quinta-feira, 23 de março de 2017

TUDO PRONTO PARA A BELA FESTA NO INSTITUTO HISTÓRICO E GEOGRÁFICO DO ESPÍRITO SANTO NESTA SEXTA FEIRA, DIA 24 DE MARÇO COM INÍCIO AS 18 HORAS



Com a presença de Delegações do Rio de Janeiro, São Paulo, Minas, Brasília, Bahia e do Estado do Maranhão será realizado nesta sexta feira, dia 24 de março de 2017, com início as 18 horas, na sede do Instituto Histórico e Geográfico do Espírito Santo, na avenida República, no Parque Moscoso, a Cerimônia Especial da ONG Amigos da Educação com apoio do Clube dos Trovadores Capixabas, CTC. Várias personalidades das Artes e da Literatura do Espírito Santo e diversas cidades brasileiras serão homenageadas entre as quais o próprio Presidente do Instituto Histórico e Geográfico do Espírito Santo, Getúlio Marcos Pereira Neves, presidentes e Acadêmicos das Academias de Letras do Espírito Santo e a Presidente Nacional da Sociedade de Cultura Latina do Bra sil, a psicóloga e Mestre em Educação, Acadêmica Dilercy Aragão Adler, também Presidente da Academia Ludovicense de Letras da cidade de São Luiz no estado do Maranhão. Bem como a Procuradora de Justiça do Estado do Maranhão, Dra. Maria de Fátima Rodrigues Travassos Cordeiro, presidente e membro fundador da Academia Vianense de Letras, do Estado do Maranhão e ainda o Acadêmico Almir Zarfeg, Presidente da Academia Teixeirense de Letras, da Cidade de Teixeira de Freitas, na Bahia, entre outras ilustres presenças. A entrada é franca.

A solenidade contará ainda com uma Palestra do Secretário Geral do Clube dos Trovadores Capixabas, CTC, Acadêmico João Roberto Vasco Gonçalves, com o tema, “Descoberta e Preservação de Documentos Históricos”, onde vai abordar a prospecção não destrutiva utilizando a metodologia científica, através de equipamentos eletrônicos específicos para a descoberta de documentos históricos. Segundo o Escritor Roberto Vasco “o tomógrafo por ultra som, por exemplo, permite visualizar o interior das paredes das edificações sem precisar intervir na estrutura, reboco ou pintura. É utilizado na engenharia civil para inspeção interna de estruturas de concreto  de pontes e viadutos. O Escritor vai propor o seu uso por Historiadores, pesquisadores e arqueólogos. Roberto falará ainda sobre um equipamento que foi usado, por exemplo, para descobrir uma cidade romana soterrada, no interior da Espanha, cujos vestígios haviam desaparecido por completo no s&eac ute;culo XV.

Os promotores informam que embora sejam muitos homenageados, uma lista bem intensa, o Mestre de Cerimônias Paulo Negreiros promete desenvolver a solenidade de forma que todo evento seja concluído em no máximo três horas. Segundo o Presidente do CTC, Clube dos Trovadores Capixabas, Clério José Borges, além deste evento previsto para se iniciar às 18 horas desta sexta feira, na Sede do Instituto Histórico em Vitória,  haverá um outro evento no Sábado, dia 25 de março, com início as 13 horas, no Teatro Municipal de Vila Velhaonde as mesmas pessoas homenageadas nesta sexta feira também o serão no sábado, bem como haverá homenagens as Academias de Letras em atividade no Estado e será fundada uma nova Academi a de Letras, a Academia de Letras Jurídicas do Estado Espírito Santo que será filiada a Academia Brasileira de Letras Jurídicas cujo Presidente é o Escritor Ricardo Bezerra residente em João Pessoa na Paraíba.  


CERIMÔNIA ESPECIAL
SEDE DO INSTITUTO HISTÓRICO E GEOGRÁFICO DO ESTADO DO ESPÍRITO SANTO. Av. República, 374 - Centro, Parque Moscoso, Vitória - ES.
SESSÃO SOLENE DA ONG AMIGOS DA EDUCAÇÃO E DO CLUBE DOS TROVADORES CAPIXABAS, CTC – DIA 24 DE MARÇO DE 2017. Início: 18:00 horas.



LISTA DOS HOMENAGEADOS
1.            Adir Ribeiro, Acadêmico da Aleas, onde exerce as funções de Tesoureiro. Diretor do Clube dos Trovadores Capixabas, CTC; Pertence a Sociedade do Cultura Latina do Brasil seção do Espírito Santo.

