sábado, 21 de julho de 2018

LIRAS BONJESUENSES


Elcio Xavier


            Era uma leve e tranquila tarde de agosto de 1950. Eu gozava merecidas férias em Bom Jesus.
            Em casual encontro de meu avô, Samuel (músico na juventude), meu tio Levy (extraordinário trompetista, maestro e compositor) e o neto autor destas linhas, discutíamos banalidades, quando o som longínquo de uma Banda deslizou sobre as águas do velho Itabapoana. Foi o estopim para se falar entusiasticamente sobre Liras Musicais.
            O avô, emocionado, lembrou da primeira Banda do Arraial e se fixou na segunda, de 1890, onde atuara com seu bombardino. E falou também sobre outras corporações musicais que surgiram ao longo dos anos. Levy, com o entusiasmo de um jovem, descreveu sobre as Bandas que encheram de alegria e desilusões sua vida de músico.
            Falou-se também das Bandas de cidades e vilas que circundam Bom Jesus, e das bandinhas de curta vida, montadas para abrilhantar as festas da Aldeia.
   Dessa reunião, programada pelo acaso, saiu a relação abaixo que estava gravada na lembrança de cada um deles com detalhes que enriqueceram a grandeza dessas citações tão valiosas para a memória de nossa terra.
   Eis, a seguir, de forma sucinta, a relação das Bandas que despertavam a Vila em suas alvoradas, alegravam a Praça da Matriz e enchiam de orgulho o ordeiro povo bonjesuense.

1ª BANDA - criada em 1880, porém de curta duração.
Maestro: Feliz (Felix Joaquim de Souza Machado, um excepcional  
músico de grandes virtudes)
Componentes:
Candoca (Carlos de Aquino Xavier Júnior) grande pistonista. Tocava qualquer instrumento; Quincas Bastos(Joaquim Sérgio Bastos);Nhonho Fragoso (José Candido Fragoso);João Fragoso;João Reduzino; Eusébio Sales – Grande pistonista e outros nomes não lembrados.
           
2ª BANDA - organizada em 1889(1889 - 1895) - BANDA DOS GAROTOS
Maestro: Feliz (Felix Joaquim de Souza Machado)
Componentes:
Samuel Xavier; Júlio Xavier; Adílio de Aquino;Aniz de Aquino;José Xavier Leite; Virgílio Xavier Bastos; Amado dos Santos;Roldão dos Santos; Aristides Reduzino; Francisco Bifano e outros nomes que a memória não reteve.
           
3ª BANDA -(junho de 1911 até 1915 ou 1916)- LIRA DA MOCIDADE
Fundador:Padre Mello
Maestro:Alfredo Brasil (grande requintista)
Componentes:
Lauro Paranhos;Antenor Benigno;Roldão dos Santos;Amado dos Santos;Juvencio José Teixeira;Aristides da Silva;Euclides Xavier Bastos, Juvenal Xavier Bastos e José Xavier Bastos (filhos do Candoca);Lauro Pimentel;Mertídio Ginger e outros nomes que a memória não reteve.

4ª BANDA -(fim de 1911 / início de 1912 até 1914) - LIRA DEMOCRATA
Maestro: Júlio de Aquino Xavier (grande clarinetista - tocava
qualquer instrumento)
Componentes:
Eustáquio da Silva (Taco);Nominato da Silva;Amado dos Santos;Euclides Xavier (filho do Candoca);Homero Xavier (filho de Samuel A. Xavier); Antenor de Oliveira; Aristides da Silva; Carolino Hanman; Horácio Elias de Moraes;Mertídio Ginger e outros nomes que a memória não reteve.

5ª BANDA - (1918 a 1919) - LIRA DO COMÉRCIO
            Esta Banda foi incorporada à BANDA DO TIRO 307.
Maestro:Peixoto
Componentes:
Amado dos Santos;Roldão dos Santos;José Bastos Xavier (Juca do Candoca);Homero Xavier (irmão de Levy);Lauro Paranhos;Florestan Alves de Freitas;Antenor de Oliveira;Nilo Constantino da Silva;Cornélio Teixeira;Pedro Borges eoutros nomes que a memória não reteve.

6ª BANDA - (1920 a 1921)- BANDA DO TIRO 307
Talvez a melhor já fundada em Bom Jesus.
Maestros: Peixoto - melhor músico aparecido em Bom Jesus; tocava qualquer instrumento com perfeição; Benedito Marques e Leopoldo Muylart
Componentes:
Grupo de 28 músicos, entre os quais:
Homero Xavier; Gil Xavier; Levy Xavier; José Bastos Xavier; Oswaldo Santos; José Elias de Moraes; Roldão dos Santos; Amado dos Santos; Nilo Constantino da Silva; Lauro Paranhos; Cornélio Teixeira; Florestan Alves de Freitas; Antônio Oliveira; Manduca.

7ª BANDA - (1921 a 1922) - LIRA DOS OPERÁRIOS
Maestro:Leopoldo Muylaert - que organizou em 1922, a primeira
orquestra que tocava no Cinema Bom Jesus durante as 
sessões.
Componentes:
Esta Banda foi criada pelo Centro Operário, incorporando todos os
músicos da 307.

8ª BANDA -(1926 - 1931)- LIRA FUTURISTA
            Foi a melhor Banda, depois da BANDA DO TIRO 307.
Maestros:     Leopoldo Muylart  - de 1925 a1926;Baêta Filho;Clóvis Brandão eNilo Constantino da Silva.
Componentes:
José Bastos Xavier (Juca);Levy Xavier; Homero Xavier (irmão de Levy);Adalto Xavier (irmão de Levy);Walter Rosa;Hermogenio Rosa;João Soares Lucas;José Malaquias;Ludgero Costa;Manoel Sérvulo;Júlio Barreto; Roldão dos Santos;Nilo Constantino da Silva;Lauro Pimentel;Nelson Medina;Raymundo Gomes;Cornélio Teixeira e outros nomes que a memória não reteve.
           
9ª BANDA - LIRA OPERÁRIA BONJESUENSE
            Fundada em 02/05/1940, com o nome de Sociedade Musical União Operária.
            Em agosto de 1941 passou a se chamar LIRA OPERÁRIA BONJESUENSE.
Maestros:     José Cirino Júnior;Alberto Peçanha; Levy Xavier;Nilo Constantino da Silva;Ramon Rodrigues; Álvaro Nunes Fiori eNilo Rodrigues de Oliveira.
                                  
Primeiros Componentes que a memória registra:
Criveland Araújo;José Elias de Moraes;Ronaldo Silveira Araújo;Samuel Cerqueira Xavier;José Marques;Walter Boechat;Walter Rosa;Antonio Raimundo;Arlindo Silva;Roldão dos Santos;Cornélio Teixeira;Itamar S. Xavier;José Pendé.

_______________________________________________________________

NOTA ESPECIAL DE 2018
Vale ressaltar, emocionado, a vitoriosa trajetória dessa briosa Lira Operária Bonjesuense, berço da formação de grandes músicos ao longo de sua quase centenária existência.
Meu fraterno abraço ao amigo Maestro Nilo, condutor atual da nossa querida “Furiosa”.
           



Nenhum comentário:

Postar um comentário