segunda-feira, 5 de novembro de 2018

8o. Interculturalidades - de 5 a 11 de novembro, na UFF

8º Interculturalidades - de 5 a 11 de novembro

UFF Debate Brasil - Programação Especial
De 5 a 7 de novembro, às 15h, no Teatro da UFF. Entrada gratuita. Para as mesas de debate haverá acessibilidade com intérpretes de Libras.

Haverá fornecimento de certificado de participação para as mesas. Inscrições gratuitas no local ou pelo link: http://ow.ly/No7630mrJ2K

Anote as datas e venha participar!!! 😁

▶Dia 5/11, segunda-feira - O que pode um corpo?

Se não somos livres por natureza, pois a liberdade é uma conquista, que conjugação de forças o corpo pode potencializar, frente à dominação dos dispositivos biopolíticos de sujeição e controle, sobretudo hoje, pelos meios de comunicação de massa? “O que pode um corpo?”, foi a pergunta formulada pelo filósofo Spinoza no Século XVII. Constituição de autonomia, formas alternativas de vida e práticas de resistência podem ser algumas das respostas dos sujeitos na atualidade.

Debatedores:

- Mediação - Leonardo Guelman - Superintendente do Centro de Artes UFF. Professor, escritor e pesquisador em arte e cultura.

- Luiz Mendonça - Professor do Departamento de Arte da UFF.

- Elton Luiz de Souza Leite - Professor de Filosofia da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Unirio).

- Carla Rodrigues - Professora de Filosofia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

▶Dia 6/11, terça-feira - Corporeidade, Gênero e Potências do Viver

O objetivo dessa discussão é pensar o corpo como um território político, de resistência e de construção de um espaço social que acolha as diferenças, o plural. Apostar na constituição de um ser em movimento e um corpo múltiplo, criador e expressivo, afirma a potência nas composições e agenciamentos que é capaz de produzir.

- Mediação - Bárbara Breder - Coordenadora do Laboratório de Psicanálise Política Cultura e Estudos de Gênero (LPPCEG/UFF).

- Elizabeth Pacheco - Professora do Departamento de Psicologia da Universidade Federal Fluminense (Campos dos Goytacazes/RJ).

- Taís Bravo - Escritora, tradutora e co-criadora do coletivo Mulheres que Escrevem.

▶Dia 7/11, quarta-feira - Corpos pretxs

A mesa tem como proposta debater as questões da negritude e da racialização dos corpos pela perspectiva dos atravessamentos das identidades de gênero, de classe social e de território, através da fala de atores sociais que, a partir da afirmação de suas identidades, constroem caminhos de resistência e expressão artística.

- Mediação - Janaína Damaceno - Professora do Programa de Pós-graduação em Cultura e Territorialidades (PPCULT/ UFF).

- BlackYva - Atriz, cantora, compositora e performer. Seu nome artístico é derivado da junção das palavras black e diva.

- Tainara Cardoso - Psicóloga, coordenadora do projeto "África em Nós", que visa fomentar o debate em torno da temática racial.

- Phillipe Rocha - Graduando de Psicologia na Universidade Federal Fluminense.

Site | http://www.centrodeartes.uff.br/eventos/interculturalidades-2018/
Instagram | @centrodeartesuff
Twitter | @ceart_uff

Nenhum comentário:

Postar um comentário