2.            Adonias Baldan - Adonias Baldan. Natural de Vitória ES  pedagogo e escritor. Autor de dois livros de poesias. É Acadêmico correspondente da Academia de letras e artes da serra (ALEAS). Acadêmico da Aleas. Associado do Clube dos Trovadores Capixabas, CTC;  Está lançando o seu livro intitulado "Refugiados”, terceira edição no evento do IHGES.

3.            Adriana Pereira Campos, muito atuante na UFES, ainda em sala de aula. Indicada pelo IHGES.

4.            AGOSTINHO DA CONCEIÇÃO RODRIGUES FILHO. Acadêmico de entidades culturais das letras e artes. Escritor, Poeta, Trovador e pesquisador Histórico, entre outras atividades culturais, Senador da Cultura pelo Estado do Rio de Janeiro, junto ao Congresso da Sociedade Cultura Latina - Seção Brasil.


5.            ALBÉRCIO NUNES VIEIRA MACHADO. Membro da ALEAS, Academia de Letras e artes da Serra. Poeta, trovador, Membro do CTC, Clube dos Trovadores Capixabas. Vencedor do Concurso Nacional de Trovas do Jornal "O Troveiro" - Tema Amor, em 1985.
6.            Alberto Mensageiro. Comunicador, Escritor e Fotógrafo, nascido em Quaraí-RS, Brasil. Membro da União Brasileira de Escritores. Editor do Mensageiro (Revista Cultural) com trabalhos publicados em diversos jornais e revistas do Brasil e estrangeiros.

7.            Aldo José Barroca – Nasceu em Vitória ES. Professor pós graduado aposentado. Atualmente, escritor, pesquisador e jornalista articulista, associado ao IHGES e ao CTC. Publicou quatro livros de poesias e um de contos e crônicas. Tem outros, inéditos.

8.            Aline Nascimento. Bibliotecária. Especialista em Leitura e Formação de Leitores. Especialista em Elaboração de Programas e Projetos. MBA em Gestão Pública.

9.            Almir Zarfeg. De Teixeira de Freitas, na BAHIA. Poeta e jornalista. Licenciado em Letras, Filosofia e Teologia. Mestre e doutor em Teologia. Autor de mais de duas dezenas de obras em verso e prosa. Presidente da Academia Teixeirense de Letras (ATL) e membro de inúmeras instituições literoculturais no Brasil e no exterior.


10.          ANANIAS NOVAIS. É membro do Clube de Trovadores Capixaba - CTC. Recebeu o diploma de "Personalidade Cultural do Ano", conferido pela Assembléia Legislativa do Estado do Espírito Santo, em solenidade realizada em 2001, no Dia Estadual do Poeta Trovador". Nasceu em Córrego da Onça, município de Boa Esperança e reside atualmente no Município da Serra,ES.

11.          Ângela Faria de Paula Lima – Nascida em Belo Horizonte , reside em Lavras Minas Gerais. Pertence à Academia Lavrense de Letras, e Academia Mineira de Belas Artes. Recebeu vários troféus em Minas Gerais e peloBrasil afora. Membro do Núcleo de Letras e Artes de Lisboa e da Divine Academie De Lettres de Paris. Possui Três livros editados.

12.          ANGELA LINO DE JESUS VERÍSSIMO, Advogada, Educadora, Auditora fiscal, e Ativista cultural. É Conselheira Titular da Área de Literatura do Conselho Municipal de Cultura da Cidade da Serra, ES. Acadêmica Efetiva Imortal da AMALETRAS – Academia de Letras de  São Mateus/ES onde ocupa a cadeira de número 03, Acadêmica efetiva  da ALPAS/RS, Cadeira número 55; Correspondente a Academia de Artes e Letras da Serra/ES e das Academias de Marataízes/ ES e Brasília/DF.

13.          Athylla Borborema Cardoso. De Teixeira de Freitas, na Bahia -– Jornalista e Radialista. Mestre e doutorando em Jornalismo Cientifico. Vice-presidente da Academia Teixeirense de Letras e presidente da Fundação Mamãe África de Caravelas. Autor de 21 livros e um dos escritores nordestinos mais inovadores entusiastas da educação através da arte e da literatura.

14.          ARLINDO NÓBREGA. Veio do Estado de São Paulo exclusivamente para este evento e para participar amanhã do III Encontro Nacional de Cultura Latina do Brasil no Teatro de Vila Velha. JORNALISTA. Editor do LITERARTE de São Paulo. Integrou a Sociedade de Cultura Latina do Brasil desde a sua fundação. Ativista Cultural. Poeta e Trovador.


