português Manoel Gomes Alves e de Manoel da Silva Fernandes.



Pe. Mello idealizava, ainda, a construção de um monumento em memória dos doze instituidores de Bom Jesus, que adquiriram a área do filho de Neném, após a morte deste. Cogitou-se a fixação deste monumento, que acabou mão se concretizando, na atual Praça Amaral Peixoto, área na qual foi construída a primeira capela do município, em honra a Santa Rita de Cássia.



Foi o dr. Sebastião Freire Rodrigues quem atuou para conseguir os recursos necessários para lançar este e mais outros três importantes livros (sobre Octacilio de Aquino, Romeu Couro e Athos Fernandes), também editados por Delton de Mattos.



Dr. Sebastião levou cinco anos para promover o lançamento da obra, que ocorreu, em grande evento, no dia 4 de outubro de 2015, data em que foi instalada a Câmara Municipal, em 1947.



O ilustre advogado bonjesuense cedeu, hoje, à Anízia Maria Pimentel, uma das integrantes da comissão organizadora da Feira Literária, exemplares dos livros de Padre Mello, Octacilio de Aquino e Athos Fernandes, que enriquecerão a Feira Literária, que tem o apoio da editora O Norte Fluminense.



A editora O Norte Fluminense apoia a FLIPir
















Nenhum comentário:

Postar um comentário