terça-feira, 13 de março de 2018

Produção de ovos gera desenvolvimento econômico em Bom Jesus do Itabapoana


O jovem bonjesuense Júlio Célio de Oliveira Velasco está se destacando na produção de ovos, no distrito de Serrinha, e gerando desenvolvimento econômico na região, graças ao apoio da Secretaria de Agricultura, Pecuária, Pesca e Abastecimento. Filho de Célio e Marilza, que sempre o apoiaram na realização de seus empreendimentos, ele é neto do ex-vereador Sebastião Ferreira Vieira, conhecido como Coroia. Vejam, a seguir, matéria veiculada pelo site da referida secretaria.




Símbolo de fertilidade e transformação, a produção de ovos foi a oportunidade encontrada pelo jovem produtor familiar, Júlio Célio de Oliveira Velasco, 19 anos, para empreender e gerar renda na propriedade da família, Sítio Santo Antônio, na microbacia Córrego Santo Eduardo, em Bom Jesus de Itabapoana.

Tudo começou em 2013, quando sua mãe, Marilza Velasco, beneficiada pelo programa Rio Rural, da secretaria estadual de Agricultura, recebeu um kit galinha caipira para a melhoria da renda na propriedade, com assistência técnica da Emater-Rio. Juntamente com as estruturas de galinheiro, vieram recursos para a compra de 80 aves da linhagem “caipirão”, com aptidão para postura e corte, e ração.

Na época, estudante do curso técnico de agropecuária, Júlio investiu em mais aves, aumentando o plantel para 350 galinhas e a produção diária, de 50 para 200 ovos.

Dois anos mais tarde, com o aprendizado no programa “Empresa Júnior”, do Instituto Federal Fluminense (IFF) para incentivar jovens produtores e estudantes, e o apoio financeiro do pai, ele investiu na construção de seu primeiro galpão, com capacidade para 400 aves e área para entreposto de ovos.

- A produção cresceu, criamos a rotulagem e legalizamos o entreposto no SIM (Serviço de Inspeção Municipal. Os ovos eram comercializados no mercado e também para a merenda escolar, através do PNAE – Programa Nacional de Alimentação Escolar – acrescenta o produtor.

O último ano marcou a expansão do empreendimento com a legalização do entreposto de ovos, no SIE – Serviço de Inspeção Estadual, através do programa Prosperar, da secretaria estadual de Agricultura para incentivo à agroindústria familiar. O selo permite a venda dos ovos em todo o território fluminense.

- Iniciamos 2017 com 400 galinhas poedeiras e chegamos ao final do ano com 3 mil aves, dois galpões e a produção de 1.400 dúzias de ovos caipira/mês, vendidos no comércio local de Bom Jesus do Itabapoana – contabiliza ele orgulhoso.

O crescimento não para por aí, Júlio conta que no próximo dia 20 de fevereiro receberá mais três mil pintinhos, que entrarão em produção no início de maio. Hoje os galpões do Sítio Santo Antônio abrigam 700 aves em fase de produção e 2.300 pintos.

A inserção da agroindústria em eventos de gastronomia no estado, através do programa Prosperar, tem sido um aliado para a abertura de novos canais para a comercialização dos ovos caipiras do Sítio Santo Antônio. No último ano, a participação na edição da Merconoroeste, em Itaperuna, e no Festival Gastronômico Sabores de Bom Jesus de Itabapoana serviu de vitrine para apresentar o produto a novos consumidores.

O espírito empreendedor do produtor já planeja a instalação de novos galpões para a ampliação da granja.
- Pretendo chegar em breve a criação de 12 mil galinhas – finaliza ele.

 Júlio Célio de Oliveira Velasco




Nenhum comentário:

Postar um comentário