15.          Aubrey Effgen Paixão. Nome constante da Lista do Professor Weber José Muller.

16.          Audifax Barcellos – Prefeito da Cidade da Serra ES.

17.          Beatricee Karla Lopes, Acadêmica Correspondente da ALEAS, residente em São Mateus, ES. ADVOGADA CIVILISTA, CRIMINALISTA, ADMINISTRATIVISTA, PREVIDENCIÁRIA, CONSTITUCIONALISTA E AMBIENTALISTA – OAB/ES 15.171; CONCILIADORA JUDICIAL; GRADUADA EM DIREITO pelo Centro Universitário do Espírito Santo - UNESC, Graduada, lato sensu, em DIREITO CIVIL E PROCESSO CIVIL; Graduada, lato sensu, em DIREITO PENAL E PROCESSO PENAL; ESCRITORA DE ARTIGOS JURÍDICOS; Acadêmica Correspondente IMORTAL DA ACADEMIA DE LETRAS DA SERRA/ES; Acadêmica Correspondente IMORTAL DA ACADEMIA DE LETRAS DE SÃO MATEUS/ES.

18.          Berenice de Albuquerque Tavares, ex Secretária de Turismo, Cultura, Esporte e Lazer da Serra. Acadêmica da ALEAS (Serra). Sócia diretora da TOP 3 CONSULTORIA & MARKETING Ltda; Turismóloga. Graduada em Turismo;  Consultora do SEBRAE/ES, Faz parte do Conselho Consultivo da ABBTUR Nacional e ES - Associação Brasileira de Turismólogos e Profissionais em Turismo. Atuou como Sub Coordenadora do Grupo Gestor da Associação Brasileira de Bacharéis em Turismo.

19.          Carlos Bona -COMPOSITOR E CANTOR, Cantor e Compositor , Natural do Espírito Santo, Graduado em Licenciatura Plena em Desenho e Artes Plásticas. na UFES. Foi professor de Desenho Técnico durante 37 anos no IFES. Foi condecorado com a comenda "Loren Reno"por sua contribuição a Educação. É autor dos Hinos do Vitória FC, de Nossa Senhora da Penha e é conhecido como o cantor do Lêro, lêro.

20.          CÍCERO MACEDO, o BÉKO MACEDO; mora em ARIBIRI, VILA VELHA,  ES. Corretor de imóveis; músico; Cantor e Compositor. Nordestino de nascimento e capixaba de coração.

21.          Clério José Borges de Sant Anna – Fundador do CTC e Acadêmico da Aleas, atual Vice Presidente. Poeta, Trovador, Historiador e Escritor Capixaba. Nasceu em ARIBIRI,   bairro de Vila Velha, ES. É Cidadão Serrano (Serra, ES), desde o dia 26 de Dezembro de 1994. É Funcionário Estadual Aposentado no Cargo de ESCRIVÃO,  após 37 anos de serviços prestados à Comunidade Capixaba, tendo recebido ELOGIOS  e  MEDALHAS. Trabalhou como Professor em diversas Escolas. Ministrou diversos Cursos em Municípios do Espírito Santo e de Minas Gerais. Recebeu diversos Prêmios, Diplomas e Troféus. Fundou no dia 1º de Julho de 1980, o Clube dos Trovadores Capixabas,  CTC.  Foi o idealizador, Fundador e o primeiro Presidente, em 28 de Agosto de 1993, da Academia de Letras e Arte s da Serra, ES, ALEAS.


22.          Cleusa Madureira Vidal Academia de Artes, Ciências e Letras da Serra; Diretora de Cultura do CTC, Clube dos Trovadores Capixabas. Pertence ao IHGES -Instituto Histórico e Geográfico do Espírito Santo. Pertence a Sociedade de Cultura Latina do Brasil.

23.          CLORES HOLANDA SILVA, Natural de Presidente Dutra, Maranhão. Aposentada da Universidade Federal do Maranhão. Sócia Efetiva do Instituto Histórico e Geográfico do Maranhão (IHGM). Membro-Fundadora da Academia Ludovicense de Letras (ALL). Publicou o livro Mil Poemas Para Gonçalves Dias: Diário de Viagem. Participou da Antologia Pelos caminhos da Força Expedicionária Brasileira na segunda guerra mundial: condições e contradições de uma época. Fundou a Biblioteca “Mísula do Saber”, do Memorial Cristo Rei, museu da UFMA – Universidade Federal do Maranhão.

24.          Dilercy Aragão Adler Nasceu em São Vicente Férrer, Maranhão. Acadêmica de São Luiz do Maranhão, Presidente da Sociedade de Cultura Latina do Brasil; Doutora em Ciências Pedagógicas-ICCP/CUBA, Mestre em Educação, Membro, fundadora e Presidente da Academia Ludovicense de Letras - ALL, ocupando a Cadeira de nº 8. Titular da Cadeira Nº 1 do Instituto Histórico e Geográfico do Maranhão - IHGM. Presidente fundadora da Sociedade de Cultura Latina do Estado do Maranhão –SCLMA.


