segunda-feira, 6 de março de 2017

Paulo Moreira: o herói da 2a. Guerra que morreu em combate (I)



PAULO MOREIRA, O HERÓI DA 2ª GUERRA MUNDIAL QUE MORREU EM COMBATE


José Francisco Melo Laurindo




Paulo Moreira

Nota de O Norte Fluminense: Quando os navios da 2ª Guerra Mundial retornavam ao Brasil, oriundos da Itália, os parentes se aproximavam para saber notícias dos pracinhas. Os nomes dos soldados que chegavam eram fixados em listas sob o encargo dos comandantes das respectivas repartições. As informações, contudo, eram muito lentas, segundo relato de Carlos Augusto, conhecido como Guto, filho do herói de Guerra João Avelino. Segundo ele, "mamãe, que ainda não havia casado com meu pai, e outros parentes, foram ao Rio de Janeiro esperar por meu pai. Eles diziam que tudo era feito de modo manual.Cada comandante de um grupo de pracinhas trazia consigo uma lista dos soldados que estavam sob seu comando. Era, então, lido os nomes dos que chegavam no navio e, por esta razão, havia a certeza que retornaram vivos. Duas irmãs de Paulo Moreira também foram ao Rio de Janeiro esperar por ele, mas quando elas ficaram sabendo que o  nome do irmão não estava na lista, entraram em desespero"

Este dramático depoimento, com o qual iniciamos a série sobre a vida de nosso herói é prosseguido pelo rico texto de autoria de José Francisco Melo Laurindo, com importantíssima contribuição do Sr. Cláudio Moreira Pillar, sobrinho do Expedicionário Paulo Moreira. Resgata-se assim, de forma necessária, através das páginas de O Norte Fluminense, a trajetória de vida do maior herói bonjesuense.

O Expedicionário Paulo Moreira nasceu em 23 de dezembro de 1918 no município de Bom Jesus do Itabapoana - RJ. Era filho do Sr. Joaquim Lopes Moreira e Dona Alice Mello Moreira. Ao todo, Paulo Moreira tinha sete irmãos, quatro do primeiro matrimônio de seu pai :José, Floriano, Sebastião e Maria Laudicéia (Zizi) e três do segundo matrimônio: Joaquim, Alice, Aylton e Paulo que era o caçula.                                             



Foto de Paulo, o mais novo e seus irmãos, em ordem cronológica: Alice, Joaquim, Aylton,  Célia e Paulo
Joaquim Lopes Moreira, pai de Paulo Moreira


Alice Melo Moreira, mãe de Paulo Moreira






O Sr.Joaquim Lopes Moreira era farmacêutico e possuía uma farmácia em um dos pavimentos térreos da casa onde a família morava. 
Paulo Moreira residia na esquina entre a Rua Expedicionário Paulo Moreira e a Rua Buarque de Nazareth


(continua)

Nenhum comentário:

Postar um comentário