sábado, 30 de maio de 2020

A Fazenda Loanda, por Rogério Loureiro Xavier

Olá pessoa amiga e do bem.

Passeando pelo tempo.

Fotos da Fazenda Loanda em Bananal -SP, e o tradicional quarto da sinhá-moça, forma respeitosa usada para se dirigir à filha dos barões, jovem e solteira.
Entre os ilustres moradores da Fazenda Loanda está o Barão de Joatinga, que recebeu o título de D. Pedro II. A propriedade passou por um longo período de restauração, mas ainda mantém em seu interior móveis franceses e vários objetos antigos bem conservados

Nascido em 23 de novembro de 1823 na fazenda Loanda, em Bananal, Pedro Ramos Nogueira foi político de grande destaque.
Iniciou sua trajetória ativamente e mostrou-se marcado por ideias liberais adiantadas, sempre ao lado de seus dois filhos homens, o Coronel Pedro Ramos e Dr. Almeida Nogueira.
Em 1861, em consequência de graves divergências no partido liberal, constituiu uma liga municipal com o partido conservador. Aliado aos conservadores, acabou se coligando ao partido, sendo nomeado em 1868 como Delegado de Polícia.
“De temperamento generoso e entusiástico”, era conhecido como “cavalheiro distinto pela amabilidade de seu trato, inteligente, letrado e de firmes convicções.”
Aos 54 anos recebeu o título de “Barão de Joatinga”, ocasião em que doou cerca de 10 mil contos de réis à instrução pública, destinado para auxiliar a construção da Escola Normal na Rua da Boa Morte. Dada a concessão do título, seus cunhados se reuniram e ofereceram-lhe bem como à sua esposa, (Placídia Maria de Almeida, a Baronesa de Joatinga), grande baile com toda a pompa da Bananal dos tempos áureos do café.

Autor desc.

Roger LX




Nenhum comentário:

Postar um comentário