sábado, 28 de abril de 2018

Vejam como foi 1ª Festa Portuguesa Com Certeza


A 1ª Festa Portuguesa com Certeza, realizada ontem, à noite, dia 27 de abril, por ocasião das comemorações dos 155 anos da data natalícia de Padre Mello, foi coroada de encanto e de emoções.

Pode-se dizer que o pároco açoriano constitui fator de unidade e de reafirmação da fé, sempre atual, diante de um mundo que sofre o efeito de forças interessadas na desintegração da sociedade e da família.

O Centro Educacional Rosa de Souza Pereira, de Bom Jesus do Norte (ES), dirigido pela Madre Virgínia Alves, que se fez presente ao evento, apresentou as danças portuguesas, acompanhadas das músicas "Vira de Cana Verde" e "O Malhão". Foram momentos sublimes que encantaram a todos. As professoras Renata Linhares, Luciana Barbosa e Giselle Magalhães ensaiaram as crianças.

A garotada da Escolinha Tio Dico, do Rio Branco F.C., do Bairro Santa Terezinha, comandada por Gildo Dinho e esposa Maria, marcou significativa presença na escadaria da Igreja Matriz.

O Grupo Musical Amantes da Arte, comandado pela célebre musicista Ana Maria Teixeira Baptista, foi o ponto alto do evento, com apresentação impecável das canções "Morrer Sonhando", poesia de Padre Mello musicada por Marisa Teixeira Valinho, e apresentada pela primeira vez no dia 27 de abril de 1967, e "Rapsódia Portuguesa".
A Lira Operária Bonjesuense, dirigida pelo consagrado maestro Nilo Rodrigues, tocou o Hino da Alva Pomba, que se incorporou na cultura bonjesuense, quando Padre Mello a trouxe da Ilha de São Miguel, no Arquipélago dos Açores (Portugal), para ser entoada durante a Festa do Divino. A corporação musical executou, ainda, a "Marcha a Bom Jesus", considerada o "Hino de Bom Jesus", e o "Parabéns para você" pelos 155 anos da data natalícia de Padre Mello e 70 anos de Padre Vicente Osmar.

O Tiro de Guerra esteve presente à solenidade, sob o comando do Subtenente Alex Sandro Rocha Ricardo, que tem desenvolvido uma atuação de relevo em benefício da comunidade bonjesuense.

A Polícia Militar também se fez presente à homenagem, na escadaria da Igreja Matriz.

A detalhada decoração do espaço teve mais uma vez a marca genial do munizfreirense João Bosco de Figueiredo Côgo, proprietário da empresa "Alugarte", fixada em Guaçuí. 

O elogiado cardápio lusitano ficou a cargo do grupo "Guerreiros", da Usina Santa Isabel.

Bordados com poesias de Padre Mello, produzidos pela profa. Giselle Magalhães (22-998315231) foram uma grande novidade e encantaram o público.

Os livros "Padre Mello, Prosa e Verso", editados por Delton de Mattos, e "Obras Selecionadas de Padre Mello", da editora O Norte Fluminense, foram disponibilizados aos leitores. 

Destaque na organização do evento foi a dra. Nísia Campos, presidente do ILA, que mostrou sua grande capacidade organizativa num evento que possuiu várias nuances. Ela homenageou Padre Vicente, entregando-lhe uma placa comemorativa ao seu aniversário, acompanhada de um ramalhete de flores.

Organizada pelo Centro de Estudos Portugueses Manuel Ignácio da Silveira, ligado à Associação dos Amigos do Memorial Governadores Roberto e Badger Silveira, com o apoio do ILA (Instituto de Letras e Artes dr. José Ronaldo do Canto Cyrillo, do ECLB (Espaço Cultural Luciano Bastos) e do jornal O Norte Fluminense, a Festa Portuguesa teve o apoio da Paróquia do Senhor Bom Jesus.










Bordados com poesias de Pe. Mello encantaram o público




















O Pão do Padre





Os livros "Padre Mello, Prosa e Verso", editado por Delton de Mattos, e "Obras Selecionadas de Padre Mello", da editora O Norte Fluminense, foram disponibilizados aos leitores



Edição do mês de abril do jornal "O Norte Fluminense" foi distribuída ao público






























Dra Nísia Campos, André Luiz de Oliveira e o casal Gildo Dinho e esposa Maria, responsável pelos jovens da Escolinha de Futebol Tio Dico, do Rio Branco F.C.





Dr Gino Martins Borges Bastos, o casal Dr. Nino Seródio e esposa, com os filhos, Eraldo Rezende Saluto, Padre Vicente Osmar, Ir. Ederaldo do Carmo, sobrinho bisneto de Padre Mello, e dra. Nísia Campos



















Resultado de imagem para festa portuguesa com certeza bom jesus



Nenhum comentário:

Postar um comentário