segunda-feira, 12 de março de 2018

A família Baptista e a formação de gerações de bonjesuenses (I)




Dona Carmita, Elaine,  Geny,  Dona Zilda, Dona Clarice, Rosita, Dr. Chiquinho, Milton e Maria José (Dona Mariquinha)




Orlando Baptista

Pode-se dizer que a família Baptista marcou a história de nosso município através dos grandes educadores, como Dona Carmita, Dr. Chiquinho, Dona Clarice, Dona Mariquinha e Dona Zilda, que, juntos com os irmãos Geny, Elaine, Rosita e Milton. 
constituíam a família formada pelo casal Augusto Teixeira de Oliveira (Guth) e Maria da Conceição Baptista de Oliveira (Lica).


É através de Orlando Baptista de Oliveira Silva, que iremos conhecer a história de sua família.

Ele nasceu no Alto da Santa Rita, na casa dos avós Guth e Lica.


A avó Lica era pessoa instruída, adiantada no tempo. Ela fazia poções para mulheres grávidas e que estavam com problemas no parto.

O pai de Lica, Papai Messias, como era chamado por seus netos, possuía livros de francês e inglês. Ele atendia pessoas que tinham pernas fraturadas. Era uma espécie de médico autodidata numa época em que não havia médicos. Além disso, era representante político. Considerado um "deputado", ia sempre em Vitória (ES) participara de votações estaduais.

Foi nesse ambiente impregnado de cultura que se formaram os mestres. Para esta formação, também contribuiu um grande nome de nossa história: Padre Mello. Dona Clarice, em uma entrevista, afirmou que tivera sua educação religiosa ministrada pelo pároco açoriano.

Orlando conta sobre suas recordações: "Eu, pequeno, cheguei a ajudar meu avô, aos 10 anos de idade, lavando os vidros de remédios industrializados, para aproveitamento dos mesmos."

Sobre os bisavós paternos, se recorda de Messias Baptista de Almeida e Mamãe Cota, que residiam na Fazenda Conquista. A respeito dos pais, assinala que  Messias Baptista da Silva nasceu na Fazenda Conquista, onde tem o seu umbigo enterrado em uma figueira centenária, enquanto Geny Baptista de Oliveira Silva, de nossa região.

                                Messias Baptista da Silva, pai de Orlando, nasceu na Fazenda Conquista

(continua)

Nenhum comentário:

Postar um comentário