segunda-feira, 16 de julho de 2018

Descanse em paz querida professora, trovadora Gislaine Canales.

Por Maria Beatriz



Gislaine Canales foi a minha professora de trovas, aquela que me alfabetizou e a responsável por eu ter​ ​
escrito o meu primeiro livro em trovas, que foi prefaciado por ela. Muito​ ​
triste com a notícia do seu falecimento, pois trocamos e-mails no dia 9,​ ​
Gislaine me incentivando a participar dos concursos de trovas. Triste notícia!​ ​
O meu carinho eterno a esta mulher de grande conhecimento e tão disposta​ a​
ensinar. Saudades eternas! (“Besos Gis” - era mesmo assim que carinhosamente ela se despedia).


---------------------------------
“Gislaine Canales nasceu em Herval /RS - BR, em 20/04/38. Quatro filhos.netos. Dois bisnetos. 
​ ​
 Ex-Presidente da UBT, União Brasileira de Trovadores, e Cônsul de Poetas Do 
​ ​
 
Mundo em Balneário Camboriú /SC.Presidente Estadual da UBT em Santa Catarina. 
​ ​
 
Delegada do Portal CEN. Sócia Benemérita da UBT Nacional e Troféu Destaque 2008
​ ​
na UBT São Paulo. Embaixadora Universal de SIPEA ibero-americana. Presidente da
​ ​
Ronaldo Dunlop, Embaixador do Brasil na Rep. Dominicana e Claudio Garibaldy 
​ ​
O.M.T. Recebeu o título de Embaixadora da Trova em nível Internacional do Sr.Martínez Segura. Bacharel em Pedagogia e Licenciada em Didática. Poetisa, 
​ ​
 
Antologias Poéticas e dois Dicionários de Poetas. Membro da Academia de Letras 
​ ​
Trovadora, Glosadora, 
​ ​
 Pescadora, com o N º de registro 0300862-21. Pertence a 
​ ​
 
várias Instituições Literárias do Brasil e Exterior. Participa em mais de 46
 
006 - Padroeiro: Adelmar Tavares. Padroeira da AVSPE – Academia Virtual Sala de 
Balneário Camboriú - SC – Brasil- Cadeira 29, Padroeiro Olavo Bilac- Acadêmica 
​ ​
 Fundadora da AVLLB - Academia Virtual de Letras Luso -Brasileira – Cadeira N º 
​ ​
 
Sul - em duo com Francisco García. Ping- Pong de Trovas I e II, em duo com 
​ ​
 
Poetas e Escritores- Letras de Balneário, Sócia Correspondente da Academia de 
​ ​
 Trovas do Rio Grande do Norte - ATRN – Publicou: Glosando Trovas/1987 
​ ​
 

 (Esgotado). Tênis de Sextilhas, em duo com Delcy Canalles. Sextilhas de Norte a 
​ ​
Rodolpho Abbud, Glosando Claudio Garibaldy Martínez Segura e Glosando Arlindo 
Cyroba Oliveira. Sexteto em Sextilhas, com mais 5 poetas.Doze em Ritmo deSextilhas, com mais 11 poetas.Trovas a Quatro Irmãos.Cantando ao som das 
​ ​
 
sextilhas. Glosas e mais Glosas - Edições Sombra de Arce – Espanha. Glosando

Brasil e Exterior. 
​ ​
 
Tadeu Hagen. Glosas das Trovas classificadas nos I, II, III e IV Jogos Florais
 
de Balneário Camboriú / SC/ 2004, 2006, 2008 e 2011. "Glosas Virtuais de 
​ ​
 
Trovas" (36 Volumes) com Glosas de Trovas de incontáveis Trovadores  
 


do Brasil e Exterior.




Gislaine Canales- Publicou:

Livros Impressos : 18

Livros Virtuais: 36

Editou uma revista mensal, virtual, sobre Trovas há 14 anos: a Trovamar.



Foi Gislaine Canales a que motivou os escritores de fala espanhola a conhecer
e escrever a Trova Clássica, expandindo-a por mais de 21 países.

Adeus querida amiga, professora,
​ ​
mestre, todos teus seguidores choramos este dia tão triste ao inteirar de tua


partida à casa de Deus. "
EU
Ao meu redor, tudo desmoronou, 
como se hoje eu vivesse o outro dia 
em que a bomba terrível detonou 
dentro de mim, trazendo a nostalgia.
Até a solidão me abandonou. 
O pranto não me faz mais companhia. 
Todos os sonhos - tudo, terminou. 
Não sinto dor, tristeza ou alegria.
Estou como um zumbi - a morta-viva 
que não morre, nem vive - não decide, 
não ama, nem odeia - como outrora!
Sinto fugir da boca até a saliva, 
até meu pensamento, hoje me agride: 
Não sei quem fui - ou o que sou agora!

Gislaine Canales





Atenciosamente,
Maria Beatriz
Escritora/Poetisa
Conselheira Suplente do CEPC - lei nº 7035 de 07 de julho de 2015
Coordenadora Nacional do Circuito Cultural Arte Entre Povos
Diretora do CCMB (Centro Cultural Maria Beatriz)
Presidente da ACEFE (Associação Cultural e Educacional Flor de Esperança)
Delegada da UBT - União Brasileira de Trovas de Laje do Muriaé (RJ)
Membro do Núcleo de Letras e Artes de Lisboa - Portugal
Contatos: (22) 996142995​

Nenhum comentário:

Postar um comentário