terça-feira, 28 de abril de 2020

28 DE ABRIL – DIA MUNDIAL DA EDUCAÇÃO, por ROGÉRIO LOUREIRO XAVIER

Olá pessoa amiga e do bem.

28 DE ABRIL – DIA MUNDIAL DA EDUCAÇÃO

No dia 28 de abril comemora-se o Dia Mundial da Educação, um marco para ser fonte de reflexão sobre o tema. É um dia simbólico para comemorarmos, lembrarmos e lutarmos cada vez mais por uma educação melhor, de qualidade.

O Dia Mundial da Educação incentiva a construção de valores essenciais para uma sociedade justa e saudável, por meio da educação e participação familiar.

O acesso à educação de qualidade é um dos direitos básicos de todo ser humano. O aprendizado, a possibilidade de estimular habilidades socioemocionais e o desenvolvimento da compreensão técnica, da linguagem e do raciocínio são fatores muito importantes para o indivíduo e para a sociedade.
Muitas pessoas associam a palavra "educação" com o ambiente escolar, o que não deixa de ser correto, porém não deve ser apenas a escola o único instrumento importante de educação de uma criança ou jovem. A família é a base da formação educacional de uma pessoa, os pais ou responsáveis devem estar atentos e participar da formação dos valores sociais, éticos e morais do indivíduo. O dever do Estado é garantir condições para a formação educacional de todos os cidadãos, com qualidade e gratuitamente.

O Brasil ainda enfrenta graves problemas com a qualidade do ensino e educação, no entanto o número de analfabetos caiu bastante nos últimos dez anos, segundo dados do Ministério de Educação e Cultura - MEC.

“Na verdade, todos os dias devem ser da Educação, pois a maior parte do conhecimento humano se dá por meio deste processo.”

FRASES SOBRE EDUCAÇÃO:
- A educação do homem começa no momento do seu nascimento; antes de falar, antes de entender, já se instrui. Rousseau
- A educação tem raízes amargas, mas os seus frutos são doces. Aristóteles
- O homem não é nada além daquilo que a educação faz dele. Immanuel Kant.
- Se você acha que educação é cara, experimente a ignorância. Derek Bok

“Parabéns aos professores, gestores, alunos, comunidades e a todos os que lutam para garantir à sociedade o acesso à escola e uma Educação de qualidade.”

Roger LX
Fonte internet



Nenhum comentário:

Postar um comentário