quinta-feira, 23 de abril de 2020

O Dia de São Jorge celebra-se hoje 23 de Abril...



in diversas fontes da net.

Não existem muitos dados históricos sobre a vida deste popular santo da Igreja. Apesar da sua história se basear em documentos lendários e apócrifos, aponta-se o ano de 275 para o seu nascimento e o ano de 303 para a sua morte (a 23 de Abril).

As lendas descrevem que este cavaleiro da Capadócia (actual Turquia) salvou uma mulher de um dragão, o que levou ao baptismo de milhares de pessoas. Defendendo a sua fé até à morte, foi torturado e decapitado por ordem do Imperador Diocleciano, que mandou prender todos os soldados romanos cristãos e prestar tributo aos deuses romanos.

São Jorge é celebrado em especial em países como o Reino Unido, a Bulgária, a Geórgia, a Lituânia, o Canadá, na Catalunha, em Génova, e no Rio de Janeiro.

São Jorge é um orago menor de Portugal. D. Nuno Álvares Pereira considerava São Jorge o responsável pela vitória portuguesa na batalha de Aljubarrota, encontrando-se a Capela de São Jorge em Leiria e o Castelo de São Jorge em Lisboa em seu nome. Julga-se que foram os cruzados ingleses que auxiliariam D. Afonso Henriques a conquistar Lisboa em 1147, que trouxeram a devoção a São Jorge para Portugal.

Além de Santo protector e patrono de Inglaterra, São Jorge é o patrono mundial do escutismo, celebrando-se também o Dia Mundial do Escutismo a 23 de Abril.

Leonor Especial

*Escutismo em 🇵🇹, Escoteirismo no 🇧🇷

Enviado por Antônio Soares Borges

Nenhum comentário:

Postar um comentário