25.          Eliana Barbosa de Souza. Destaque Cultural através do seu trabalho Assessorando seu Esposo Paulo Stuck Moraes.

26.          Elizete Terezinha Caser Rocha,  Bibliotecária. Graduada em Biblioteconomia pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES); Especialista em A Questão Social e as Políticas Sociais pela UFES; Bibliotecária e coordenadora do Projeto Viagem pela Literatura da Biblioteca Municipal Adelpho Poli Monjardim, Secretaria de Cultura da Prefeitura de Vitória; Sócio efetivo do Instituto Histórico e Geográfico do Espírito Santo;


27.          ESTER ABREU VIEIRA DE OLIVEIRA  Professora, poeta, ensaísta e autora de livros didáticos. Doutora em Língua Espanhola e Literaturas hispânicas - UFRJ. Tese: "O mito de Don Juan: suas relações com Eros e Thanatos". Professora da Graduação DLL- UFES (aposentada) e da Faculdade de Letras - CESV. Professora da Pós-Graduação – Mestrado em Estudos Literários; Membro da Academia de Letras Espírito-santense, da Academia Feminina Espírito-santense de Letras, do Instituto Histórico e Geográfico do Espírito Santo; Presidente e membro fundador da Associação de Professores de Espanhol do Espírito Santo (APEES).

28.          Felisberto José Vasco Gonçalves, (Beto Gonçalves), Mestre em educação, Mestre em Inglês, Professor Militante na área Educacional.


29.          Fernando Antônio de Moraes Achiamé, Poeta, Historiador, Membro da academia Espírito-santense de letras, Membro e Secretário Geral do IHGES–Instituto Histórico e Geográfico do Espirito Santo. INDICADO PELO INSTITUTO.

30.          Francisco Aurélio Ribeiro – Presidente da Academia ES de Letras. Formado em Letras e Direito. Mestre e Doutor em Letras. Professor aposentado da Ufes. Possui mais de 50 livros publicados de crônicas, LIJ, ensaios. Presidente da Academia Espírito-santense de Letras no quarto mandato eletivo.

31.          FRANCISCO GONDAR - Francisco Cesar Monteiro Gondar, Capitão de Longo Curso (Comodoro) da Marinha Mercante Brasileira, com 41 anos de vida maritima sendo 30 anos na função de comando. Compositor,  Poeta, Contista,  Cronista , participou de diversas Antologias literarias. Recebeu o Titulo de Embaixador da paz  Word Parlament Of Security and Peace, da ONU.

32.          FRANCISCO INALDO LIMA LISBOA é maranhense, professor, cineasta, dramaturgo, escritor e produtor de peças teatrais. Graduado em Artes Cênicas e em Letras é especialista em Língua Portuguesa pela Universidade Salgado de Oliveira e Mestre em Ciências, pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro – UFRR. É professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão – IFMA. Atualmente é diretor do Campus de Itapecuru Mirim (MA). Dirigiu e roteirizou vários espetáculos.

33.          GABRIEL AUGUSTO DE MELLO BITTENCOURT; Nasceu em Cachoeiro de Itapemirim (ES). Livre Docente em História do Brasil pela Universidade Gama Filho-RJ . Diplomado em ÉtudesApprofondies-DEA,  e em Altos Estudos de Política e Estratégia-CAEPE (Escola Superior de Guerra EMFA-Presidência da República. Doutor em Ciências Jurídicas e Sociais (UMSA-Buenos Aires ;  Mestre em Direito (UNESA).

34.          Gelson Loiola – IHGES -Vitória-ES; Coronel da reserva da PMES, professor, escritor e pesquisador membro do Instituto histórico e Geográfico do ES. Graduação em Curso de Formação de Oficiais, Bacharel em Direito. Aperfeiçoamento de Oficiais (PMDF) e Superior de Policia (PMERJ-RJ). Especialista em Docência do Ensino Superior (UCAM - RJ). É professor da Escola de Ensino Superior FABRA e do Instituto Superior de Ciências Policiais da PMES. Seis obras publicadas e dezena de artigos publicados na Revista do IHGES.


35.          GERALDO FERNANDES – Da União Brasileira de Trovadores de Vitória – Do Clube dos Trovadores Capixabas, CTC. Autor de vários livros de poemas.

