segunda-feira, 9 de julho de 2018

O PAJEM E ELCIO XAVIER


Darcy Damasceno foi um dos fundadores da revista Orfeu, na década de 1940, e da revista Ensaio, juntamente com outros intelectuais brasileiros. 

Sua obra O PAJEM CONSTANTE, de 1951, é uma das preciosidades da biblioteca de Elcio Xavier, doada ao ECLB (Espaço Cultural Luciano Bastos).

Elcio confidenciou, certa vez, que desejava transformar a biblioteca da entidade bonjesuense uma das mais qualificadas da região. 

Pode-se dizer que conseguiu.

                Darcy Damasceno



O PAJEM CONSTANTE


Darcy Damasceno


SENHORA, se landes frias
Ou se terras de castelos
Foram aquelas, dizei-me,
Que meus olhos cá deixei.

Que pelos burgos meus passos
Foram pássaros exaustos
Buscando a torre mais alta
Onde, estrangeiro, pousei.

Se nos paços, sob archotes,
Os palhaços foram trágicos,
Se jograis tristes tornaram
Mais triste a filha do rei.

Dizei-me, que mesmo noite
Fui cego, e nas outras noites
Cego fui, mais nada vi,
Pois meus olhos, cá deixei.


Janeiro, 950


Elcio Xavier é um dos grandes poetas do país e orgulho de Bom Jesus do Itabapoana



Nenhum comentário:

Postar um comentário