quinta-feira, 29 de março de 2018

ANGRA DO HEROÍSMO (ARQUIPÉLAGO DOS AÇORES)




O concelho de Angra do Heroísmo, com 35 065 habitantes e 239.88 Km2, tem cerca de 60% da área total da Ilha Terceira, uma ilha do grupo central do Arquipélago dos Açores. O concelho é constituído por 19 freguesias, cinco das quais - Sé, Nossa Senhora da Conceição, São Pedro, São Bento e Santa Luzia - compõem a sede do Concelho, sendo as restantes 14, freguesias rurais. A riqueza do solo e a relativa segurança oferecida pela sua baía fizeram de Angra o porto militar dos Açores, onde as armadas da Índia se reabasteciam e navios de outras proveniências demandavam com intuitos comerciais. 

Nestas condições, rápido foi o desenvolvimento do pequeno burgo, que era Vila desde 1474. Angra do Heroísmo foi capital do reino de Portugal em circunstâncias críticas, por duas vezes. A primeira, entre 5 de agosto de 1580 e 5 de agosto de 1582, quando D. António, Prior do Crato, ali estabeleceu o seu governo. Após a instalação da Junta Provisória, em nome de D. Maria II de Portugal, em 1828, a cidade foi uma vez mais nomeada capital do reino, por Decreto de 15 de março de 1830. As honras e os títulos que lhe foram outorgados, “Sempre leal cidade”, em 1641, e “mui nobre, leal e sempre constante cidade de Angra do Heroísmo”, em 1837, atestam a nobreza de caráter e o sentido de lealdade das suas gentes. 

Angra do Heroísmo foi pioneira em muitos domínios: primeira povoação do arquipélago a ser elevada à condição de cidade, em 1534, primeira cidade europeia do Atlântico, em 1831, a sua Câmara Municipal foi a primeira do país a ser eleita e, finalmente, em 1983, a primeira cidade portuguesa a ser inscrita na Lista do Património Mundial da UNESCO. Angra do Heroísmo tem acordos de geminação com a cidade de Salvador da Bahia, Brasil, e com a cidade de Porto Novo, na Ilha de Santo Antão, Cabo Verde. Conheça Angra do Heroísmo pela voz da ex-presidente da Câmara, Sofia Machado do Couto Gonçalves, através do link http://www.cm-ah.pt/uccla/uccla.wmv

