quinta-feira, 23 de abril de 2020

.      Lembranças  queridas
       O trem, os trilhos e os
       Desvios
...........................................



 Joel Boechat-Cantinho de
 Cordel de recordações
 Enfim, Bom Jesus !
   

Os  trilhos da estrada de Ferro
De  Nossas Vidas
Têm os seus desvios...
O  Maquinista e Foguista
Que nos conduzem ao Destino

Conhecem os caminhos e
Talvez,  um  dia,  peguem
O desvio errado ...
Já estão tão  esgotados

Vagão  de leitos  Pulman
Conforto; o colchão bem
Macio, um bom cobertor

Nos vagões de  segunda
Classe
São  bancos  de  madeira
Dependendo da duração
Da Viagem ...
Por vezes, dias  e noites
Inteiras

Desconforto; nas costas
E nos ombros, agoniante
Dor
Provocado pelo assento
E  encostos de pau ferro
Que  é  reversível,  mas
Também,  pelo preço da
Passagem...
É a de menor valor...

Aí , meu caro amigo,  é o
Bolso que não sente dor

De dia os bairros, depois
As matas ... um rio , uma
Ponte, uma palhoça , uma
Pequena cascata
De noite, a escuridão  ...

Na  parada  seguinte,  o
Funcionário  da  estação
Iluminando seu caminho
Segurando um candeeiro
Lampeão  pavio, na mão

No  trem da vida, as suas
Estações são contadas
Pelos anos
Na viagem bem escolhida
Contamos nossos planos
Melhor fase da Vida.

Hoje, somente lembrança
Querida
Minha  mãe  e uma  irmã
Foram   à  Gare , estação
Barão de Mauá
Para a  minha  despedida
Oh !.... A primeira viagem
De trem
A Felicidade que vive do
Pouco que se tem

Paradas com nomes até
Bem engraçados ...
Morro  do  Coco , Macaé
Murundu,  Conceição do
Macabu

Numa parada para lanche
As correrias em disparada
Porcos, cabritos, galos  e
Acreditem,  até u'a Gralha

Aguardavam, dos  restos,
Sanduíches, as  migalhas
Jogadas  pelo  passageiro
Muitos , não comiam seus
Lanches por  inteiro

Nas  paradas , o  nome das
Estações em placas...
Em algumas reclames em
Pequenos cartazes

Minha Felicidade!
Primeiro trem  que viajei  Chegava a terra onde eu
Nasci
Sangue dos Tapuias, dos
Parecis, Aimorés e Feliz
Campos dos Goytacazes

Bate Forte na estação um
Sino
Anunciando  o novo longo
Destino
Animais satisfeitos correm
Numa desenfreada carreira
Após  terem feito a " feira" .

Fim do percurso do grande
Trem
Seria  feita a baldeação  na
Próxima Estação
A pé,  atravessamos com
A ponte com os pertences
E malas, das outras coisas
Um tanto
Deixamos a Divisa do Estado
Do Rio com Espírito Santo

O trem  pequeno   chega à
Terra de  Antônio Caetano,
Boa Vista, hoje,  Apiacá
Em uma linda ensolarada
Manhã.

Berço  tão amigo  onde
Meus  pais tiveram  teto
Onde  nasceram minhas
Irmãs.

Eu nunca havia andado  a
Cavalo ,  tinha  um  medo
Danado ...
Na garupa de um primo
Para mim,  a novidade
Ia  para  Fazenda  do tio
Avô,  lá no Mutum...

Cansado para chuchu, o
Primo mostrou o desvio
Que seguia para o Distrito
De Liberdade,  hoje se
Chama Carabuçu

Depois de conhecer  a vida
Da roça tive vergonha de
Lhes pedir....
Para conhecer Bom Jesus

O mais lindo desvio que
Os  trilhos  dos  trens  da
Vida...   podem conduzir
Alguém

Cidade encanto  em flor
Meninas  passeando  ao
Anoitecer na praça
Cheias de charme e graça

Foi ali
Muitos  canteiros ...
Cheirinho de amor no ar
Onde dei meu primeiro
Suspiro de amor
Onde comecei a amar

Lembranças que vão ao
Além
Terra querida de meus
Ancestrais
Lembranças que não
Morrem jamais

Pequena Cidade-Luz
Sacrossantas  Bênçãos
Do Nosso Senhor Bom
Jesus
Para todo o sempre
abençoada... Amém!

Nenhum comentário:

Postar um comentário