sexta-feira, 16 de novembro de 2018

1ª Mostra de Cafés Especiais do Alto Noroeste: hoje, dia 16 de novembro, das 19h às 23h




Porciúncula sedia 1ª Mostra de Cafés Especiais do Alto Noroeste
Evento acontece dia 16, reúne os cafeicultores e mostra os cafés produzidos na região

Nesta sexta-feira, 16/11, o município de Porciúncula vai sediar a 1ª Mostra dos Cafés Especiais do Alto Noroeste. Um evento que vai reunir os cafeicultores e mostrar toda a variedade e a alta qualidade dos cafés produzidos na região. A mostra acontecerá na Praça Antônio Amado, das 19h às 23h, com apresentações musicais, exposição de artesanato, entre outras atrações.
Doze cafeicultores confirmaram a participação no cupping – degustação de café – que acontecerá no evento. Os cafés serão oferecidos ao público em garrafas sem identificação, para que as pessoas possam atribuir notas e escolher o seu favorito, sem saber previamente qual marca está provando. Os preferidos serão anunciados ao final do evento.
Além da degustação, a mostra terá barracas da agricultura familiar para venda dos cafés produzidos, além de outros alimentos feitos com este saboroso ingrediente, como bolos e doces.
O evento é organizado pela Prefeitura de Porciúncula, Sebrae Rio, Emater Rio e Coopercanol, com o objetivo de dar visibilidade ao bom momento da produção de cafés do Noroeste Fluminense, concentrada nos municípios de Porciúncula, Varre-Sai, Bom Jesus do Itabapoana. A região é a maior produtora de café do Estado do Rio, responsável por mais de 70% da produção estadual, com predominância da agricultura familiar.
O projeto de Fortalecimento da Cadeia Produtiva do Café no Noroeste, desenvolvido pelo Sebrae Rio em parceria com o Governo do Estado do Rio de Janeiro, a Coopercanol, prefeituras e outras instituições, visa ao aumento da qualidade dos grãos para inserir nossos cafeicultores no mercado de cafés especiais. E os resultados estão muito positivos.
Seis cafeicultores do Noroeste ficaram entre os 10 finalistas do Concurso Estadual de Cafés Especiais, promovido pelo Sebrae Rio, realizado em outubro. Os cafés Vargas e Rodolphi conquistaram o 2º e o 3º lugar, respectivamente, na classificação final.
E na semana passada, entre 07 e 09/11, os cafés Vargas, Iranita, Rodolphi, Sítio Vai e Volta, MN, Menin, Pelegrini e Pedra Elefantina foram expostos para degustação na Semana Internacional do Café, que aconteceu em Belo Horizonte. Todos eles participarão da 1ª Mostra dos Cafés Especiais do Alto Noroeste.




Nenhum comentário:

Postar um comentário