segunda-feira, 30 de abril de 2018

"MORRER SONHANDO" ABRIU AS HOMENAGENS A PADRE MELLO, NA FESTA PELOS 155 ANOS DE SUA DATA NATALÍCIA




O famoso poema de  Padre Mello, "Morrer Sonhando", musicado no dia 27 de abril de 1967, pela professora Marisa Teixeira Valinho, e considerado o hino do Colégio Estadual Padre Mello, foi a música cantada pelo consagrado Grupo Musical Amantes da Arte, no início das homenagens ao pároco açoriano, no dia 27 de abril passado, pela passagem dos 155 anos de sua data natalícia, por ocasião da Primeira Festa Portuguesa, Com Certeza.


A escada da Igreja Matriz foi engalanada pelos alunos do Centro Educacional Rosa Pereira, de Bom Jesus do Norte (ES), dirigidos pela Madre Virgínia Alves, da garotada da Escolinha do Rio Branco F.C. do bairro Santa Terezinha, dirigida por Gildo Dinho, dos atiradores do Tiro de Guerra 01-001, comandados pelo Subtenente Alex Sandro Rocha Ricardo, da Polícia Militar e dos músicos da "Furiosa", como é conhecida nossa tradicional Lira Operária Bonjesuense, liderada pelo aclamado maestro Nilo Rodrigues de Oliveira.

Vejam como foi a apresentação.










MORRER SONHANDO

Pe. Mello


Cedo, bem cedo, perderei a vida,
planta ferida no mimoso pé.
Teu desengano perecer me ordena,
na idade plena de esperança e fé.

Porém a morte, me é suave e doce
como se fosse uma ilusão de amor;
embora eu sinta que uma luz se apaga
outra me afaga de eternal fulgor.

Morrer sonhando! Como é doce a morte!
Que vale a sorte que esta vida tem?!
A vida é sempre uma fugaz mentira,
a morte aspira a realidade além.

Morre este corpo de servil matéria,
baixa à miséria de funéreo pó,
porém minha alma sempre viva sonha
vida risonha não mereço dó.

Beijo-te a mão que me assassina e creio
que ela veio me libertar ao fim.
Morrer sonhando é despertar na glória;
eis a vitória! Morrerei assim.

Nenhum comentário:

Postar um comentário