terça-feira, 12 de fevereiro de 2019

Turismo de História de Joel Boechat mostrou que o turismo pode ser fonte de geração de renda em Bom Jesus do Itabapoana


Joel Boechat e dr. Joel Boechat Jr, residentes em Juazeiro do Norte (CE), e Marisa Moraes e Anselmo de Abrantes Fortuna, do Rio de Janeiro, nas ruínas da Fazenda das Areias (Pirapetinga de Bom Jesus), que foi construída por Henrique Boechat, tio-avô de Joel, na época escravocrata


Por uma semana, o poeta Joel Boechat, residente em Juazeiro do Norte (CE) e seu filho, o conceituado médico legista dr. Joel Boechat Jr, acompanhados da sobrinha do vate, Marisa Moraes, e do esposo desta, Anselmo de Abrantes Fortuna, estiveram em Bom Jesus do Itabapoana para um inédito Turismo Histórico.

Quando Joel sentiu esse chamado em seu coração, para visitar os locais onde viveram seus avós (Pirapetinga de Bom Jesus), pais  (cidade de Bom Jesus do Itabapoana), parentes ( Natividade, Bom Jesus do Querendo e Varre-Sai), e o cemitério onde estão sepultados os restos mortais de seu avô Júlio Augusto Boechat, em Apiacá (ES), nem imaginava que nosso município prepara um projeto de Turismo Histórico, Cultural e de Natureza, através do Secretário de Cultura, Turismo e Urbanismo, Bob Flávio.

Recebidos por bonjesuenses devotados à história e à cultura, os integrantes da comitiva tiveram dias de intensa atividade.

Nos dois últimos dias, visitaram diversos locais de interesse histórico e cultural, finalizando com êxito tudo o que fora planejado por eles.

Nos primeiros dias, após serem recepcionados no Hotel Itavale, pela Escola de Música JEMAJ, de Anísia Maria Pimentel, eles visitaram o ECLB (Espaço Cultural Luciano Bastos), a residência da Família Borges Bastos, o Castelinho, prédio onde morou Padre Mello, o Memorial Governadores Roberto e Badger Silveira, no Sítio Rio Preto, a Praça Três Irmãos e o Forno Indígena, em Calheiros, o Museu da Imagem, a Escola Municipal João Catarina e o Casarão de Pirapetinga de Bom Jesus. 

Nos últimos dias, visitaram as ruínas da Fazenda das Areias, em Pirapetinga de Bom Jesus, que foi uma das maiores produtoras de café da região. Ela foi construída pelo tio-avô de Joel Boechat, Henrique Boechat, irmão  de Julio Augusto Boechat e, posteriormente, pertenceu a Chichico das Areias, nome emblemático de nossa história.

Guiados por André Luiz de Oliveira, conheceram também um dos pontos de destaque de nosso município, que é a histórica Fazenda Matinha.

Ali, foram recebidos por Luciara Nunes, ex-secretária de Cultura e da Saúde, e por seu pai, Luciano Nunes, ex-vereador por vários mandatos, e de uma linhagem de políticos de excelência que remonta ao século XIX.

No trajeto, a comitiva conheceu o Espaço Show, em Mutum de Baixo, assim como familiares que residem em Mutum de Cima. Visitaram, ainda, o prédio do Teatro Cinema Conchita de Moraes, que será restabelecido pela Associação dos Amigos do Memorial Governadores Roberto e Badger Silveira, localizado na Usina Santa Maria.

Em Bom Jesus, conheceram as instalações da Escola de Música JEMAJ, dirigida por Anizia Maria Pimentel, a Igreja Pessoal do Senhor Bom Jesus Crucificado e o Hospital São Vicente de Paulo.

Em Varre-Sai, visitaram a Comunidade de Cruz da Ana, que foi assassinada no final do século XIX, e a Adega Bendia, onde provaram o famoso vinho de jabuticaba, invenção dos imigrantes italianos.

Conheceram, ainda, o Santuário de Nossa Senhora de Natividade, assim como Bom Jesus do Querendo e Natividade, onde visitaram parentes e amigos.

Um delicioso café foi oferecido aos visitantes por membros da família Borges, capitaneados por Maria Medeiros e Cristina. Na ocasião, esteve presente Antonio Soares Borges, conhecido como Embaixador de Bom Jesus, devido a suas ligações com Portugal, de onde vieram várias famílias para o nosso município.

Uma visita ao Sítio Bela Vista, uma partida de xadrez e um jantar no Restaurante Marrom Glacê, considerada uma das melhores do país, permitiu que a delegação conhecesse a autêntica culinária bonjesuense.

Foram momentos de intensa emoção para todos.

Bom Jesus se sentiu honrado e engrandecido por visitas tão ilustres. 

Por outro lado, ficou demonstrada a capacidade do bonjesuense em acolher os visitantes e proporcionar aos mesmos uma receptividade à altura de nossas tradições.

Canta a música:
Fica sempre, um pouco de perfume
nas mãos que oferecem rosas
nas mãos que sabem ser generosas

Rosas foram ofertadas e recebidas pelos ilustres visitantes e pelos bonjesuenses. Por isso, todos estamos impregnados de um perfume que não se acaba.





A comitiva em frente à Igreja Pessoal do Senhor Bom Jesus Crucificado e do Imaculado Coração de Maria






PONTE QUE LIGA BOM JESUS DO ITABAPOANA (RJ) A BOM JESUS DO NORTE (ES)





FAZENDA VELHA MATINHA, na Serrinha
Resultado de imagem para velha matinha onortefluminense
Fazenda Velha Matinha


Luciara Nunes recebeu a comitiva na Fazenda da Velha Matinha

Luciano Nunes também esteve presente na recepção aos visitantes



















Visitantes receberam a tradicional Cachaça Velha Matinha


RUÍNAS DA FAZENDA DAS AREIAS, em Pirapetinga de Bom Jesus











ESPAÇO SHOW, em Mutum de Baixo





TEATRO CINEMA CONCHITA DE MORAES, na Usina Santa Maria




ESCOLA DE MÚSICA JEMAJ 






HOSPITAL SÃO VICENTE DE PAULO


NATIVIDADE (RJ)



SANTUÁRIO DE NOSSA SENHORA DE NATIVIDADE (RJ)








COMUNIDADE DE CRUZ DA ANA, em Varre-Sai (RJ)





ADEGA DA FAMÍLIA BENDIA, em Varre-Sai (RJ): degustação do famoso Vinho de Jabuticaba





CAFÉ OFERECIDO PELA FAMÍLIA BORGES



Um delicioso café foi oferecido pela família Borges à família Boechat

SÍTIO BELA VISTA


Sítio Bela Vista

RESTAURANTE MARROM GLACÊ







HOTEL ITAVALE

O momento da despedida no Hotel Itavale

Um comentário:

  1. Olá pessoa amiga e do bem.

    “Turismo em Bom Jesus do Itabapoana, eu acredito!”

    Singelas palavras dedicadas ao Ilustre Poeta Boechat.

    A SIMPLICIDADE DE UM POETA
    Ser e ser sem nada temer...
    É fácil assim...
    Tudo tem início, meio e fim...
    Mas que não demore muito...
    Vamos desejar acontecer...
    Sem lero-lero chega-se lá...
    Talvez gritar, gritar, gritar...
    Não esmorecer e seguir...
    Sempre mais um piscar...
    Um dia de cada vez, metas...
    Um dia de vitória, objetivos...
    Agradecer aos anjos, sorrir...
    Do bem para o bem, missão...
    Ser feliz e amar, obrigação...
    Sem mais delongas...
    Muita paz no coração.

    Roger LX
    12fev2019

    ResponderExcluir