segunda-feira, 20 de abril de 2020

.    As feiras no sertão
          Nordestino..............



  Joel Boechat -Cantinho do
  Cordel..
  Aviso : cordel é comprido
  É  "as vez ! " muito chato
  Não taque o seu dedão
  No " curtir'
  Se não leu esse barato

Cordel  é  uma  brincadeira
Uma troça que  se faz com Pessoas e negócios; gente 
Humilde da roça ...
Sem maldade , afinal ...
A vida é um brinquedo
Ninguém leva isso a mal
                                             

Tem dias certos da semana
Para feiras do sertão ...
Pernambuco, Paraíba,Ceará 
Não têm diferença  naquela 
Região...
Maioria das coisa , tá tudim
Espaiado nu chão
Se num   fosse interessante
Eu num  iria contá não

Foi   que eu ví " cum meus ói"
Num foi  o  que  me disseru Não                                             
Rua só de banana espaiada 
Pelo chão

Im riba de pano e lona e as
Caixa de papelão ...
Separada por tipo e preços  Dependendo do tamanho
Dá em todas "estação" São
Tomé, cumpida , prata,  teja Madura ,  ou  di vez  .
Quem iscói , é  o freguês

Tenho  também  rapadura 
E mariola
Doces  de  jaca são   uma Gostosura
Apruveite us  preço freguês
Tá barato ! , vamo incher as
Sacola

Tem ruas só de barracas de
Fruta
Siriguela  , manga  ,  laranja
Pinha , limão , goiaba , cajá
Uva,   pitomba ,  a  Cajarana
E o mamão ...

Tem a  tar de fruta pão "ôxi"
Eita  coisa  ruim ,   da  gôta
" Vigi" essa  não gosto não

Tem a  barracas  das roupa
 E trcidos
Vendidos em pêso e retáio
Venha comprá meu amigo
Ta barato pra... "chuchu" ...

Roupas pra homi, senhora e Criança
Tem calcinha  " bunda rica "
Pras minina
Cuequinhas prus  mininos
Fitas bordados e plissado
Vestido de  todo tamanho
E bata para gestante...

Gestante  ? ...  É  u qui 
Mais   tem aqui  no sertão
Tem um  nus  bucho  , um
Encangado nus  quarto  e
Mais  dois ou três  pirráio 
Nu chão...

Tem uns até bem  bunitim
E , 'unzôutro" ,  mais  feios
Que resto de parição..

A rua dus  ferro véio ...
Eu acho  muito engraçado
Tem parafuso  sem porca
Tem  pregus inferrujado 
Cadeado véio  sem chave
Fechadura que não abre...

Cabos pra  foices e martelo
Fifó  , lampião   e lamparina
Portas pra  privada e latrina
Relógios antigos de parede
Cums  " vrido"  e mostrador Quebrado
Que ficarã batendo as hora
Se for logo "aconsertado"...

Nas  ruas dus  troca troca
Essa é  a mais divertida
Relógio  por  um pandeiro
Troco uma novilha Nelore
Por uma vaca parida

Calças  dus  homis  grande
Pelas dus homis   pequeno
Dentadura  por  um  par de Havaiana
E só passá"arco" se serví
Tua  boca fica bacana

Troco um belo fusca ano 56
Por um Chevrolet do ano 50
Mais uns  dois  ou três anos
Ele " guenta"

Ou  troco   por  uma  égua e
Si  entonce carro  "imperrá"
É só empurrá, que ele pega

Tem a garrafada  prus homi
Ficá machão
Que vendi-si  por baixo dus
Pano
Pôi ninguém podi  sabê não

Na feira,  sempre tem um
Camarada ' ispertim"
Aqui tem  um tar Joaquim
Vende a  pasta de limpeza
Uma m... , com certeza !
Chamada de pasta  Kim
Que pra vendê , ele canta
Assim..

Ó meu Senhor do Bonfim !
Graças a pasta Kim
Ja não me cansa a limpeza
Trago tudo uma beleza

Com Kimn, se lava a panela
Pratos, louças e janela
Lava pias e ladrilhos
É só " isfregá" que dá brilho

Limpe tudo, tudo enfim
Mas só use a pasta Kim!

Um comentário: