terça-feira, 26 de fevereiro de 2019

OLHARES FEMININOS NO CÁRCERE


Prezadxs, 

No dia 19 de março, terça-feira, 18h30, no Museu da República/RJ, a 57ª Jornada Republicana abordará a realidade de mulheres que dão a luz dentro de prisões brasileiras e as relações entre mães detentas e seus filhos e filhas fora da prisão.

Na mesa, estarão a médica Maria do Carmo Leal, que é doutora em Saúde Pública e, entre outros trabalhos, coordenou o estudo “Nascer nas Prisões”, que expõe o panorama da gestação e do nascimento nos cárceres brasileiros, e  Nana Moraes, fotógrafa, com um trabalho tocante sobre as relações de mulheres presas com seus filhos e filhas não encarcerados.

O convite segue anexo, mas já transcrevo partes dele abaixo.

Conhecendo outras pessoas ou grupos que possam gostar do projeto, agradeço que compartilhem.

Abraços,
Maria Helena



Com ciência e arte, a 57ª Jornada Republicana do Museu da República abordará a realidade de mulheres que dão a luz dentro de prisões brasileiras e as relações entre mães detentas e seus filhos e filhas fora da prisão.



DEBATEDORAS

Maria do Carmo Leal é médica, doutora em Saúde Pública, pesquisadora titular na Fiocruz e professora de pós-graduação em Epidemiologia e Saúde Pública. Coordenou número expressivo de pesquisas com ênfase na saúde da mulher e da criança e na avaliação de serviços de saúde. Em 2011, liderou o primeiro estudo nacional sobre parto e nascimento, intitulado “Nascer no Brasil”. No estudo “Nascer nas Prisões”, expõe o panorama da gestação e do nascimento nos cárceres brasileiros. 

Nana Moraes é fotografa, com trabalhos nas áreas editorial, cultural e publicitária. Coordena o Retrato Espaço Cultural. Produziu e participou de várias exposições, no Brasil e no exterior. Em 2007, iniciou a trilogia de livros “Des Amadas”, abordando a realidade de mulheres marginalizadas eestigmatizadas. Publicou "Andorinhas", em que retrata a vida de prostitutas de estrada. No trabalho “Ausência”, trata das relações de mulheres presas com seus filhos e filhas não encarcerados.


Dia 19 de março de 2019 (terça-feira).
18h30 a 20h30.
Local: Espaço Multimídia do Museu da República.


Entrada Franca.
É concedido certificado de participação no evento.

Organizadoras: Maria Helena Versiani e Alejandra Saladino.


Museu da República – Rua do Catete, 153
(próximo à Estação do Metrô Catete)
Rio de Janeiro – RJ – tel.: 21270339 / 988699607

Nenhum comentário:

Postar um comentário