domingo, 5 de março de 2017

O TOMBAMENTO SECRETO DO AERO CLUBE


Há cerca de três anos, foi requerido ao Ministério Público Estadual o Tombamento do Aero Clube



Há cerca de três anos atrás, o líder comunitário André Luiz de Oliveira oficiou ao Ministério Público Estadual requerendo o Tombamento do prédio do Aero Clube, tradicional clube de nosso município.


André Luiz de Oliveira requereu o Tombamento do Aero Clube em 2014




O ofício encaminhado à autoridade ministerial foi o seguinte:




Excelentíssimo Senhor Doutor Promotor de Justiça da Tutela Coletiva  do Meio Ambiente e do Patrimônio Cultural de Bom Jesus do Itabapoana (RJ)





ANDRÉ LUIZ DE OLIVEIRA, brasileiro, casado, ... , vem respeitosamente diante de Vossa Excelência expor e requerer o que se segue.
A Lei Complementar Municipal nº. 01 de 06 de novembro de 2006, que institui o Plano Diretor Participativo do Município de Bom Jesus do Itabapoana, estabelece no art. 12 do Capítulo IV intitulado “Do Patrimônio Histórico, Artístico e Paisagístico”, que “são diretrizes para a política de Patrimônio Histórico, Artístico e Paisagístico do Município de Bom Jesus do Itabapoana”, garantir plano de estudo para a viabilização de tombamento no município de Bom Jesus do Itabapoana (inciso I) e incentivar projetos de resgate da memória cultural e histórica do município (inciso II).
Ocorre que o patrimônio cultural de nosso município vem sendo perdido por omissão do poder público municipal, como podemos mencionar os casos envolvendo dois prédios localizados na rua Buarque de Nazareth que foram demolidos recentemente e cujas fotos seguem anexo, insertas em um texto distribuído pelo jornal O Norte Fluminense.
Por outro lado, deve-se assinalar que o Aero Clube, tradicional clube de nosso município, que teve suas atividades iniciadas no dia 1º. de maio de 1942, e cujo breve histórico se encontra no mencionado documento em anexo, foi leiloado para pagar dívida trabalhista e encontra-se sob o risco de ser vendido e demolido, após ter suas atividades paralisadas decorrentes de severa crise financeira.
Diante do risco concreto de Bom Jesus do Itabapoana perder mais um imóvel relevante em termos culturais e históricos, é que venho diante de Vossa Excelência, como guardião da sociedade, solicitar as providências que o caso requer para impedir que o prédio do Aero Clube venha a ser demolido.

Pede e espera deferimento.

Bom Jesus do Itabapoana, 17 de outubro de 2014.





          ANDRÉ LUIZ DE OLIVEIRA



Na época, O Norte Fluminense, através de sua edição impressa e do blog, anunciou a luta pela preservação do Aero Clube, relatando um resumo da história da entidade, que segue abaixo.
(cf. em http://onortefluminense.blogspot.com.br/2015/05/lider-comunitario-pede-intervencao-do.html )




Um Pouco da História do Aero Clube


O Aero Clube teve início de suas atividades no dia 1º de maio de 1942. Na ocasião, ele passou a funcionar em uma casa alugada localizada na Rua Gonçalves da Silva, onde, mais tarde, foi instalado o Grupo Escolar Pereira Passos.

Posteriormente, com a aquisição de um prédio na Praça Amália Teixeira Chalhoub, ali foi instalada sua sede definitiva.

Desde então, todas as atividades relevantes da sociedade bonjesuense passaram a ser desenvolvidas no Aero Clube.

Artistas de renome nacional se apresentaram em seu palco, como Nelson Gonçalves, Jamelão, Celi Campelo, Virgínia Lane, Carlos José, Orquestra Tabajara e Orquestra Severino Araújo, entre outros.

Em seu salão ocorreram festas de réveillon e de carnaval, festas do Olympico FC e do Ordem e Progresso FC, festas de formatura, bailes de coroação de Rainha da Festa de Agosto, bailes da saudade e bailes de debutantes.

O G.R.E.S. do Uriçu e o Bloco do Barra Pesada se apresentavam na quadra do clube, onde ocorriam ainda, festas juninas.
Apuração dos votos e visitas de governadores também ocorriam em seu salão.
O Aero Clube constitui um patrimônio cultural de Bom Jesus do Itabapoana e, por este motivo, tem de ser preservado.


(Fontes de pesquisa: Livro de atas do Aero Clube e Ercília Borges do Carmo)

Para a surpresa de todos, Wisley Fernandes, atual funcionário da área de turismo da Secretaria Municipal de Indústria, Comércio, Turismo e Cultura, acabou de informar que a referida pasta recebeu do Ministério Público Estadual ofício requisitando informações sobre o procedimento de Tombamento do Aero Clube, que não estaria sendo encontrado no departamento.

Segundo Wisley, restou localizado apenas um papel indicativo de que o procedimento de Tombamento teria sido iniciado, faltando apenas localizar o mesmo.

Vamos aguardar, portanto, as diligências dos servidores da Secretaria, para que possam ser dados os esclarecimentos devidos.


Wisley Fernandes: "Ministério Público requisitou informações sobre o Tombamento do Aero Clube"







 

Um comentário: