domingo, 29 de julho de 2018

Monumento em memória do Padre Negro é fixado na futura Praça Três Irmãos, em Calheiros


Futura Praça Três Irmãos (Governadores Roberto e Bdger Silveira e Deputado Federal Zequinha Silveira) foi idealizada pelo gênio de Raul Travassos

Neste domingo, dia 29 de julho, foi fixado na futura Praça Três Irmãos (Governadores Roberto e Badger Silveira e Deputado Federal Zequinha Silveira) - que será inaugurada no próximo dia 5 de agosto, às 15h, -  o monumento idealizado pelo escultor carioca Valdieri Martin, em homenagem ao Padre João Mendes Ribeiro, no distrito de Calheiros.

Conhecido como o Padre Negro, ele foi nomeado pároco de Calheiros em 1876, no período escravista. Em razão do preconceito racial, ele foi hostilizado pelos escravocratas que, certa vez, o  colocaram num bote sem remos e o lançaram no rio Itabapoana  para que caísse mortalmente na Cachoeira da Fumaça. Conta a história, que se mantém viva na comunidade até hoje, que o pároco teria, com tranquilidade, passado a rezar, com base no seu livro de orações. Milagrosamente, o bote acabou retornando ao local de origem. Valdieri idealizou, a partir desta história, o monumento que levou quatro meses para ser confeccionado.

As despesas com o monumento foram custeadas pela Associação dos Amigos do Memorial Governadores Roberto e Badger Silveira, que também assumiu, juntamente com a ADRUC (Associação de Desenvolvimento Rural e Urbano de Calheiros), a preparação da Praça.

Saiba mais sobre a vida do Padre João Mendes Ribeiro, acessando os seguintes links: http://onortefluminense.blogspot.com/2014/11/a-maldicao-e-os-milagres-do-padre-negro.html


http://onortefluminense.blogspot.com/2018/03/livro-praga-do-padre-preto-de-calheiros.html


Caminhão trouxe a escultura de Cachoeiro de Itapemirim (ES)



O escultor carioca Valdieri Martin idealizou e materializou sua homenagem ao Padre Negro
































Maritaca "acompanhou" a fixação do monumento 


Cadela também "acompanhou" a fixação do monumento

              Abacateiro da futura Praça Três Irmãos "saudou" a chegada do monumento 



Nenhum comentário:

Postar um comentário