domingo, 19 de abril de 2020

Carta de despedida do conde d'Eu aos brasileiros, a bordo do cruzador “Parnaíba”, no ancoradouro de Ilha Grande. Ilha Grande, 17 de novembro de 1889.


Arquivo Nacional. Fundo Família Vieira Tosta. BR_RJANRIO_RI_CX2_PT2/1

✍️Transcrição:

"Conde d'Eu

Carta de despedida do Príncipe escrita do Parnaíba a 17 de novembro de 1889.

Aos brasileiros,

A todos os meus amigos que nestas terras me favoreceram com sua sincera e por mim tão apreciada afeição, aos companheiros que há longos anos já partilharam comigo as agruras da vida de campanha, prestando-me inestimável auxílio em prol da honra e segurança da Pátria Brasileira, a todos que na vida militar e civil, até a pouco se dignaram comigo colaborar, a todos aqueles a quem em quase todas as províncias do Brasil devo finezas sem número e generosa hospitalidade e a todos os Brasileiros em geral um saudosíssimo adeus e a minha mui cordeal gratidão.

Não guardo rancor de ninguém e não me acusa a consciência de ter cientemente a ninguém feito mal.

Sempre procurei servir lealmente ao Brasil na medida de minhas forças. Desculpo as acusações menos justas e juízos infundados de que por vezes fui alvo.

A todos ofereço minha boa vontade, em qualquer ponto, a que o destino me leve. Com a mais profunda saudade e intenso pesar afasto-me deste país, ao qual devi no lar doméstico ou nos trabalhos públicos, tantos dias felizes e momentos de imorredoura lembrança. Nestes sentimentos acompanham-me minha muito amada Esposa e nossos tenros filhinhos que debulhados em lágrimas conosco empreendem hoje a viagem de exílio. Praza a Deus que, mesmo de longe, ainda me seja dado ser em alguma coisa útil aos Brasileiros e ao Brasil.

Bordo da canhoneira [cruzador] “Parnaíba”, no ancoradouro da ilha Grande em 17 de novembro de 1889

Assista a leitura dramatizada da carta no canal do Arquivo Nacional no YouTube: https://bit.ly/2KgL4uS

#arquivosabertos #CondedEu #BrasilImperio #carta


Gastão de Orleans"


Enviado por Antônio Soares

3 comentários: