sábado, 17 de novembro de 2018

A GLORIOSA TRAJETÓRIA DO SUPERMERCADO VAREJÃO


Ismael Borges de Alvarenga, o primeiro empregado com carteira assinada, das Organizações Borges

Ismael Borges de Alvarenga foi o primeiro empregado com carteira assinada das Organizações Borges, fato ocorrido em novembro de 1956. Nesta postagem, ao final, ele faz um relato da trajetória do Supermercado Varejão, que "é um patrimônio de nosso município", segundo assinalou.

Ismael nasceu na Barra do Pirapetinga, no dia 1º de setembro de 1931. É filho de Otto Leite de Alvarenga e Maria Borges de Alvarenga. Teve 8 irmãos: Daniel (falecido), Nair, Messias (falecido), Teresa, Noêmia, Luiz, Izaias e José.

Ele conta para a reportagem de O Norte Fluminense: "fui contratado como balconista para a firma Borges & Irmãos, estabelecida em sociedade dos irmãos José Bastos Borges e Orlando Bastos Borges.

"Após o fim da sociedade, fui contratado como gerente da nova empresa estabelecida por José Bastos Borges. Recordo-me que, certa vez, José Bastos foi a Guarapari (ES) e me deu procuração para realizar transação bancária. Eu era muito jovem. Quando cheguei ao banco, o gerente ficou espantado com o documento, já que ele me dava poderes amplos. Sempre procurei honrar a confiança depositada em mim. José Bastos Borges foi um homem visionário, foi meu amigo e mestre. Devo muita obrigação a ele".

Em 2016, quando a empresa completou 70 anos, o Varejão entregou a Ismael uma placa de "agradecimento pela dedicação e exemplo".

Ao retornar ao Varejão, localizado no centro da cidade, Ismael diz: "sinto-me orgulhoso e feliz ao ver este querido supermercado superando todos os desafios e retornando aos grandes momentos de sua trajetória", finalizou.





Ismael Borges Alvarenga foi o primeiro funcionário com carteira assinada das Organizações Borges


A GLORIOSA TRAJETÓRIA DO SUPERMERCADO VAREJÃO

Ismael Borges Alvarenga



Tudo começou quando, em 1941, dois irmãos, José Bastos Borges e Orlando Bastos Borges compraram um fundo de negócio e uma firma situada à rua 24 de Fevereiro,s/n, em Bom Jesus do Itabapoana, pelo valor de oitenta e dois mil, duzentos e noventa e oito cruzeiros e oitenta centavos (Cr$82.298,80, e aí constituíram a empresa Borges & Irmãos.

Essa firma durou um bom tempo, até que Orlando resolveu tocar seu próprio negócio. José Bastos também iniciou nova etapa e, aos poucos, foi construindo um império.

Ele era visionário e, sentindo que o seu comércio estava afastado, não teve dúvidas em transferi-lo para o centro da cidade, transformando o armazém em supermercado.

Na época, foi um sucesso!

Mas a vida nos reserva muitas surpresas! José Bastos nos deixou muito jovem, com apena 56 anos de idade. Foi um grande susto! Pensamos: e agora?

Acontece que Dona Ester, uma grande mulher, com muita fé, garra e determinação, não teve grandes dificuldades para encontrar outro Zé para substituir seu marido.

Indicou seu filho, José Antônio para ocupar o lugar do pai.

José Antônio, ainda muito jovem, e não dotado de experiência necessária, contou muito com a ajuda de Luiz Carlos Reis, que já trabalhava na empresa.

É claro que toda essa situação não deve ter sido fácil para eles. Foi preciso arregaçar as mangas e, com muita garra e determinação, seguir em frente. Foi preciso unir forças!

Mais tarde, Paulo, seu irmão e sócio, passou a fazer parte desse empreendimento, como gerente, trabalhando no setor de compras.

Paulo, muito batalhador, foi de fundamental importância para o bom funcionamento da empresa. Às seis horas já estava na batalha, orientando os funcionários.

José Antônio logo pegou o ritmo do negócio e, como também um grande visionário, observando que o espaço físico do Varejão já estava pequeno, resolve comprar o prédio que era a antiga Casa Paroquial, para ampliar o supermercado.

Hoje, com muito orgulho, retorno ao Supermercado Varejão e observo, feliz, a grande movimentação de clientes em seu interior, assim como a mesma capacidade de luta e de superação dos desafios, por parte dos proprietários desse tradicional empreendimento. É bonito de se ver, ainda, a Panificadora Família Borges, que constitui não só um ponto de encontro dos bonjesuenses e visitante, mas uma referência para o nosso município.

Fui o primeiro funcionário de José Bastos Borges com carteira assinada e sinto-me como se ainda pertencesse a essa grandiosa sociedade, que é um patrimônio de nosso município.

Ao findar este meu pronunciamento, tomado pela emoção, parabenizo seus diretores, rogando a Deus que abençoe sempre a família Borges e seus funcionários!


Homenagem das Organizações Borges a Ismael Borges Alvarenga




Resultado de imagem para josé bastos borges onortefluminense
José Bastos Borges, a esposa Ester e os filhos




2 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Hoje não impedem outros mercados de se estabelecerem em Bom Jesus, dando- nos melhores condições de compras a preços muito inferiores.

    ResponderExcluir