36.          Getulio Marcos Pereira Neves. Nasceu no Rio de Janeiro/RJ, em 1964. Bacharel em Direito pela Universidade Federal do Espírito Santo e Mestre em Ciências Jurídico-criminais pela Universidade de Lisboa. Juiz de Direito da Justiça Militar do Espírito Santo. Sócio correspondente do Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro e associado efetivo e atual presidente do Instituto Histórico e Geográfico do Espírito Santo. Membro da Academia Espirito-santense de Letras, cadeira 33 e da Academia de Letras de Vila Velha. Sócio correspondente da Academia de Letras e Artes da Serra e da Academia Mateense de Letras. Autor dos seguintes livros: Notícia do Instituto Histórico e Geográfico do Espírito Santo; Espírito Santo: estudos jurídicos; Estudos de Cultura Espirito-santense; Blues, soneto s e canções; Historia Militar e apontamentos para uma história militar do Espírito Santo; Reflexões sobre o IHGES; Memória Repartida.


37.          Gisele Ellen,  De Teixeira de Freitas, na Bahia –– Advogada e escritora. Advogada previdenciária com escritórios em diversas cidades, como Teixeira de Freitas, Porto Seguro e Vitória. Pós-graduada em Direito e Processo do Trabalho. Ocupa a Cadeira 23 da Academia Teixeirense de Letras (ATL) e, recentemente,foi empossada membro do Núcleo de Letras e Artes de Buenos Aires.

38.          GORETH PEREIRA  - Poetisa e Escritora, Cordelista, Artista Plástica e Artesã. Premiada no Programa Reflexão E Ação Da Tv Mundi Pelo Apresentador Nilo Belotto. Teve Sua Primeira Obra Publicada Ainda Trabalhando na Limpeza Pública Confissões, Diálogos Em Poesias, Segunda Obra, Garimpando Poesias E Terceira Obra Desejos Poéticos E Sua Quarta Obra, O Diário De Sentimentos.


39.          Horacio Cesar Xavier Santos (Horacio Xavier) É um Dizedor de Sentimentos (Poeta). Co autor do livro de poemas Sangreando; Integrou o Grupo Lítero-Musical Vozes da Vila; coordenou o Sarau Domingo DiVersus; É membro da ACE–Associação Capixaba de Escritores, da ACVC-Associação Canela Verde de Cultura e da Academia de Letras de Vila Velha, onde ocupa a cadeira nº 24 e está Presidente. Acredita que a Poesia ainda há de mudar o mundo.

40.          Jô Drumond - Professora, pesquisadora, tradutora, artista plástica, escritora e poeta. Pertence a Academia Feminina Espirito Santense de Letras.


41.          João Roberto Vasco Gonçalves. Bacharel em Administração de Empresas. Secretário Geral do  CTC - Clube dos Trovadores capixabas. Acadêmico do CONINTER-Conselho internacional das academias de artes, ciências e Letras, cadeira 10; Acadêmico da academia de ciências históricas São Constantino e Santa Helena, cadeira 14 e Acadêmico correspondente na ARTPOP- Academia de Cabo frio-RJ. Poeta, Pesquisador e Escritor Autor dos livros: Loucura da Razão-Verso e Prosa; Guardiões do Tesouro e Dossiê Guarapari.

42.          Joel Rangel – Ex Vereador de Vila Velha. Atualmente faz parte da Equipe de Governo do Governador do Estado do Espírito Santo, Paulo Hartung Gomes.


43.          José Roberto Santos Neves,  Sub Secretário Estadual de Cultura.  Formado em Jornalismo pela Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), com pós-graduação em Gestão em Assessoria de Comunicação pela Faesa. membro do Instituto Histórico e Geográfico do Espírito Santo. Cadeira nº 26 da Academia Espírito-Santense de Letras. Foi subsecretário de Cultura de Vila Velha. Trabalhou no jornal A Gazeta entre 1994 e 2013, como repórter, crítico musical e editor do Caderno Dois.

44.          José Rodrigues Pereira é Bacharel em Administração, com Mestrado em Administração, Educação e Comunicação. Professor, escritor e consultor empresarial. É coordenador do Projeto ‘O Prazer da Leitura’ e apresentador do Programa ‘Sim para a Literatura’, na TV Sim, em Linhares/ES. Coordenador do Projeto O Prazer da Leitura, (Linhares/ES).


45.          JUCEY SANTOS DE SANTANA, maranhense,  escritora e ativista cultural. É graduada em direito com especialização em Direito de Trabalho e Metodologia da Língua Portuguesa. Tem dois livros publicados: Mariana Luz, Vida e Obra(2014) e Itapecuruenses Notáveis (2016), Faz parte da diretoria da FALMA (Federação das Academias de Letras do Maranhão); é  uma das fundadoras e faço parte da diretoria da APAC unidade de  ItapecuruMirim (MA), sendo  responsável pela biblioteca e pelo projeto “Leitura para Remição da Pena”;

46.          Karina Schmidt Furieri; Departamento de Ciências Agrárias e Biológicas; Centro Universitário Norte do Espírito Santo; Universidade Federal do Espírito Santo.


