sexta-feira, 22 de maio de 2020

Desabafo de um eterno "Açoreano"



Sou do continente, mais propriamente da zona Saloia nos arredores de Lisboa... E sou um de muitos que adoram, amam essas nove ilhas que temos o Orgulho de sentir como nossas...

Num momento da minha vida (dois anos), tive o prazer de conhecer cinco ilhas, Faial, Pico, S. Jorge, Terceira e S. Miguel, em que fiquei fascinado por tudo do que essa terra é feita. Banhei-me em inúmeras lagoas maravilhosas, mergulhei nesse mar imenso, com golfinhos, a observar baleias e os celebres cagarros, caminhei por trilhos de sonho, como os "Mistérios Negros" da Terceira, subi ao Pico, cumprindo a ultima escalada ao piquinho, dormi em crateras de vulcões onde montei a minha tenda, enamorei-me pelos Capelinhos, pela Caldeira do Faial, por Biscoitos na Terceira, as vinhas do Pico, as Fajãs de S. Jorge, o Ilhéu de Vila Franca, as Furnas em S. Miguel... e é só um pouquinho do tanto por quanto me apaixonei por essas ilhas...

Mas do que me apaixonei mesmo, que me deixou bastante encantado, e de coração cheio, foram os Açoreanos... Isso mesmo, as pessoas...

A forma como me abriram as portas de suas casas para provar as sopas e o vinho do Espírito Santo, a simpatia como me receberam, como me acarinharam, como me fizeram sentir "Açoreano", nas longas noites a dançar as Chamarritas, a participar nas celebres regatas dos Botes Baleeiros, nas mil e uma histórias da caça à baleia, algumas contadas na primeira pessoa, nas "fabricas da Baleia" na Horta e S. Roque, nos segredos do oceano revelados por verdadeiros lobos do mar, dos quais destaco um  enorme Açoreano, Norberto Serpa, um Homem de coração imenso, tão imenso como o mar que o define... Acompanho-o neste momento, via net, na sua volta ao mundo, que à semelhança de Genuíno Madruga, outro enorme Açoreano, leva consigo a bandeira dos Açores, tal como a alma que nos define a todos, continentais e insulares, a verdadeira Alma Lusitana...

Pois é... Parece que alguns se esquecem, mas é bom fazer-los recordar, que os Açores e Madeira são território nacional Português por direito próprio, e que nunca por nunca foram alguma vez colónias ou coisa que lhes pareça... São uma extensão maravilhosa do fantástico país que nós somos, que nem o mar imenso nos separa...

Como eu, uma grande maioria dos continentais, amam estes dois arquipélagos, e eu em especial, o arquipélago dos Açores...

Por isso, é com alguma tristeza que vejo por aqui comentários e publicações muito tristes sobre os continentais. Comentários esses  que demonstram acima de tudo um tão baixo índice cultural, um terrível desconhecimento da historia, da historia das raízes Açoreanas, de uma terra tão maravilhosa, como são as nove ilhas dos Açores...

Tenho saudades do "meu" Faial, com a melhor vista do mundo, sobre a ilha do Pico, saudades dos passeios na Baía do Porto Pim, e ver o por do sol no cimo do Monte da Guia, de apanhar o expresso das ilhas para a Madalena, para ir às adegas de S. Caetano, ou somente ir comer um peixinho às Lajes do Pico, etc, etc... de tanto!!!

De um Saloio com coração Açoreano deixo-Vos um grande Abraço meus Amigos

Valorizem-se mais como Açoreanos e acima de tudo como Portugueses ;)

Nelson Silva

(Nene Silva - Açores Global)

Enviado por Antonio Soares Borges

Nenhum comentário:

Postar um comentário