sábado, 21 de abril de 2018

NOITE PARA PADRE MELLO EMBALOU OS SONHOS DO AMANHÃ




A "Noite Para Padre Mello", ocorrida ontem à noite, no auditório Dona Carmita, do ECLB (Espaço Cultural Luciano Bastos), foi daqueles acontecimentos que marcam época, tocando corações e mentes, embalando os sonhos do amanhã. 

Como eram os eventos em que participava o pároco açoriano.

A solenidade, que integra a programação do mês de Padre Mello, que culminará com os festejos do dia 27, quando ele completaria 155 anos de idade, foi organizado pelo ILA  (Instituto de Letras e Artes dr. José Ronaldo do Canto Cyrillo), dirigido pela dra. Nísia Campos.

Ao público presente foi apresentada, pela primeira vez, a belíssima tela da artista plástica Fânia Ramos Araújo, natural de Rio Novo (MG), mesmo município de onde, há 176 anos, veio Antônio José da Silva Neném desbravar Bom Jesus do Itabapoana.

O concurso de acrósticos promovido pelo ILA conferiu o primeiro lugar a Emanuele Pany Martins, do Centro Educacional Batista. O segundo posto coube a Natiele de Souza Guedes, do CELTA (Colégio Estadual Luiz Tito), do distrito de Rosal, enquanto o terceiro lugar foi outorgado a Rafael Moraes de Abreu, do CMCBO (Colégio Maria da Conceição Baptista de Oliveira. Participaram, também, do concurso David da Silva Neto, do Colégio Estadual Governador Roberto Silveira, e Pedro Venâncio Ribeiro, do Centro Educacional Santa Rita de Cássia. 

A Escola de Música Musicarte, dirigida pelo jovem e brilhante músico Thadeu de Moraes Almeida, conferiu momentos sublimes, através de impecável apresentação de dois de seus alunos: Lucas e Natália, ao piano, além da do próprio mestre, que fez com que o público o acompanhasse na interpretação magistral de "Olho a Rosa na Janela", modinha de autoria de Sérgio Bittencourt.

Como se "A Noite Para Padre Mello" fosse uma canção que atingisse o ápice, ao final, coube ao consagrado Grupo Musical Amantes da Arte coroar a cerimônia com primorosas interpretações de Sonhos Calados, Rio de Minha Terra, Hino do Colégio Rio Branco, Alva Pomba e Marcha a Bom Jesus (Hino de Bom Jesus), contagiando o público.

Ao final, todos saíram emocionados, com o sentimento de que a luta de Padre Mello, que dedicou sua vida à construção de um mundo melhor, resultou em grandes frutos na cidade que ele tornou sua, sendo tarefa de cada um prosseguir nesta edificação que será sempre atual.

O ILA e sua dirigente maior, dra. Nísia Campos, autora do primeiro livreto sobre a vida de Padre Mello, em 1987 ("Padre Mello, o Imortal") promoveram, portanto, um notável evento, que contribuirá não apenas para a reconquista de nossa história e cultura, mas também para o resgate de nossos sonhos.





















Membros da Comissão Julgadora





















  Ex-alunos da saudosa Profa. Mariquinha Baptista

















                  Tela da artista plástica Fânia Ramos Araújo, de Rio Novo (MG), mesma cidade de Antonio José da Silva Nenem, que desbravou Bom Jesus em 1842,  encantou o público presente















Dra Nìsa Campos: destaque da cultura bonjesuense




Dia 27 de abril: 155 anos da data natalícia de Padre Mello








Nenhum comentário:

Postar um comentário