47.          Karini Pirajá. Empresária. Uma das Organizadoras do Café com Arte, Sábado Cult, no Tiffany Center.

48.          KÁTIA BOBBIO. Formação Acadêmica: Bacharel em Direito. Artista Plástica, filiada ao Sindicato dos Artistas Plásticos Profissionais do Estado do Espírito Santo. Pertence: Academia Feminina Espírito Santense de Letras; CTC – Clube dos Poetas e Trovadores Capixabas; Sociedade de Cultura Latina – Seção Espírito Santo; UBT – União Brasileira de Trovadores; Comissão Espírito-Santense de Folclore; Instituto Histórico e Geográfico do Espírito Santo; Academia Castro Alves de Letras de Salvador-BA;


49.          Lenaldo Ferreira. Lenaldo Ferreira da Silva (Aldo Veranatto), 64 anos, nasceu em Murici, Alagoas, Radicado em Guarapari, ES. Ator-amador, Cantor, compositor e Escritor. Projetos Literários,  Cidadão Guarapariense,  Fundador e Presidente da OCB, Ordem dos Compositores do Brasil,  Poeta – Trovador.  Membro do CTC - Comenda Trovador Elmo Elton,  Relações Publica CTC.

50.          Luciene Costa, Formada em Comunicação Social – Jornalismo pelas Faculdades Integradas São Pedro (Faesa), em 2000. Assessora de comunicação na Superintendência de Projetos de Polarização Industrial do Espírito Santo (Suppin). Jornalista e diretora Comercial da Revista Capixaba Agora. Fundadora da Revista Eklética.


51.          Lucinéia Ferreira Paz – Detentora Do Troféu Cecília Meireles (Eustáquio Lúcio Félix – Itabira, MG) ; Comenda Da Paz - Nelson Mandela (Coninter); Acadêmica Titular  Da Confraria Cultural De Cultura, (RJ) ; Da Associação dos Artistas Plásticos da Serra. Detentora da Comenda Padre José de Anchieta, (CTC-ES), recebida em solenidade realizada no Centro Cultural de Anchieta em Novembro de 2017.

52.          MAGNÓLIA PEDRINA SYLVESTRE. ADVOGADA. Reside em Eurico Salles, Serra ES. Professora de Dança Sênior; Acadêmica Correspondente da Academia de Letras e Artes da Serra, ALEAS; Diretora do Clube dos Trovadores Capixabas, CTC. Da Academia de Letras Ciência e Artes de Marataízes.


53.          Manoel Goes Neto (IHGVV) - Do Instituto Histórico e Geográfico de Vila Velha.

54.          Márcia Almeida, editora do ESHOJE2, o caderno de cultura do jornal ES HOJE. Também assino uma coluna de variedades no portal O Giro ES 24 horas. Também proprietária da Golden Assessoria de Comunicação. Mora em Vila Velha. Já atuou no Governo do Estado. Foi coordenadora de projeto do Governo Federal e busca a cada dia espaço na sua área de atuação.


55.          Márcia Lamas. Atual Vice Prefeita da Serra e Secretária Municipal de Educação.

56.          Margarete Gonçalves Pederzzine -  Advogada, mestranda em educação básica, pós graduada em Segurança Pública. Prestou serviços de assistência jurídica à comunidade, como voluntária, nas igrejas de Guarapari e do Ibes.


57.          MARIA AUXILIADORA FREITAS DE SOUZA – Ex Vereadora de Campos dos Goytacazes, Professora Pública, Pedagoga, especialidade em educação, planejamento educacional.

58.          Maria Cândida Vasco Gonçalves, ex-Professora, escritora, poetiza. Escreveu Doces Lembranças e Historinhas da Vovó.


59.          Maria de Fátima Rodrigues Travassos Cordeiro. É presidente e membro fundador da Academia Vianense de Letras – AVL, ocupante da Cadeira n° 12, patroneada por Celso Magalhães; é membro da Sociedade de Cultura Latina do Estado do Maranhão e da Academia Norte Americana de Literatura Moderna; é Procuradora de Justiça e exerceu o cargo de Procurador-Geral de Justiça do Ministério Público do Estado do Maranhão; publicou a obra jurídica Audiência Preliminar no Procedimento Comum Ordinário (Editora Síntese, Porto Alegre, 1999), e poesias e artigos em revistas e jornais; prefaciou publicações e é conferencista e palestrante.

60.          Maria Dirce Barcelos. Professora de Séries Iniciais e Ensino Superior, Mestre em Psicanálise, Mestranda em Educação,  Especialista em Psicologia e Pesquisadora e escritora sobre O Lúdico na Formação Intelecto-Cognitiva da Criança, Palestrante e Ativista Cultural sobre Lei Chico Prego e realizando diversas parcerias entre a Educação e a Cultura.


61.          MARIA LÚCIA DE GODOY PEREIRA. Escritora Poeta Trovadora residente na cidade de Belo Horizonte, MG. Pertence a UBT União Brasileira de Trovadores. Acadêmica Correspondente da Academia de Letras e Artes da Serra, ALEAS.

62.          MARIA SUZI DA COSTA NUNES. Produtora Cultural. Cineasta com vários Filmes em Vídeos já lançados. Ex Presidente da Academia de Letras e Artes da Serra. Presidente do Conselho Municipal de Cultura da Serra, ES; Capixaba, jornalista, produtora cultural, documentarista, roteirista, capacitação em marketing e gestão cultural. Correspondeste da Academia de Letras de São Mateus; Membro da Academia Marataizense de Letras; Atuação no Movimento Negro.


63.          MARIA VIOLA BONA, escritora, autora do livro CENAS DA VIDA, publicado pela Editora Chiado de Portugal, participa da Academia de Letras de Vila Velha e do CTC. Teve dois poemas publicados em dezembro de 2016,  MINHA HISTÓRIA, no 4º Concurso Literário João Bananeira de Cariacica e SERIAM ANJOS? Na Antologia MAIS DO QUE PALAVRAS da Editora Scortecci de São Paulo.

64.          Marlusse Pestana Daher – Presidente da Academia de Letras de São Mateus AMALETRAS.


65.          Matusalém Dias de Moura – Da Academia ES de Letras e Presidente da UBT de Vitória, ES.

66.          Max Filho. Ex Deputado Federal. Esteve no último Congresso Brasileiro de Poetas Trovadores realizado no ano passado na Cidade de Guarapari e atual PREFEITO MUNICIPAL DA CIDADE DE VILA VELHA.


67.          Max Freitas Mauro – Ex Governador do Estado do Espírito Santo.

68.          NEIVA DE SOUZA FERNANDES. Acadêmica da Academia Pedralva Letras e Artes - Campos dos Goytacazes; Escritora, Poetisa, Trovadora, Presidente da UBT Seção de Campos dos Goytacazes/RJ.


69.          Nelson Gonçalves, Advogado e professor aposentado da faculdade de Direito de Colatina e do Ensino médio.

70.          Paulo Melo Sousa, Maranhense de São Luís do Maranhão, Presidente da Sociedade de Cultura Latina do Estado do Maranhão. Ele é jornalista, escritor, poeta, pesquisador, Formado em Desenho Industrial e em Comunicação Social, habilitação em Jornalismo, pela Universidade Federal do Maranhão - UFMA, possui Especialização em Lingüística Aplicada ao Uso das Línguas Materna e Estrangeira e em Jornalismo Cultural (UFMA). É ainda Mestre em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Maranhão – UFMA.


71.          Paulo Roberto Ribeiro Walter de Negreiros; Acadêmico Titular Das Academias De Letras: Serra; Fortaleza; Coninter; Imperial S. Constantino; Confraria Cultural Da Cultura (RJ); Orador Oficial Da Aleas; Mestre De Cerimônias de CTC; Presidente Da Associação Dos Artistas Plásticos Da Serra e Do Sindicato Estadual Do Fisco Municipal-Es. Formação: Administração de empresas - FAESA; Gerência empresarial - UNESIT; Teologia-neo; Ciências Políticas Detentor Da Comenda Da Paz - Nelson Mandela (Falarj-RJ); de Eglif Negreiros e Tarcy Ribeiro Walter Ribeiros.; Concursado para o cargo de Fiscal de Rendas da Prefeitura Municipal da Serra; Assessor Técnico da Secretária Estadual de Saúde..

72.          Paulo Stuck Moraes – Vice Presidente do Instituto Histórico e Geográfico do ES. Nasceu em Londrina (PR), Historiador, genealogista e pesquisador. Membro do Instituto Histórico e Geográfico do Espírito Santo. Sócio correspondente da Academia Cachoeirense de Letras (2008). Sócio correspondente do Instituto Histórico, Geográfico e Genealógico de Campinas (2013). Comenda do Mérito Legislativo Rubem Braga (2015). Escreveu: -Evolução Demográfica do Espírito Santo - 1940-1991 (1999) -Renato José Costa Pacheco (1928-2004) - Ascendência, descendência e colaterais (2007) Tópicos de genealogia capixaba (2012). - Nobreza capixaba - Os barões e suas descendências (2013).


