segunda-feira, 23 de julho de 2018

Um cordel de Joel Boechat




"O Vendedôir  do Interiôir "
...............................................

   

  Joel Boechat...Cantinho do Cordel

                                                Cordel é uma brincadeira que se faz com
                                                gente de cidadezinha do "interiôir" usan
                                                do o linguajar caipira e  sotaques , sem in
                                                tenção de humilhar ;é  uma " troça "  que
                                                que se faz também com gente da roça....
                                                Uma brincadeira, pois a vida da gente ,  é
                                                também uma brincadeira.. né ?

Cidadezinna ......    Pindurassáia..
Cheguei à Rodoviária,  botei no chão minhas " traia "
Mostruário de tudo que eu vendia ,estava com muita ansiedade
Fazia tempo que não aparecia ,vendedor naquela cidade.....

Foi ai que apareceu, toda cidadezinha tem
Na gare da estação de trem
Ou na Rodoviária,  quem carregue suas " traia "..

O mostruário das coisas que vendia
Mais parecia um armário
Colchas, cama e mesa tecido em  retalho
Pesava para.    chuchu

O carregador me levou a uma pousada
A única que havia naquela cidade
Botou as malas no chão e me estendeu a mão
Dei-lhe boa gorjeta  e ele me agradeceu
E rendeu Graças a Deus....

Pedi , na portaria, me levassem a mais pesada
Tava com os "quarto" duro e com as perna cansada
Tomei banho e voltei à portaria

Perguntei a moça que atendia
Minha jovem , aonde é que tem uma boa refeição
Bastante arroz, carne, salada, farofa e feijão
Estava morrendo de fome

"Óia aqui meu sinhôir", só tem um na cidade
Fica no final da rua
Mas essa hora,  seu môco ..tá fechado pra " armôço"

Já passa das 12 hora,  é a hora que os dono come

Voltei então ao meu quarto e liguei a televisão
Mas que azar.   f. d. p.
Seletor de canal quebrado,  só pegava.    s. b. t.

A tv era daquela que tinha teia de aranha na tela
E  mais parecia um caixão..

Reclamei na portaria
Essa m... de tv, só passa o chato do Chaves
",Num fique com sua arma aflita "
Amanhã tem Chiquitita
O sinhôir é homi que tem sorte  pra chuchú
dispois de  amanhã é domingo
Tem programa Silvo Santo e o sorteio do baú
Mandei ele ir tomar ...  banho

Minha catarina de amostras  ja tava muito rasgada
Fui na lojinha de artigo de couro, havia na vitrine,  duas botas,
Perguntei  a um rapaz louro , vocês  têm bolsa  ?
Nóis num tem não sinhôir...O Prefeito , Dr. Castro ,
num fez o nosso cadastro ....

Chateado fui pro outto lado da rua
passava o Sacristão, perguntei   Ei, meu irmão ..
É na rua da esquerda,  que fica a Igreja ?
Respondeu,  é não,  na rua da esquerda é, adonde  fica
A zona do "meretriço".., agradeci pela dica.,,

Fica do lado direito  a Igreja,  vá com Deus meu irmão
Repondi,  Assim seja..

Prometi ir no Domingo a assistir o Santo Ofício
Mas, invés de ir para  a igreja, fui pra zona do meretricio

Duas semana passou,  nada, nadinha se vendeu
Eta sorte disgramada , gastei mais de 100 contos
Só tenho no bolso agora,  o dinheiro pra ir embora

Com que gastei 'tudim" isso ? Satanás , disse no meu ouvido
foi com cachaça , abestado e com as môça de serviço
Na zona  de " meretriço".

Nenhum comentário:

Postar um comentário