segunda-feira, 6 de março de 2017

ELCIO XAVIER doa ao ECLB originais de A Voz do Povo, de 1930, considerados extintos




Originais da primeira fase de A Voz do Povo eram considerados extintos





Elcio Xavier, considerado o maior poeta bonjesuense de todos os tempos e um dos grandes do país, atualmente residente no Rio de Janeiro, doou novas relíquias ao ECLB (Espaço Cultural Luciano Bastos).

Trata-se dos originais dos exemplares da primeira fase do jornal A Voz do Povo, fundado por Osório Carneiro, juntamente com José Tarouquela de Almeida, em 6 de setembro de 1930. 


Osório Carneiro era, na época, figura das mais expressivas da sociedade bonjesuense. No dia 16 de outubro de 1930, foi nomeado "autoridade de fato" pelas Forças Expedicionárias Revoltosas da Revolução de 1930, investido "dos mais amplos poderes, prestando-lhe as forças revoltosas inteiro apoio e auxílio material em qualquer emergência".

Após curta duração, Osório Carneiro restabelece A Voz do Povo no dia 5 de agosto de 1933, que se mantém em atividade até os dias de hoje.








Outras obras raras foram também doadas ao ECLB por Elcio Xavier, que já tinha cedido, anteriormente, sua rica biblioteca, assim como fotos raras de nosso município. Veja a matéria em:
http://espacoculturallucianobastos.blogspot.com.br/

O nosso jornal está promovendo, por outro lado, o 1º CONCURSO DE POESIA "ELCIO XAVIER E O VÉU DA MANHÃ", cujas informações podem ser obtidas em:
http://onortefluminense.blogspot.com.br/2017/02/participe-do-concurso-de-poesia-elcio.html


Elcio Xavier: o maior poeta bonjesuense de todos os tempos e um dos grandes do país









Nenhum comentário:

Postar um comentário