terça-feira, 28 de março de 2017

Dia 28 de março: aniversário de Pedro Gonçalves da Silva, o 1º prefeito de Bom Jesus do Itabapoana





Pedro Gonçalves da Silva Jr., o primeiro prefeito de Bom Jesus do Itabapoana, nasceu em Campos dos Goytacazes no dia 27/03/1860 e faleceu em nossa cidade no dia 08/09/1932.

Conhecido como Coronel Pedroca, foi o primeiro prefeito de nosso município por ocasião de nossa primeira emancipação, ocorrida no dia 25/12/1890.

Segundo o livro ROBERTO SILVEIRA, A PEDRA E O FOGO, de José Sérgio Rocha, Boanerges Borges da Silveira, o pai dos governadores Roberto e Badger Silveira, aprendeu com ele as artimanhas da política interior. 


Badger Silveira, pai dos governadores Roberto e Badger, aprendeu as manhas da política interiorana com Pedro Gonçalves da Silva Jr.


Essa aprendizagem foi transmitida por Boanerges  aos filhos, incluindo Zequinha, um político destacado no Paraná, exercendo os cargos de deputado federal, estadual e primeiro prefeito de Nova Esperança. 

Segundo o livro, Boanerges, quando vivia em Calheiros, possuía uma casa a dois passos da Farmácia Normal, de propriedade do Coronel Pedroca, com quem sempre mantinha contato.

Boanerges Borges da Silveira tinha residência em Bom Jesus, ao lado da Farmácia Normal, de propriedade de Pedro Gonçalves da Silva Jr., o Cel. Pedroca


De acordo com Maria Apparecida Viestel, neta de Pedro Gonçalves da Silva Jr., "foi o médico Leônidas Peixoto de Abreu Lima, que morava em Bom Jesus, quem convidou meu avô, que residia em Campos dos Goytacazes (RJ), para fixar-se em nosso município, uma vez que havia amizade entre ambas as famílias. Meu avô era muito jovem, na época, contando com apenas 20 anos de idade, mas se formara na Faculdade de Farmácia em Campos. Por aqui, Manoel Camargo possuía uma farmácia chamada Normal, que desejava vender. Meu bisavô, Pedro Gonçalves da Silva, que era vereador naquela cidade fluminense, emprestou dinheiro para que seu filho adquirisse o empreendimento. Pouco depois, ocorreu seu falecimento. Dessa forma, meu avô mudou-se para  Bom Jesus, em 1880, juntamente com a mãe, Maria da Costa e Silva e a irmã, viúva, Maria Cecília Lopes da Costa, que foi genitora do General Fernando Lopes da Costa, que dá nome ao Estádio do Olympico FC".



Maria Apparecida Dutra Viestel: ícone da história de Bom Jesus

Prossegue Maria Apparecida: "Na mudança, meu avô trouxe muitos livros para nosso município.
Ocorre que, posteriormente, o dr. Abreu Lima se elegeu deputado estadual e teve de mudar-se de Bom Jesus. Graças à amizade do dr. Abreu Lima com Francisco Portela, que tornou-se governador do estado do Rio de Janeiro após a implantação da República, Bom Jesus emancipou-se em 25/12/1890, sendo meu avô nomeado prefeito (presidente da Intendência) também por influência do dr. Abreu Lima.

Após o fim de nossa emancipação, em 08/05/1892, Cel. Pedroca, que não tinha contato com o novo governador, Tomás Porciúncula, preferiu limitar-se a manter sua liderança local. Trouxe para Bom Jesus, em 1906, Sylvio Fontoura, de Campos, para fundar o 1º jornal de nosso município intitulado ITABAPOANA, que era o nome de nossa circunscrição na época da 1ª autonomia.  O nome do jornal apontava também para a luta de meu avô pela nova emancipação, que não pôde assistir, uma vez que faleceu cerca de seis anos antes. 


Cel. Pedroca apoiou ainda a instalação do Centro Operário, dirigido por Sylvio Fontoura, onde foram estabelecidos uma biblioteca e um grupo de teatro. Ele sempre pensava em suprir a necessidade da população em ter cultura e divertimento. 


Recordo-me, aliás, de Sylvio Fontoura em uma palestra memorável no Colégio Rio Branco, por ocasião de uma reunião do Grêmio Literário, a convite de Dona Carmita, a famosa diretora do estabelecimento. As reuniões promovidas pelo Grêmio costumavam ser bastante culturais, incluindo declamação de poesias. Lembro-me que Sylvio Fontoura elogiou os alunos pela apresentação.

Meu avô trouxe para nosso município, também, o primeiro cinema de Bom Jesus, o CINE BOM JESUS, localizado, na época, entre as ruas 15 de Novembro de Expedicionário Paulo Moreira. Juntamente com o cinema, trouxe uma pianola, que tocava músicas automaticamente quando se passavam os filmes mudos. Meu avô trouxe, ainda, uma professora de piano, que deu lições para suas filhas e para outras pessoas interessadas.

Foi graças à atuação de meu avô que o Grupo Escolar Pereira Passos se instalou onde atualmente está localizado o Big Hotel. Por outro lado, sua filha, Maria Gonçalves da Silva, estabeleceu uma escola localizada na atual rua Gonçalves da Silva.


Meu avô atuava, também, como um médico, na ausência de um. Por este motivo, fez muitas amizades e havia a gratidão por muitas famílias. Ele assinava revistas de medicina e estava sempre atualizado nos assuntos da área.

A Farmácia Normal era um local de encontro de intelectuais, frequentado por, entre outros, Padre Mello e Octacílio de Aquino. Ele era amigo de Padre Mello, embora divergissem sobre alguns temas.

A residência de meu avô foi estabelecida no local onde tinha sido edificada uma das três primeiras residências de Bom Jesus, nos idos da década de 1840, e que fora construída pelo alferes Silva Pinto. Na década de 1920, meu avô reformou-a, transformando-a em um sobrado onde consta o ano de sua conclusão: 1921
".

A atuação de Pedro Gonçalves da Silva Jr. em Bom Jesus do Itabapoana permite constatar, portanto, sua relevância - e também do médico dr. Leônidas Peixoto de Abreu Lima - para nosso município, não apenas por ter sido o primeiro prefeito por ocasião de sua primeira emancipação, mas por ter sido um homo universalis, formador da alma bonjesuense.


Um comentário:

  1. Parabéns ao Jornal e aos administradores do blog por trazer a tona a historia do nosso município, e manter viva nossa memoria, saudações musicais. https://pt.gravatar.com/ademirdesouzablog

    ResponderExcluir