quinta-feira, 16 de março de 2017

José Tarouquela e Helton Almeida: Uma história da imprensa bonjesuense de pai para filho (final)



José Tarouquela de Almeida



A Tipografia Almeida imprimiu o jornal A Voz do Povo por mais de um decêndio, em uma parceria de Osório Carneiro com José Taroquela de Almeida, proprietário da Tipografia.



José Tarouquela anunciou o trabalho da Tipografia Almeida em página do primeiro  exemplar de A Voz do Povo, de 06 de setembro de 1930 (acervo do Museu da Imprensa do ECLB)

Em 1946, Esio Bastos, com o apoio de Jorge Pereira Pinto, comprou a casa e a gráfica, fundando O Norte Fluminense.

José Tarouquela mudou-se, então,  para Niterói, onde estabeleceu outra gráfica, na rua Barão do Amazonas. Como o negócio não prosperou, a gráfica foi vendida e os irmãos Helton, Hélvio e Dalton retornaram a Bom Jesus estabelecendo a tipografia Irmãos Almeida. 

Em 1973, ocorreu uma grande festa comemorativa das Bodas de Ouro do casal José Tarouquela e Maria Carlota de Oliveira Almeida.


Descendentes de José Taroquela de Almeida e Maria Carlota de Oliveira Almeida marcaram presença por ocasião das Bodas de Ouro do casal


Posteriormente, a firma passou a se intitular Almeida Artes Gráficas, que publicou a rica obra "RESGATANDO O PASSADO", cujas páginas relativas às Famílias Tradicionais têm sido publicadas em nosso jornal por autorização de Helton Almeida e João Baptista Ferreira Borges, o Joãozinho Borges, autores da mesma. 



Obra histórica de autoria de Helton Almeida e Joãozinho Borges

Joãozinho Borges, "seu" Heltinho e dr. Gino: consentimento para a publicação das páginas sobre as "Famílias Tradicionais" em O Norte Fluminense, em 18 de setembro de 2013

Helton Almeida passou, depois, a direção da empresa para seu filho Guilherme Almeida. Com o falecimento deste, a firma acabou sendo extinta.


Helton Almeida e seu pai, José Tarouquela, que faleceu em 29/09/1980 com 84 anos, deixaram, portanto, importante legado em nossa sociedade, especialmente na imprensa bonjesuense.


Helton Almeida e sua esposa Gláucia: um legado de realizações em Bom Jesus do Itabapoana, especialmente na imprensa bonjesuense 













Nenhum comentário:

Postar um comentário