Terceira

A ilha Terceira foi, como o próprio nome indica, a terceira ilha do arquipélago a ser descoberta. Esta ilha desempenhou um importante papel na evolução dos Açores desde a sua descoberta até aos dias de hoje. A sua capital, a cidade de Angra do Heroísmo já chegou a ser capital do arquipélago e mesmo do reino de Portugal num período em que este esteve sob o domínio espanhol e quando em São Miguel já todos se tinham rendido a esse domínio. Para tal contribuiu a posição estratégica que a ilha assume, praticamente no centro do arquipélago e com um porto intercontinental, e o facto de lá se ter instalado uma certa elite cultural e intelectual que tinha bem apurados os sentidos político e urbano. Como reflexo da sua importância, Angra do Heroísmo foi a única cidade dos Açores onde, para além de protegida pelos habituais fortes ou fortins, foi lançada a construção de uma muralha (que, apesar disso, não chegou a ser concluída).
Durante os conflitos liberais foi aqui que D. Pedro IV organizou a reconquista do trono, instituindo a regência da Terceira e nomeando Angra como capital do reino. Na sequência disso a sua filha, D. Maria II acrescentou do Heroísmo ao topónimo Angra.
A ilha Terceira, a primeira do Grupo Central (no sentido Este – Oeste) conta actualmente com cerca de 56.000 habitantes o que, juntamente com a população de São Miguel, perfaz cerca de 2/3 da população total dos Açores. As suas maiores dimensões rondam os 30 km no sentido Nascente – Poente e 20 km no Sentido Norte – Sul. O seu ponto mais alto está na Serra de Santa Bárbara, nos 1.022 metros acima do nível do mar, serra a partir da qual se abrange um domínio visual magnífico sobre as ilhas vizinhas – Graciosa, Pico, Faial e São Jorge. Todavia, a ilha Terceira não é propriamente conhecida pelos seus encantos naturais, apesar de também ostentar alguns numa paisagem, no mínimo, invejável: são, no entanto as suas cidades e o seu património cultural a sua grande mais-valia.
O centro histórico da cidade de Angra do Heroísmo é hoje considerado Património Mundial da UNESCO. É também a cidade mais antiga dos Açores, datando o seu alvará de 1534 (o de Ponta Delgada é de 1546). O seu  Com a crescente importância do comércio e do seu importante porto, Angra foi alvo de um notável, mas também pensado e regular  desenvolvimento, ímpar no arquipélago. Daí também o reconhecimento por parte da UNESCO. No entanto, o forte sismo de 1980 abalou a cidade, deixando-a parcialmente destruída. A recuperação foi árdua mas gratificante, tendo sido possível o restauro de muitos notáveis edifícios como a Sé Catedral ou a Praça de Toiros. Hoje em dia Angra do Heroísmo é talvez a cidade mais dinâmica do arquipélago.
A segunda cidade da ilha Terceira é a Praia da Vitória. Situa-se a NE da ilha e desde cedo disputou a hegemonia da ilha com Angra do Heroísmo, tendo o seu povoado chegado a ser capital da ilha em 1474. Durante as lutas liberais, Praia da Vitória permaneceu fiel a D. Maria II, tendo vencido as tropas de D. Miguel numa batalha naval ocorrida na sua baía em 1829, a qual acabou por dar o nome actual à cidade. Próximo da Praia da Vitória está localizado aeroporto civil da ilha Terceira, que foi também uma base militar instaurada durante a Segunda Guerra Mundial pelas forças aliadas e é, ainda hoje, uma base militar americana –  a conhecida Base das Lajes.
Angra do Heroísmo e Praia da Vitória oferecem hoje excelentes condições turísticas. Na sua ligação com o mar, as suas baías estão aptas a receber actividades de vela, windsurf ou ski aquático. Mais para o interior da ilha a curiosidade dos espeleólogos aguça-se com uma visita a alguns dos mais curiosos fenómenos vulcânicos dos Açores como é o caso do Algar do Carvão e uma grande diversidade de percursos e grutas ligadas àqueles fenómenos. Para outros tipo de entusiastas a Serra de Santa Bárbara oferece um conjunto de caminhadas a partir das quais se pode desfrutar das magníficas paisagens da ilha Terceira e ilhas vizinhas. De qualquer modo, para o visitante em geral, a ilha oferece a tranquilidade dos seus vários tons de verde dispersos pelos campos e pastagens, repartidos numa modulação quase geométrica pelos abrigos de pedra ou de sebe.
angra heroismo

terceira

terceira

Terceira destagues

Vilas e Cultura
- Angra do Heroísmo – sem dúvida, uma das cidades mais interessantes dos Açores – Paços do Concelho, Sé Catedral, Igreja de São Gonçalo, Convento da Esperança, Palácio Bettencourt, Palácio dos Capitães-Generais, Museu Municipal, Forte de São João Baptista, Monte Brasil, Marina, Castelo de São Sebastião...
- Praia da Vitória – Paços do Concelho, Igreja Matriz de Santa Cruz, Igreja da Misericórdia, Marina...
- Biscoitos – Capela do Santo Cristo, Igreja do Sagrado Coração de Jesus, campos da Vinha e Museu do Vinho...
Natureza
- Caldeira de Guilherme Moniz – a maior caldeira dos Açores;
- Praia da Praia da Vitória;
- Doze Ribeiras – em parte considerada Parque Natural devido ao seu valor botânico, científico e cénico;
- Picos do Cabrito e da Bagacina;
- Zona balnear dos Biscoitos – uma zona extensa de calhau rés-vés com o mar aproveitada pelas várias poças abrigadas que alberga, onde é possível tomar banho ou ficar simplesmente deitado ao sol;
- Reserva Natural do Monte Brasil – o monte que se eleva ao flanco da cidade de Angra e que noutros tempos foi decisivo para a sua protecção militar oferece uma panorâmica única sobre a cidade bem como convida a um pic-nic;
- Algar do Carvão – um dos mais interessantes do género nos Açores. Por algar entenda-se um sistema de túneis e galerias subterrâneos que foram, noutros tempos, canais de escoamento de lava.


Fontes: Antonio Soares Borges e internet

Nenhum comentário:

Postar um comentário