domingo, 8 de julho de 2018

A BIBLIOTECA COMUNITÁRIA ESPERANÇA SE DESTACA NO NOROESTE FLUMINENSE

Venina Aparecida da Rocha Freitas recebeu a honraria em nome da Biblioteca Comunitária Esperança, do Centro Cultural Maria Beatriz de Laje do Muriaé (RJ)



Do CCMB, de Laje do Muriaé (RJ):


A BCE – Biblioteca Comunitária Esperança, do CCMB – Centro Cultural Maria Beatriz, de Laje do Muriaé (RJ) foi agraciada com o Diploma Heloneida Studart de Cultura,  iniciativa promovida pela ALERJ (Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro) para premiar o estímulo às práticas culturais em todo o estado. A solenidade aconteceu na última terça-feira do mês junho, no Teatro Carlos Gomes, na cidade do Rio de Janeiro. Fomos muito bem representados neste evento pela pedagoga desta instituição, Venina Aparecida da Rocha Freitas, que não mediu esforços para estar presente.

A honraria foi concedida pelas atividades desenvolvidas  com feiras de livros, oficinas de poesias e palestras de incentivo à leitura para crianças, jovens e professores na sede da BCE, que tem estendido nas salas de aulas, em cidades vizinhas. Tivemos ainda a oportunidade de levar estas atividades ao estado de Minas Gerais. O destaque das oficinas da BCE, atualmente, tem sido a produção de Aldravia (poema constituído numa linométrica de até seis palavras-verso). Pretendemos ainda neste ano trabalhar com a produção de trovas. Não deixamos de trabalhar com a poesia livre, mas agregamos outras formas poéticas ao conteúdo metonímico já experimentado nas formas canônicas de versejar. Poesia tem que ter poeticidade na simplicidade, conteúdo na síntese e porta aberta às interpretações. Poesia é germinação, por isso não precisa pretender-se à completude em longas narrativas. O nosso objetivo é instigar ainda mais o aluno a ler, ler e ler para o enriquecimento de sua bagagem literária e descoberta de um mundo melhor.

O diploma Heloneida Studart foi criado em 2009, em homenagem à escritora e ex-deputada estadual. Desde então, vários artistas e instituições têm recebido a distinção, como reconhecimento pela contribuição para a produção cultural do estado.

Sinto-me honrada, feliz e emocionada a cada vez que o nosso município, através da literatura, da arte é aplaudido no palco da cultura. Sinceros agradecimentos a todos que contribuíram para que mais uma vez estivéssemos aptos a  alcançar este reconhecimento.


BIBLIOTECA COMUNITÁRIA ESPERANÇA
Um Espaço de literatura, cultura e informações.


“Se queres ser universal
começa por pintar a tua aldeia.”
“Fale de sua aldeia
e estará falando do mundo.”
Leon Tolstói

A BCE –Biblioteca Comunitária Esperança do CCMB de Laje do Muriaé (RJ), ativa há 18 anos, nasceu de um desejo ousado da poetisa Maria Beatriz,  de proporcionar  espaço de leitura e pesquisa para as crianças e adolescentes. Com um grande avanço, já atendemos hoje um público de todas as idades e a Biblioteca conta, atualmente, com uma grande variedade de obras de todos os gêneros literários, acervos históricos, periódicos, CDs, DVDs. Realizamos, ainda, feiras, oficinas, palestras e lançamentos de livros, como forma de promover ainda mais a literatura na região. A BCE é a única biblioteca aberta para o público em Laje do Muriaé.

A Feira da Biblioteca Comunitária Esperança tem aí a sua origem, e deseja que os livros saiam das estantes e ganhem as praças, as ruas, as cidades... Enchendo os olhos, os corações e participando efetivamente da vida de cada leitor. E mais, para além de tudo isto, comprometida em formar mais leitores, despertando-os a serem críticos, despertando o gosto pela leitura e o conhecimento.

Que os livros sejam carregadores de vida e carregados pela vida!

Participações da Biblioteca Comunitária Esperança:

-  III Saci - Semana de Artes e Culturas Internacionais  em Búzios (RJ) - 2014
- Academia de Letras e Artes de Rio das Ostras (RJ) - 2011
- Encontro dos Poetas Virtuais em Santo Antonio de Pádua (RJ) - 2011
- Conferência Regional da Região Noroeste - Notas para um Diagnóstico Preliminar – A Cultura na Região Noroeste. Miracema (RJ) – 2010
- 7ª Bienal do Livro de Campos (RJ) – 2012
- Feira Literária no Espaço Cultural Luciano Bastos em Bom Jesus do Itabapana- 2016
- Feira Literária de Pirapetinga – Bom Jesus do Itabapoana (RJ) - 2018

- Orgnização das Feiras de livros em Laje do Muriaé por 12  anos consecutivos.
- Realização de Feiras e Exposições de livros com oficinas literárias e palestras de incentivo a leitura em Laje do Muriaé,  Itaperuna, Santo Antônio de Pádua, Santa Maria Madalena, Patrocínio do Muriaé, Raposo, Retiro do Muriaé e Lajinha.

- Lançamentos de livros: Os Deuses Não Ouvem as Bruxas - Sheila Villar Paixão do Rio de Janeiro.  Formas Breves - Hernani Valoz de Goiás. Reflexos do passado – Magali Oliveira de Santo Antônio de Pádua. Trovas ao Luar – Maria Beatriz de Laje do Muriaé e Mostra do acervo literário de Elaine Melo de Rio das Ostras.












 

3 comentários:

  1. Linda e justíssima homenagem! Aliás, o Norte Fluminense mostra sempre ter muito valor nas artes, querida Maria Beatriz Silva! Abraço grande. Paulo.

    ResponderExcluir
  2. Parabéns, Maria Beatriz, por m ais uma homenagem, a literatura é arte que nunca declina.

    ResponderExcluir
  3. Boa noite.
    Vcs aceitam doações de livros?

    ResponderExcluir