73.          Regina Menezes Loureiro –Vice-presidente da Academia Feminina ES de Letras. Graduação em Pedagogia – Especialização em Orientação Educacional 1984 e Magistério 1º e 2º Graus e Inspeção Escolar em 1995, pela Faculdade de Filosofia e Letras de Colatina-ES. Pós-Graduada em Educação Pré-escolar – FAESA  - 26 de janeiro de 1993Bacharel em Direito pelo Centro de Ensino Superior de Vitória - CESV de Advogada - OAB/ES – 13 172. Professora substituta da Universidade Federal do Espírito Santo.  Membro do Instituto Histórico Geográfico do Espírito Santo.

74.          Renata Nali Miranda. Produtora Cultural. Diretora de Eventos do Clube dos Trovadores Capixabas, CTC.


75.          Renato Barbosa de Morais. Ativista Cultural.

76.          Rosilane da Silva Maia, ex gerente do Centro Cultural de Anchieta-ES. Formada em Pedagogia Duas (2) Pós em gestão escolar e educação infantil e alfabetização. Monitora de Turismo. Vários projetos sociais na Secretaria de Assistência Social da Prefeitura de Anchieta. Participante da Associação de artesanato de Anchieta (ASSANART).

77.          RUY PINTO. Natural da cidade de Aracaju, Sergipe. Domiciliado no Rio de Janeiro, desde 1964. Casado. Formacão Profissional: Contador -  Professor Universitário - Pós-Graduação - Mestrado e Doutor Honoris Causa em Literatura; Escritor- Poeta - Trovador - Compositor e Seresteiro. Livros Publicados em Paris, França, Santiago do Chile e no Brasil. Embaixador da Académie Frnçaise des Arts, Lettres et Culture. Comenda Pablo Neruda - Comenda Leonardo da Vinci - Comenda Olavo Bilac - Comenda Humanitária da Paz - Comenda da Paz, da ONU. Prêmio Carlos Drummond de Andrade - Prêmio Monteiro Lobato - Prêmio Euclides da Cunha - Prêmio Nordeste de Literatura em 2016. Participante de 32 Antologias, com cerca de 70 Poesias, tendo tirado Primeiro Lugar em Vários Eventos. Portador de inúmeras Medalhas, Diplomas e Troféus.
78.          Sandra Regina Bezerra Gomes, Ex Vereadora da Serra. Atual Secretária de Turismo Cultura Esporte e Lazer da Serra ES;

79.          Soemia Pimentel Cypreste, escritora na ordem de poetiza há pelo menos 20 anos pertencendo a Lei Rubem Braga. Poeta. Pertencente ao Clube dos Trovadores Capixabas, CTC.

80.          Sônia Missagia Mattos, Professora da UFES, Doutora em História.


81.          Sônia Rosseto – Da Academia Feminina ES de Letras.

82.          Soraya D. Assad - Da Academia Feminina ES de Letras.

83.          Sylvio Silva Vitali – Associado do IHGES - INDICADO PELO INSTITUTO.

84.          Thiago Paterlini Monjardim. Vereador de Guarapari.


85.          Valda Fogaça. Formação: Filosofia (UCB) e letras (UNOPA). Profissão: Escritora (poetisa, cordelista e compositora. Membro da Associação Nacional de Escritores (ANE) e da Academia Taguatinguense de Letras; faço parte dos movimentos culturais: Celeiro Literário Brasiliense, Leia-me e Ler Mais Brasil.

86.          Valdemir Ribeiro Azeredo, Acadêmico Titular da ALEAS. Diretor do Clube dos Trovadores Capixabas, CTC.


87.          Vera Maria da Penha. Escritora. Poeta Trovadora. Da Academia Feminina Espirito Santense de Letras.

88.          Vinicius Muline dos Santos – Associado do IHGES - INDICADO PELO INSTITUTO.


89.          Walter de Aguiar Filho Da Academia de Letras de Vila Velha.

90.          Zenaide Emília Thomes Borges, do Clube dos Trovadores Capixabas. Nasceu ma localidade de Pau Amarelo no Município de Cariacica. Pertence ao Clube dos Trovadores Capixabas, CTC; A Sociedade de Cultura Latina do Brasil seção do Espírito Santo. Detentora da Comenda José de Anchieta recebida em solenidade realizada no Centro Cultural de Anchieta em Novembro de 2017.



Clério José Borges de Sant Anna
Historiador, poeta Trovador Escritor Capixaba
Presidente do CTC - Clube dos Trovadores Capixabas
Fundador e Primeiro Presidente da Academia de Letras e Artes da Serra, ALEAS 
e atual Vice Presidente da ALEAS.
www.clerioborges.com.br
www.youtube.com/clerioborges

Nenhum comentário:

Postar um comentário