segunda-feira, 5 de março de 2018

COMUNIDADE ACADÊMICA RECONHECE OBRA DE PADRE MELLO



O Prof. de Filosofia de Direito da FAMESC (Faculdade Metropolitana São Carlos), dr. Auner Pereira Carneiro, reconheceu como meritória a obra de Padre Mello



Dr. Gino Martins Borges Bastos ministrou a palestra para os acadêmicos da FAMESC


Alunos do curso de Direito da FAMESC (Faculdade Metropolitana São Carlos), de Bom Jesus do Itabapoana, receberam, na noite do dia 24 de outubro de 2017, o dr. Gino Martins Borges Bastos para uma palestra sobre o tema "Reflexões filosófica sobre a obra do Padre Mello e sua influência no cotidiano regional".

A iniciativa foi do Professor de Filosofia do Direito, dr. Auner Pereira Carneiro, egresso da Universidade Federal do Paraná, com Mestrado e Doutorado na Universidade de São Paulo. Segundo o professor, "eu estava em São Paulo, quando resolvi ler esta obra sobre Padre Mello (editada pela Editora O Norte Fluminense), que eu tinha recebido. Chamou-me atenção o poema 'Somos Todos Operários', e entendi que deveria fazer o convite ao editor do opúsculo. Acho que um anjo me tocou", salientou.

O evento significa um reconhecimento por parte da comunidade acadêmica sobre a importância da obra de Padre Mello, nascido na Ilha de São Miguel (Arquipélago de Açores/Portugal) e considerado um gênio da civilização e da cultura, que aqui chegou no dia 18 de junho de 1899 e permaneceu entre nós até o dia 13 de agosto de 1947, data de seu falecimento.




SOMOS TODOS OPERÁRIOS

Pe. Mello

Somos todos operários

com ofício diferente:
a matéria - para o braço,
as ideias - para a mente.

Pois sendo o homem um composto
de corpo e alma, convém
que assim como o corpo o serve
o sirva a alma também.

Assim mesmo quis que fosse
a divina Providência;
o corpo serve com braços,
a alma com inteligência.

E o que se dá no indivíduo
dá-se na sociedade;
uns - a força, outros - a ideia,
sem quebrar a unidade.

Pensai nisto, homens do século,
operários e patrões.
Sois membro do mesmo corpo,
embora haja distinções.

(1945)













Nenhum comentário:

Postar um comentário