A conceituada revista norte-americana Condé Nast Traveler, elaborou uma lista com as 10 cidades pequenas mais românticas da Europa. E uma, é portuguesa.
 
118312


É portuguesa uma das 10 cidades pequenas mais românticas da Europa
É portuguesa uma das 10 cidades pequenas mais românticas da Europa

É portuguesa uma das 10 cidades pequenas mais românticas da Europa

A conceituada revista norte-americana Condé Nast Traveler, elaborou uma lista com as 10 cidades pequenas mais românticas da Europa.
São pequenos paraísos na Holanda, Áustria, Itália, Suíça, Espanha, França, Noruega, Eslovénia e Portugal.

Giethoorn, Holanda


10 cidades pequenas mais românticas da Europa
Giethoorn, Holanda – 10 cidades pequenas mais românticas da Europa

A vila de Giethoorn, no norte da Holanda, tem sido chamada de muitas coisas: “a Veneza do Norte”, pelos seus serenos canais; “como algo saído de um conto de fadas”, pelas suas casas com telhado de colmo, pontes centenárias em madeira e caminhos arborizados.
Se vive numa cidade grande, não há nada mais romântico do que isto – também pode alugar o seu próprio barco para remar num dos canais livres de gôndolas.

Hallstätt, Áustria


10 cidades pequenas mais românticas da Europa
Hallstätt, Áustria – 10 cidades pequenas mais românticas da Europa

É ou não é maravilhosa? Há algo de especial sobre Hallstätt, e isso nota-se imediatamente quando chegamos de barco pelo lago espelhado, com a neblina a descer das imponentes montanhas Dachstein.
Dentro da cidade, Património Mundial da UNESCO, existem igrejas que datam do século XII, a praça movimentada do mercado e muitos restaurantes acolhedores, à luz das velas, para uma noite romântica.
Hallstätt fica apenas a uma hora de carro de Salzburgo e três de Viena, tornando-se num dia de viagem relativamente fácil a partir das cidades maiores e mais turísticas da Áustria.

Taormina, Itália


10 cidades pequenas mais românticas da Europa
Taormina, Itália – 10 cidades pequenas mais românticas da Europa

Terá dificuldade em encontrar uma cidade à beira-mar em Itália que não inspire o romance, mas há algo especialmente sonhador em Taormina, uma cidade no topo da falésia na ilha da Sicília.
As vistas do Monte Etna e do Mar Jónico hipnotizam, e as ruínas antigas e as ruas cheias de cafés mantêm-nos ocupados.
Mas nós não o culparíamos se visitasse Belmond Grand Hotel Timeo, um dos hotéis favoritos no mundo, e nunca saísse da sala.

Soglio, Suíça


10 cidades pequenas mais românticas da Europa
Soglio, Suíça – 10 cidades pequenas mais românticas da Europa

Outra cidade que inspira: Soglio é “a porta para o paraíso”, pensou o pintor italiano-suíço Giovanni Segantini, mas argumentaríamos que a cidade suíça é o paraíso por si só.
No alto do vale alpino de Bregaglia, na fronteira italiana, Soglio implora ser o conjunto de uma sequela da Música no Coração.
É um prazer passear pelas ruas estreitas, respirar o ar da montanha e cheirar as rosas no jardim do histórico Palazzo Salis. A serenidade pode ser um afrodisíaco.

Bled, Eslovénia


10 cidades pequenas mais românticas da Europa
Bled, Eslovénia – 10 cidades pequenas mais românticas da Europa

É difícil ser mais romântica do que Bled, uma pitoresca vila de conto de fadas no esplêndido Lago Bled, na Eslovénia.
Tudo é encantador, desde o seu castelo do século XII, no alto de um penhasco com vista para o lago, até aos seus charmosos restaurantes à luz de velas.
Dica: Leve a sua cara metade para um passeio num tradicional barco a remo de madeira, até à ilha exuberante no meio do lago. (Diz a lenda que visitar a igreja da ilha e tocar o sino, fará com que todos os seus sonhos se tornem realidade.)


Benasque, Espanha


10 cidades pequenas mais românticas da Europa
Benasque, Espanha – 10 cidades pequenas mais românticas da Europa

Ladeado pelos picos mais altos da cordilheira dos Pirenéus, Benasque parece mais uma aldeia nos Alpes suíços do que no norte da Espanha.
Benasque – considerada uma das mais belas pequenas cidades de Espanha – atrai os que gostam de caminhadas, bem como os que procuram abrigo e preferem passar a tarde com uma caneca de vinho num restaurante inspirador, com painéis de madeira.

Annecy, França


10 cidades pequenas mais românticas da Europa
Annecy, França – 10 cidades pequenas mais românticas da Europa

Às vezes chamada de “a Veneza de Saboia”, esta cidade de sonho alpina é apreciada pelas suas encostas inclinadas e canais cobertos por pontes (o cenário perfeito para uma foto – ou mesmo para uma declaração).
As ruas da cidade são ideais para passear de mãos dadas e a sua proximidade com as águas cor de esmeralda do Lago Annecy tornam tudo muito mais romântico.

Aveiro, Portugal


10 cidades pequenas mais românticas da Europa
Aveiro, Portugal – 10 cidades pequenas mais românticas da Europa

Com as suas casas coloridas, a magnífica arquitetura (Arte Nova), jardins verdejantes e canais repletos de barcos, a encantadora cidade costeira de Aveiro é um lugar fácil para se apaixonar.
Faça um passeio num barco moliceiro, um piquenique sob as palmeiras na orla do Jardim do Rossio ou simplesmente mergulhe num dos seus muitos cafés e partilhe um prato de ovos moles.
Além disso, com o Atlântico à porta, encontrará praias douradas a poucos minutos de carro ou barco.

Geiranger, Noruega


10 cidades pequenas mais românticas da Europa
Geiranger, Noruega – 10 cidades pequenas mais românticas da Europa

Aninhada na base de um fiorde protegido pela UNESCO e cercada por montanhas íngremes cobertas de neve, a vila de Geiranger é tão perfeita quanto um cartão postal.
Vistas à parte, também é um secreto paraíso gastronómico, que abriga lojas de chocolates, lojas de queijos e excelentes restaurantes (como a Brasserie Posten, muito íntima, encontrada na extremidade do fiorde).
Não perca um passeio de barco para ver as espetaculares cascatas do fiorde, uma delas apropriadamente chamada de “O pretendente”.

Iseo, Itália


10 cidades pequenas mais românticas da Europa
Iseo, Itália – 10 cidades pequenas mais românticas da Europa

O Lago Como pode ter toda a glória, mas o Lago Iseo é mais tranquilo, com menos gente e (ousamos dizer) muito mais romântico.
Para começar, a própria cidade de Iseo, situada na margem sul do lago, tem vista para o Monte Isola, uma montanha que se eleva do centro do lago.
Há menos turistas também, o que significa que terá praças lindas, igrejas românicas e castelos medievais só para si.
_