sábado, 7 de julho de 2018

Emoção no espaço: cometa poderá ser visto a olho nu em agosto


Um fenômeno celeste poderá ser observado a olho nu no próximo mês de agosto, provavelmente nos dias 15 e 16. Trata-se do cometa Panstarrs, que, segundo o astrônomo Michael Jager, possui cerca de 260.000 quilômetros de diâmetro.

Esse asteróide é conhecido também como o "Incrível Hulk", por causa de sua luminosidade. 

O ECLB (Espaço Cultural Luciano Bastos) conta com um telescópio, que permitirá uma melhor observação do corpo celeste.

O telescópio integra a exposição "Padre Mello, um Gênio da Civilização e da Cultura" e está relacionado à devoção do pároco açoriano, que era devotado à ciência. Ao compor o hino do antigo Colégio Rio Branco, Padre Mello versejou:

"À conquista da ciência e das letras
 Consagremos trabalho e amor".


Além disso, o telescópio representa a Astronomia, que contribuiu para a confecção das bandeiras de Portugal e do Brasil.

Na bandeira portuguesa, há a esfera armilar em cor amarela, que é um instrumento da astronomia, e teve relevância para os marinheiros portugueses na Era dos Descobrimentos.

Na bandeira brasileira, estão representadas as estrelas do céu da cidade do Rio de Janeiro às 8h30min do dia 15 de novembro de 1889, quando ocorreu a Proclamação da República.


A exposição "Padre Mello, um Gênio da Civilização e da Cultura", no ECLB, conta com um telescópio, que representa a devoção de Padre Mello pela ciência, assim como a utilização da Astronomia para compor as bandeiras de Portugal e do Brasil






Nenhum comentário:

Postar um comentário