quinta-feira, 2 de abril de 2020

A MENSAGEM DE ROGERIO LOUREIRO XAVIER

Olá pessoa amiga e do bem.

Dia Mundial de Conscientização do Autismo.

“O preconceito ainda persiste.”

O Dia Mundial da Conscientização do Autismo, ou simplesmente Dia Mundial do Autismo, é comemorado em 2 de abril.

A data visa ajudar a conscientizar a população mundial sobre o Autismo, um transtorno que acomete pessoas de todas as classes sociais e etnias. Chama a atenção para a importância de conhecer e tratar o transtorno que atinge mais de 70 milhões de pessoas no mundo, sendo cerca de dois milhões no Brasil.

Abril Azul - mês de luta pelos que vivem com o transtorno. Neste mês, vários pontos turísticos do país são iluminados de azul, cor que simboliza o Autismo. Mesmo com o esforço pela causa, as barreiras enfrentadas por pacientes e familiares ainda são grandes. A maior delas, segundo especialistas, é o preconceito.

Origem do Dia Mundial do Autismo:
O Dia Mundial de Conscientização do Autismo foi criado pela Organização das Nações Unidas (ONU), em 18 de dezembro de 2007, com o intuito de alertar as sociedades e governantes sobre esta doença, ajudando a derrubar preconceitos e esclarecer a todos.

Dia do Autismo no Brasil:
No Brasil, o Dia Mundial do Autismo é celebrado com palestras e eventos públicos que acontecem por várias cidades brasileiras. O objetivo é o mesmo em todo o lugar, ajudar a conscientizar e informar as pessoas sobre o que é o Autismo e como lidar com a doença.
Nesta data, vários pontos turísticos do país são iluminados de azul, cor que simboliza o Autismo.

O que é o Autismo?
O Autismo pertence a um grupo de doenças do desenvolvimento cerebral, conhecido por “Transtornos de Espectro Autista” – TEA.

Os sintomas do autismo são: fobias, agressividade, dificuldades de aprendizagem, dificuldades de relacionamento, por exemplo. No entanto, vale ressaltar que o autismo é único para cada pessoa. Existem vários níveis diferentes de autismo, até mesmo pessoas que apresentam o transtorno, mas sem nenhum tipo de atraso mental.

“Os Autistas veem o mundo de uma maneira diferente.”

“Se ouvir gritos, choros, e barulhos altos – respeite – pois estou no meu momento de crise.”

Aceitar é uma escolha sua!
Respeitar é uma escolha de todos!

Roger LX
(Fonte internet)




Nenhum comentário:

Postar um comentário