sexta-feira, 4 de outubro de 2019

Inauguração da Biblioteca, Exposição e Oficinas abrem o Festival de Cultura e História de Calheiros e o Circuito Cultural Arte Entre Povos




O dia 4 de outubro de 2019 está inserido na história de Calheiros e de Bom Jesus do Itabapoana.

Hoje, foi inaugurada,  pela Associação dos Amigos do Memorial Governadores Roberto e Badger Silveira, representada por Eraldo Salutto de Rezende, a Biblioteca Jorge Loretti, com acervo doado pela viúva Cleia Loretti. Foi inaugurado, ainda, o Clube de Xadrez de Calheiros, que funcionará no espaço da Biblioteca, cedido pelo Calheiros Futebol Clube.

Jorge Loretti foi Secretário nos governos de Roberto e Badger Silveira, o que demonstra que a inauguração da biblioteca, na região onde nasceram os mandatários, foi iniciativa das mais pertinentes.

Estiveram presentes na solenidade de inauguração, o Secretário de Cultura, Turismo e Urbanismo José Geraldo de Oliveira Morais, o  presidente da Associação de Moradores, Eraldo Salutto de Rezende, Gino Martins Borges Bastos, a diretora da Escola Municipalizada Cel. Luiz Vieira de Rezende, Ingrid Tavares Lemos Alves, André Luiz de Oliveira, conselheiro fiscal da Associação dos Amigos do Memorial, o artista plástico Eleandro Gomes, a artesã Livene Faria e o pastor João Cançado.

As palavras foram de regozijo pelo momento histórico, sendo observado que Calheiros, em breve, aumentará substancialmente o seu nível de desenvolvimento cultural.

Após a inauguração da biblioteca e do Clube de Xadrez, teve início uma rica Exposição levada a efeito pelos alunos no tradicional educandário, que confeccionaram um grande livro que relata as grandes histórias de Calheiros. Além disso, confeccionaram maquetes de locais expressivos do distrito. Desenhos de personagens históricos, pautados dentro da aprendizagem do inglês, foram outra grande novidade. Exposição de fotos e de artesanato brilharam na tenda produzida pela escola, numa demonstração de pujança da Escola Municipalizada Cel Luiz Vieira de Rezende.

No período da tarde, ocorreram concorridas oficinas com Eleandro Gama e Livene Faria.

A rica programação continua nesta noite, prosseguindo até o domingo.

Viva o 2o. Festival de Cultura e História de Calheiros e a 10a. edição do Circuito Cultural Arte Entre Povos!







































Luciene Ribeiro Tavares (professora), Ingrid Tavares Lemos Alves (diretora) e Gerlane do Canto Gomes Vargas (secretária)


Roberta Alves (professora)




Francislane Aparecida Rezende Sgro do Canto (coordenadora de turno) e Ernestina Aparecida Degli Sposti Ramos (apoio)























3 comentários: