segunda-feira, 25 de março de 2019

A origem do Memorial Governadores Roberto e Badger Silveira






No dia 22 de fevereiro de 2016, começaram as obras de construção do Memorial Governadores Roberto e Badger Silveira, no Sítio Rio Preto, onde nasceram os ex-mandatários e seus irmãos Zequinha, Dinah e Maria da Penha.

Segundo texto, da época, do jornal O Norte Fluminense, "o apoio à construção do prédio está se fortalecendo, a cada dia. Além dos recursos encaminhados por três colaboradores, outras duas pessoas, que preferiram o anonimato, estão promovendo o pagamento dos serviços da mão de obra por cerca de dois meses". 











Projeto do Memorial Governadores Roberto e Badger Silveira foi idealizado, gentilmente, pelo engenheiro Paulo Sérgio do Canto Cyrillo, atual Secretário de Obras



N dia 16 de março de 2015, o engenheiro Paulo Sérgio do Canto Cyrillo visitou o Sítio Rio Preto e se prontificou a elaborar, gentilmente, o projeto do prédio e o acompanhamento das obras, sem cobrar qualquer valor. "Quero dar minha contribuição para a preservação da memória dos governadores Roberto e Badger Silveira", assinalou, na época, Paulo Sérgio, que é o atual Secretário de Obras da Prefeitura Municipal.

O projeto prevê uma edificação em dois pavimentos. "No térreo, pretendo estabelecer um salão onde ficará exposto o acervo permanente do Memorial, além de uma sala para venda de produtos relativos ao Memorial e, também, de produtos da região. Na parte de cima, devo estimar um auditório para palestras, exibição de filmes e outras apresentações culturais", assinalou Paulo Sérgio, na ocasião.  


Paulo Sérgio e Georgina Oliveira  Santos, presidente da Associação dos Amigos do Memorial Governadores Roberto e Badger Silveira


Paulo Sérgio vistoriou a área ao lado de Eraldo Saluto de Rezende, Georgina de Oliveira Santos e André Luiz de Oliveira


A área para a construção do Memorial, com dimensões de 10 x 20 m2, foi doada  por Cíntia Oliveira Santos Nunes, filha caçula de Manoel dos Santos Araújo, o Neneco, o amigo de infância de Roberto, Badger e Zequinha Silveira. O marido de Cíntia, Alessandro Nunes, também deu sua autorização, assim como Georgina de Oliveira Santos, viúva de Neneco.

O  dia 7 de junho de 2014 é data histórica em que se deliberou pela fundação da Associação dos Amigos do Memorial Governadores Roberto e Badger Silveira. A reunião ocorreu no antigo Sítio Rio Preto. Participaram da reunião Gino Martins Borges Bastos, Edesio Machado de Souza, André Luiz de Oliveira, Edimo Saluto Rezende, Alessandro Santos Nunes, Cintia Oliveira Nunes, José Alves Moreira, Eraldo Saluto de Rezende, Gizelia Ferreira Ribeiro Tenório e Georgina de Oliveira Santos"
No dia 10 de agosto de 2014, foi lançada, no Sítio Rio Preto, a Pedra Fundamental do Memorial Governadores Roberto e Badger Silveira, com a presença dos filhos de Badger Silveira: Ana Maria, Maria Cristina e Badger Filho, além de Wilma Martins Teixeira Coutinho, que atuou nos governos de Roberto e Badger Silveira, e Liara Willian, que trabalhou com Badger Silveira

No dia 7 de agosto de 2016, ocorreu a histórica inauguração do Memorial Governadores Roberto e Badger Silveira, que foi construído sem qualquer recurso público ( Foto de Lilia Willian)

Memorial Governadores Roberto e Badger Silveira é uma das preciosidades de Bom Jesus do Itabapoana




Um comentário:

  1. Como ficou lindo o Memorial Roberto e Badger Silveira . O Marco Historico da cidade de Bom Jesus.

    ResponderExcluir