sexta-feira, 23 de março de 2018

RECORDAÇÃO DA FESTA DO NOÉ





O Norte Fluminense recebeu de Zenaldo Concha Filho, a cópia de um cartão da "FESTA DO NOÉ" relativo ao ano de 1993.

Segundo  Zenaldo, "o ex-prefeito Noé Vargas é uma lenda de Bom Jesus do Itabapoana, e sua memória tem de ser preservada".



Zenaldo Concha Filho doou, ao O Norte Fluminense, a cópia de cartão da Festa do Noé, relativo ao ano de 1993


Há dois anos, o jornal O Norte Fluminense fez entrevista com Noé Vargas, que republicamos aqui.


O PREFEITO QUE PREPAROU O AMANHÃ

fotos de André Luiz de Oliveira
Noé da Silva Vargas


Noé da Silva Vargas nasceu no dia 12/09/1932 em Batatal, distrito de Apiacá (ES).

É casado com Vilma Abdalla da Silva, capixaba de São José do Calçado (ES), nascida no dia 1º/11/1933. Possui três filhos: Jonas Miguel Abdallah Vargas e Wilza Carla Abdallah Vargas, e três netos: Mariana, Carolina, Sofia e João Vítor.

Seu pai, Miguel Jorge da Silva, era fazendeiro em Arraial Novo. Sua mãe, Maria Augusta de Assis Vargas, era também de Arraial Novo.

Noé estudou no Colégio Mercês Garcia Vieira, em São José do Calçado, mas não concluiu o antigo ginasial, que corresponde ao atual ensino médio. 

Ajudou o pai na Fábrica de Cachaça do Himalaia e, depois, após a venda da fazenda, se estabeleceu em Bom Jesus, no prédio onde ficou localizada a antiga loja conhecida como "Muzeu".



Noé foi vereador e conta que foi o responsável pela vinda de Jânio Quadros a Bom Jesus, em 20/12/1953. Segundo ele,"aprendi política com meu pai. Ele mudou-se, depois, para Niterói e vendeu o imóvel de Bom Jesus para formar os filhos. Ele faleceu lá".

Noé se elegeu prefeito em 1972, exercendo o mandato entre 1973 e 1977. "Na época, o governador Chagas Freitas prestigiava o nosso governo. Tenho o orgulho de ter doado terreno para a construção do Tiro de Guerra, da Clínica de Repouso, dos Correios, do INSS e do Colégio Técnico Agrícola, assim como do Abrigo dos Velhos. Promovi o calçamento da rua Aristides Figueiredo e realizei o serviço de esgoto no bairro Lia Márcia. Fiz, ainda, a Noelândia para atender a classe operária.

Nas Festa do Noé, incentivei as folias de rei, distribuí bolsas de estudo para o Colégio Rio Branco e promovia o Natal para as crianças. Minha esposa foi presidenta do MOBRAL e teve papel importante na área social", salienta.


Dr. Ayrthon Borges Seródio, presidente do Conselho Municipal de Cultura, por 35 anos, e da Academia Bonjesuense de Letras por 20 anos, além de autor de 24 livros, é categórico: "Noé Vargas foi o melhor prefeito de Bom Jesus".



Dr. Ayrthon Borges Seródio: "Noé Vargas foi o melhor prefeito de Bom Jesus"

Noé Vargas teve tempo, ainda, para comandar, pelas manhãs, um programa radiofônico conhecido como "Programa Noé Vargas, o programa que tem cheiro de terra", que foi ao ar durante cerca de 10 anos, na rádio Itaperuna e, depois, na rádio Bom Jesus. "Sempre quis ser prefeito e agradeço à coletividade pela confiança depositada em mim. Procurei fazer uma administração voltada principalmente para os mais necessitados. Gostaria de destacar duas personalidades que deram sustentação à minha administração: os irmãos Ésio Martins Bastos e Luciano Augusto Bastos", finaliza.


Noé, Miro Teixeira e Luciano Bastos, na campanha eleitoral de 1982




3 comentários:

  1. Curitiba- Pr. 06 de Agosto de 2.021
    Ontem " 05 de Agosto de 2.021 "
    acordei com a notícia do Falecimento desde Grande Homem da minha Cidade Natal.
    " Nóe da Silva Vargas "
    E aí veio como sempre a Musiquinha que nós Crianças na sua época, nas escolas Rurais de Bom Jesus do Itabapoana, cantávamos.

    " Quem é ! Quem é !
    Quem é que não gosta do Noé !!!

    é é é é!
    Quem gosta do Noé
    não anda a pé !
    É Noé é Noé é Noé !

    Noé Vargas focou seu ideal Político na Educação, Cultura popular, e Princípios Familiares e Cristãos.
    Procurava sempre levar a nós filhos de pequenos sitiantes, filhos de meeiros, lavradores o direito de ler e escrever,
    e assim sabia Ele, que ao crescermos, sua eleição estaria garantida como Prefeito da Cidade, e seu ideal se realizou em 1972, onde foi um dos melhores Prefeitos de nossa Cidade;
    mas foi de 1953 quando eleito a vereador teve esta visão! não podia Noé enfrentar o Sistema Político da época.
    Somente o saber a educação levaria ele ao cargo máximo de nossa Cidade.
    Com seu sorriso sempre largo, combatia a palavra Não, sempre alegre a cada derrota, via seu ideal se consolidar.
    muitos de nós como Eu, não pude ir votar nele, porque já estávamos homens formados fora de nossa Cidade, mas em nossas vidas, Noé da Silva Vargas, fez a diferença para cada um de nós, filhos ausentes de Bom Jesus, estarmos onde estamos hoje.

    ResponderExcluir
  2. Na foto da Mini Usina Cachoeira, encontra-se Meu Pai, Sebastião da Silva Almeida, Noé , Ezio Martins Bastos , Amigos inseparáveis.
    Na outra meu Primo Renan, Noé Minha Irmã fatinha, ambos da Liga Estudantil de Bom Jesus
    https://www.facebook.com/photo?fbid=4265977093448019&set=pcb.4265977206781341

    ResponderExcluir
  3. Noé ao deixar o mundo das Criaturas e ir para o mundo do Criador, deve estar nos dizendo o que Santo Agostinho um dia disse:

    "“A morte não é nada.
    Eu somente passei
    para o outro lado do Caminho.

    Eu sou eu, vocês são vocês.
    O que eu era para vocês,
    eu continuarei sendo.

    Me dêem o nome
    que vocês sempre me deram,
    falem comigo
    como vocês sempre fizeram.

    Vocês continuam vivendo
    no mundo das criaturas,
    eu estou vivendo
    no mundo do Criador.

    Não utilizem um tom solene
    ou triste, continuem a rir
    daquilo que nos fazia rir juntos.

    Rezem, sorriam, pensem em mim.
    Rezem por mim.

    Que meu nome seja pronunciado
    como sempre foi,
    sem ênfase de nenhum tipo.
    Sem nenhum traço de sombra
    ou tristeza.

    A vida significa tudo
    o que ela sempre significou,
    o fio não foi cortado.
    Porque eu estaria fora
    de seus pensamentos,
    agora que estou apenas fora
    de suas vistas?

    Eu não estou longe,
    apenas estou
    do outro lado do Caminho…

    Você que aí ficou, siga em frente,
    a vida continua, linda e bela
    como sempre foi.”

    ResponderExcluir