Anselmo Junior Borges Nunes
Santa Missa em Ação de Graças na Capela Sant'Ana |
Depois de uma sombria pausa causada pela pandemia do coronavírus e pela perda imensurável da matriarca e grande incentivadora, Sra. Azenir de Souza, mais conhecida como Dona Zeni Miranda, a 18ª edição do evento possibilitou aos rosalenses e aos visitantes momentos festivos diversos.
A começar, no dia 20 de novembro, com uma missa em ação de graças, presidida pelo Revmo. Pe. Edison dos Reis, filho da terra, que destacou a importância de se viver numa civilização do amor, sem ódio e discriminação entre os povos e à luz dos ensinamentos de Jesus Cristo.
Após a missa, as escolas municipal e estadual promoveram exposições culturais e informativas, elaboradas pelos seus alunos, que deram ênfase à temática de combate ao racismo e à valorização e ao reconhecimento de negros que fizeram diferença no mundo, no país e na comunidade.
Em seguida, organizada pelas irmãs Penha e Romilda, uma saborosa e farta feijoada foi servida a toda comunidade e visitantes.
No turno da tarde, aconteceu um momento de formação com uma palestra sobre o papel do negro na história e, logo após, aconteceram apresentações de capoeira e competições artísticas com pessoas da comunidade sob organização da comissão dos festejos, presidida pela idealizadora, Sra. Ana Maria de Souza, que ostentava um lindo turbante amarelo e esbanjava simpatia e muita alegria.
Ainda no turno da tarde, algumas homenagens foram realizadas, como ao adolescente Francisco Antônio da Silva Pires, aluno especial da Escola Estadual e da APAE, que ganhou a medalha de ouro em lançamento de dardos na olimpíada para especiais na capital fluminense e foi parabenizado pelo Sr. Miguel Freitas, da comissão de festa. Também foi homenageada a poetiza Tereza Cristina Nazareth, que sensibilizou a todos com sua poesia, humildade e simpatia. E a homenagem aos que dessa vida já se foram e marcaram presença na comunidade, foi dirigida à família da Sra. Geralda Ângela, falecida há dois anos, sendo entregue uma placa por seu tio, Andrezinho, ora representante do Jornal O Norte Fluminense, que desferiu belas palavras aos familiares presentes, sobretudo, à Sra. Diomar Cesar e ao Sr. Amilto Mendes, mãe e esposo da homenageada.
Exposição na Escola Municipalizada Luiz Tito de Almeida |
Exposição na Escola Estadual Luiz Tito de Almeida |
Deliciosa feijoada foi servida à comunidade |
Comissão Organizadora |
Dona Azenir, a eterna sauda |
Que maravilha de evento!👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏❤️
ResponderExcluir👏👏👏👏👏👏
ResponderExcluir