quarta-feira, 18 de julho de 2018

O Pequeno Príncipe



O personagem que dá o nome ao livro é um dos dois protagonistas da história. Esta criança vem do asteróide 325 (conhecido na Terra como B-612) e deixa a sua casa e a sua querida rosa, viajando pelo Universo. Nos vários planetas que visita, tem contato pela primeira vez com adultos e fica espantado com o comportamento adulto e suas incoerências.
“O Pequeno Príncipe" é uma obra literária do aviador e escritor francês Antoine de Saint-Exupéry, que conta a história da amizade entre um homem frustrado por ninguém compreender os seus desenhos, com um principezinho que habita um asteroide no espaço.
O título original é Le Petit Prince, publicado pela primeira vez em 1943 nos Estados Unidos. Este livro é marcado pelo seu alto teor filosófico e poético, mesmo sendo considerado uma literatura para crianças.
"O Pequeno Príncipe" é o terceiro livro mais traduzido do mundo, contabilizando aproximadamente mais de 160 idiomas, e um dos mais vendidos por todo o planeta.
A parábola do "Pequeno Príncipe" debate, entre outras questões filosóficas, a perda da inocência e fantasia ao longo dos anos, conforme as pessoas vão crescendo e abandonando a infância.
Este livro ganhou diversas adaptações, seja no cinema ou em espetáculos teatrais e musicais.
Análise de Frases do Livro O Pequeno Príncipe


"O essencial é invisível aos olhos, e só se pode ver com o coração."

Esta obra literária aborda em várias partes o valor das coisas. Através desta afirmação da Raposa, podemos concluir que o verdadeiro valor de algo ou de alguém não pode ser visto com uma visão superficial. Para conhecer o que é essencial é preciso ver com o coração, ou seja, tirar tempo para conhecer, olhar sem preconceito e sem discriminar.


"Foi o tempo que dedicaste à tua rosa que a fez tão importante."


Esta frase descreve o laço afetivo existente entre o Pequeno Príncipe e a Rosa. Podemos concluir com esta frase que o que torna as coisas ou pessoas importantes é o tempo que nós investimos nelas. Quanto mais tempo, mais importante se torna nas nossas vidas.


"Se tu vens, por exemplo, às quatro da tarde, desde às três eu começarei a ser feliz."

Com esta declaração, a Raposa expressa o carinho que sente pelo Pequeno Príncipe. O mesmo acontece entre pessoas que gostam uma da outra, existe esse sentimento de antecipação quando se sabe que vai haver um encontro.


"As pessoas são solitárias porque constroem muros ao invés de pontes."

As duas estruturas mencionadas (muros e pontes) servem para designar atitudes no contexto da interação social. Os muros servem para criar uma separação entre dois lugares, enquanto as pontes têm a função oposta, ou seja, são construídas para conectar dois lugares. Assim, quem é solitário se afasta das outras pessoas, construindo muros e não pontes.


 "É loucura odiar as rosas porque uma te espetou."

Esta frase revela o perigo e a insensatez de generalizar e julgar e avaliar uma pessoa por alguma coisa que aconteceu no passado. Isso também pode ser aplicado ao tópico da discriminação e preconceito racial. Só porque alguém foi magoado por uma pessoa de uma determinada classe, raça, gênero ou grupo social, não significa que todas as pessoas são iguais.


"Tu te tornas eternamente responsável  por aquilo que cativas."

O fenômeno de “cativar” algo ou alguém é amplamente abordado neste livro. Esta frase explica que quando é formado um relacionamento (seja ele amoroso ou de amizade), as pessoas se cativam e ao cativar, são responsáveis por ela. Isso significa que o amor ou amizade requerem responsabilidade. O Pequeno Príncipe cativou a Rosa e por esse motivo era responsável por ela, dando resposta aos seus desejos e caprichos.
O Pequeno Príncipe representa a infância inconsciente dentro de cada adulto, simbolizando sentimentos de amoresperança e inocência.
Este livro foi criado para instruir as crianças quanto aos valores de moral e ética. Ao avaliar o comportamento humano, ele critica, principalmente, a forma como perdemos a pureza e criatividade quando nos tornamos adultos. A sensibilidade que o autor coloca em seus personagens faz com que o leitor se emocione diversas vezes durante a leitura. O Pequeno Príncipe é uma obra tão rica, que vai muito além dos limites do seu gênero literário. Por isso, este é um livro único e sua leitura é essencial. É impossível deixar de indicar esta leitura, independente da idade do leitor ela tem muito para ensinar.

PRINCIPAIS PERSONAGENS E SÍMBOLOS DO LIVRO PEQUENO PRÍNCIPE

O Pequeno Príncipe– É um menino que deixa seu asteóide e realiza uma viagem que o leva por outros planetas até chegar à Terra, onde conhece o aviador que narra sua história. É o personagem principal da obra e todo o livro gira em torno de sua jornada. Muito responsável, ao mesmo tempo encarna os valores infantis perdidos pelos adultos, como a inocência e a curiosidade.  Decide viajar para fugir dos problemas em seu relacionamento com a rosa. Assim, entenderá o essencial das coisas, o que compreenderá ser realmente importante na vida, e a transcendência das relações de amor e amizade.
O Aviador- Também protagonista e narrador da história. É um adulto que deseja conservar o espírito de um menino, e embora saiba que o perdeu, se esforça para recuperá-lo. Graças a sua compreensão, permite que conheçamos ainda melhor o Pequeno Príncipe. O aviador/narrador pode ser identificado como o próprio Saint-Exupéry, que também foi aviador e sofreu vários acidentes aéreos ao longo da vida.
A Rosa– O personagem a quem o Pequeno Príncipe ama. Esplendida, única, maravilhosa, e ao mesmo tempo melodramática e vaidosa. Apareceu um dia no asteroide e desde o primeiro momento o Pequeno Príncipe dela cuidou. Mas a constante exigência de atenção por parte da rosa leva ambos a uma situação que motiva o personagem central a deixar seu planeta.
A Raposa– Apresenta ao Pequeno Príncipe a solução do seu conflito. É uma raposa selvagem, mas pede ao Pequeno Príncipe que a domestique. Ensina que a amizade é um tipo de domesticação, que leva tempo, aproximação e paciência, mas quando uma vez estabelecida se transforma num laço de união que transforma o sentido da vida. Assim, o Pequeno Príncipe acaba domesticando a raposa e graças à relação que surge entre ambos compreende o verdadeiro sentido da amizade e a essência das relações.
A Serpente– É o primeiro personagem que o Pequeno Príncipe encontra ao chegar a Terra. Comunica-se através de enigmas e se define como mais poderosa que o dedo de um rei. Será um personagem decisivo no fim da trama.
SIMBOLOGIA
As estrelas- Simbolizam o grande mistério e a imensidão do universo e, no fim da história, a solidão do narrador.
O deserto- Simboliza a mente do narrador, a princípio dominada pelo estreito ponto de vista adulto e que vai se transformando ao longo da história através da amizade com o Pequeno Príncipe.
Água- Representa a realização espiritual.


Enviado por Rogério Loureiro Xavier


Nenhum comentário:

Postar um comentário