quinta-feira, 2 de março de 2017

CARNAVAL CULTURAL DE RAUL TRAVASSOS APONTA PARA NOVOS HORIZONTES PARA BOM JESUS DO ITABAPOANA


                                                                                  Foto: Maria Beatriz
Troféu Pandeiro premiou os blocos participantes

O Carnaval Cultural ocorrido em Bom Jesus do Itabapoana e idealizado por Raul Travassos, secretário de Indústria, Comércio, Turismo e Cultura - festejado cenógrafo de mais de cinquenta novelas da TV Globo - não desapontou todos os que acompanham sua trajetória de realizações.

Em plena crise, e com a prefeitura municipal sem recursos para investir no festejo, Travassos assumiu, com sua inconteste liderança, o grande desafio da novidade de resgatar os valores de antanho.

E pode-se dizer que o objetivo foi plenamente alcançado, promovendo, junto com o resgate da cultura, a economia da cidade, lançando luzes para o futuro de nosso município.


                                                                                                   Fotos: André Luiz de Oliveira


Saiu das palavras de um dos entrevistados pelos cineastas Phillip Johnston e Rocio Salazar - que realizaram filmagens para a realização de um documentário -  que "o carnaval em Bom Jesus acabou, porque os blocos e escolas passaram a ficar dependentes do apoio financeiro da prefeitura".

Em conjugação com esta constatação, Travassos estabeleceu barracas na praça, sob o comando dos blocos, que arrecadaram recursos para cobrir seus próprios gastos. 

Com este proceder, abre-se, na prática, um horizonte para que as entidades carnavalescas, de ora em diante, realizem ao longo do ano atividades visando a arrecadação de recursos visando o carnaval do ano seguinte, minimizando a dependência do poder público. 

Nesta linha, segundo informações, o Bloco Unidos do Castelo Branco irá realizar, no próximo sábado, na quadra do bairro, uma apresentação, ocasião em que se aproveitará a oportunidade para se formar um "caixa".

A "Exposição do Passado", estabelecida no histórico Edifício Seródio, erigido em 1934, na Praça Governador Portela, teve a carnavalesca Tanquinha Freitas como homenageada de destaque, e relembrou grandes momentos e personagens de nossa história momesca.









O fato é que o desfile do Bloco Independente do Monte Calvário, do Bloco Unidos do Castelo Branco, do GRES Sebastião Pimentel Marques e do Bloco do Bairro Bela Vista, assim como dos tradicionais Bonecos do Tupy, superaram todos os obstáculos e levaram entusiasmo e confraternização à Praça Governador Portela. 

No último dia de carnaval, alunos da Escola Municipal Otília Vieira Campos encantaram o público com uma apresentação de frevo.

Ficam, assim, plantadas as novas sementes para o carnaval do amanhã.



















De outra banda, o anteriormente mencionado documentário, comandado pelos cineastas Phillip Johnston e Rocio Salazar - que será exibido no dia 5 de agosto, no Espaço Cultural Luciano Bastos - constituirá em precioso instrumental que permitirá às comunidades bonjesuenses olharem para si e fortalecerem sua auto-estima e autonomia. 


Raul Travassos foi entrevistado para o documentário de Phillip Johnston e Rocio Salazar

Tanto o documentário, assim como o desfile dos Bonecos do Tupy constituem, por sua vez, uma contribuição do movimento cultural Arte Entre Povos - que em nosso município tem André Luiz de Oliveira como diretor - à iniciativa do genial Raul Travassos para o resgate de nossa cultura e história.















Um comentário:

  1. Muito me alegra ver acultura carnavalesca ser posta em prática.
    Até 2018.
    PARABÉNS BOM JESUS.
    https://www.palcomp3.com/ademirfdesouza/e-lindo-o-rio-de-janeiro-sorrindo-cantando-isrc-br-d7d-09-00015-ademir-de-souza/

    ResponderExcluir