domingo, 15 de abril de 2018

Congresso Internacional sobre os açorianos no Brasil


Vasco-Cordeiro


Uma extensa comitiva do Governo dos Açores vai estar presente no Brasil, a partir do dia 18 de abril, para cumprir agenda oficial com autoridades locais, membros da comunidade açoriana no país e para participar no Congresso Internacional dos 270 Anos de Presença Açoriana em Santa Catarina, que se realiza de 18 a 20 de abril, em Florianópolis, na região Sul.

A lista de participantes conta com os mais altos responsáveis pelo governo do arquipélago, além de autarcas, deputados e secretário de Estado. O grupo visitará também as cidades de São Paulo e Rio de Janeiro.

Estão confirmadas as presenças do presidente do Governo Regional dos Açores, Vasco Cordeiro, do secretário regional adjunto da presidência para as Relações Externas do Governo dos Açores, Rui Bettencourt, e do diretor regional das Comunidades, Paulo Teves.

A visita oficial de cinco dias é a primeira de Vasco Cordeiro ao Brasil, enquanto presidente do Governo, e decorre na sequência da declaração de 2018 como “Ano dos Açores em Santa Catarina”, onde, entre 1748 e 1754, desembarcaram os primeiros emigrantes açorianos. Para esse efeito, no dia 19 de abril, o presidente açoriano irá presidir à cerimônia de abertura do Congresso Internacional na capital catarinense.

Autarcas e deputados presentes
José Manuel Bolieiro, presidente da Câmara Municipal de Ponta Delgada, também fará parte da lista de autoridades portuguesas presentes no Brasil, a exemplo de Álamo Meneses, presidente da Câmara Municipal de Angra do Heroísmo, e de Tibério Dinis, autarca responsável pela Câmara Municipal da Praia da Vitória.

A deslocação ao país sul-americano inclui a presença dos deputados José San-Bento, do Partido Socialista, António Soares Marinho, do Partido Social Democrata, e Alonso Miguel, do CDS/Partido Popular. Estes três responsáveis integram a Comissão de Política Geral da Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores, que tem a competência na área das Comunidades Açorianas.

O grupo de autoridades dos Açores, que chega ao Brasil no dia 18 de abril, conta também com Pedro Caetano, assessor de imprensa do Governo dos Açores, José António Rodrigues, fotógrafo oficial do governo do arquipélago, e de Pedro Lima Pereira, coordenador do Gabinete de Protocolo e Relações Públicas do governo das ilhas.

A comunicação social portuguesa será representada por João Eduardo da Ponte Soares Ferreira, jornalista da RTP-Açores, Rui Patrício Pimentel Machado, operador de imagem da RTP-Açores, Margarida da Conceição de Castro Pereira, jornalista da RDP – Antena 1, e Pedro Gonçalo Primo Figueiredo, jornalista da Agência LUSA.

Fonte: 9idazoresnews

Nenhum comentário:

Postar um comentário