EDITAL
A Secretaria de
Turismo, Cultura e Patrimônio Histórico de Marataízes/ES, por intermédio da
Coordenação Municipal de Cultura, faz saber que realizará, entre os meses de
fevereiro a junho de 2018, o “I CONCURSO CULTURAL DOMINGOS JOSÉ MARTINS”,
regido pelas disposições do presente edital.
I. DO CONCURSO:
1. O I CONCURSO CULTURAL “DOMINGOS JOSÉ MARTINS” tem por finalidade
homenagear o herói nacional, líder da Revolução Pernambucana, nascido em
Marataízes/ES, no dia 9 de
maio de 1781 e morto em Salvador/BA, em 12 de junho de 1817, promovendo,
dessa forma, o estímulo às pesquisas sobre esse marataizense ilustre e seu
reconhecimento como personalidade histórica, além de propiciar a integração
entre alunos dos diversos municípios capixabas, através da participação sadia e
pedagógica em um Concurso dessa natureza.
1.1. A temática do Concurso será “Domingos José Martins”, sendo
aceitos, tanto para apresentação artística quanto para a seleção literária,
somente trabalhos pertinentes a esse tema, descartados aqueles que não se
ativerem a este item.
II. DO CALENDÁRIO:
2. O Concurso acontecerá no ano de 2018, tendo por previsão as
seguintes datas:
2.1. De 22 de fevereiro a 20 de março: divulgação do Edital entre as Secretarias
de Educação dos Municípios do Estado do Espírito Santo, por meio de AR,
correspondência eletrônica ou entrega pessoal;
2.2. De 20 de março a 10 de abril: período de inscrição dos trabalhos
literários, em suas respectivas modalidades (poesia ou conto/crônica), somente
via Correios, conforme ficha de inscrição -
anexo único;
2.3. De 12 a 30 de abril: análise e julgamento, pela Comissão
Julgadora, dos trabalhos inscritos para o concurso literário, por modalidade –
poesia e conto/crônica;
2.4. Dia 2 de maio: divulgação, no site da Prefeitura Municipal de
Marataízes, dos trabalhos literários vencedores nas categorias de Poesia e
Conto/Crônica;
2.5. Dia 9 de maio: a partir das 13h00, apresentação dos trabalhos
literários selecionados; exposição das poesias e crônicas nas dependências do
Palácio das Águias; divulgação e premiação dos vencedores;
2.6. De 14 a 30 de maio: exclusivamente pelo e-mail palaciodasaguias.pmm@gmail.com,
cadastro dos grupos participantes para as apresentações das atividades artísticas
(dança, teatro, música, paródia e afins), que acontecerão em 12 de junho;
2.7. Dia 12 de junho: apresentações artísticas dos inscritos
previamente, em horário a ser posteriormente divulgado; entrega dos
certificados de participação; confraternização; encerramento do Concurso
Cultural.
III. DAS MODALIDADES E INSCRIÇÕES:
3. Poderão se inscrever alunos das escolas da rede pública de todos os
municípios do Estado do Espírito Santo, matriculados em turmas do 6º ao 9º ano
e no Ensino Médio, nas seguintes modalidades e limites:
3.1. Para as apresentações artísticas (dança, teatro, música, paródia e
afins), que acontecerão no dia 12 de junho de 2018;
3.1.1. As apresentações artísticas serão meramente participativas, não
havendo classificação ou premiação desses trabalhos, apenas sendo entregues
certificados aos alunos que se apresentarem nessa data;
3.2. Para as obras literárias, que disputarão a seleção de poesia ou
conto/crônica, sendo:
3.2.1. POESIA, para alunos do 6º ao 9º ano; e
3.2.2. CONTO/CRÔNICA, para alunos do Ensino Médio;
3.2.3. Havendo um grande número de inscritos, por município, em cada
modalidade literária, serão selecionados os cinco primeiros trabalhos recebidos
de cada categoria;
3.3. Os municípios poderão participar do Concurso Cultural tanto com as
inscrições dos trabalhos literários quanto com os grupos para as apresentações
artísticas, sendo independentes e distintas essas inscrições, podendo acontecer
participações nas duas áreas - literária e artística – ou apenas em uma delas.
3.4. As inscrições para apresentação das atividades artísticas devem
ser realizadas exclusivamente pelo e-mail palaciodasaguias.pmm@gmail.com, no período estipulado, devendo
ser indicados os nomes dos alunos participantes, a escola, turma e turno em que
estão matriculados, e o tipo de atividade que pretendem apresentar, tais como
teatro, música, dança, paródia ou outras modalidades de expressão artística.
6.1. Devido à limitação de tempo para as apresentações, a Coordenação
Municipal de Cultura de Marataízes se reserva o direito de selecionar somente
as duas primeiras inscrições recebidas por município, de forma a possibilitar
um melhor planejamento das atividades previstas.
IV. DAS CLASSIFICAÇÕES:
4. Os vencedores em cada categoria, poesia e conto/crônica, serão escolhidos
por júri, composto por três profissionais de Língua Portuguesa e/ou Literatura,
escolhidos pela Coordenação de Cultura;
4.1. Serão observados, para a classificação dos trabalhos, quesitos
como originalidade, correção gramatical, coesão, clareza, além de aspectos como
métrica e riqueza de rimas, para as poesias.
4.2. Haverá seleção, classificação e premiação somente para os
trabalhos literários, nas modalidades de:
4.2.1. Poesia, para alunos do 6º ao 9º ano, sendo selecionados 1º, 2º e
3º lugares;
4.2.2. Conto/crônica, para alunos do Ensino Médio, sendo selecionados
1º, 2º e 3º lugares;
V. DA REMESSA DOS TRABALHOS LITERÁRIOS:
5. Os trabalhos literários participantes devem ser encaminhados, via
Correios, a esta Coordenação de Cultura, dentro de envelope tamanho A4, no
mínimo, contendo os seguintes dizeres no campo “destinatário”:
“I CONCURSO CULTURAL DOMINGOS JOSÉ MARTINS”
MODALIDADE – aqui indicar se POESIA ou CONTO/CRÔNICA
Coordenação Municipal de Cultura de Marataízes
Palácio das Águias
Pça. Cel. Luiz Soares, 157 – Barra do Itapemirim
Marataízes/ES
CEP. 29345-000
5.1 No campo “remetente”, deverá ser indicado apenas um pseudônimo do
autor, sendo automaticamente desclassificados aqueles que contiverem outra
identificação nesse envelope, visando à total imparcialidade no julgamento dos
trabalhos;
5.2. O envelope A4 postado deverá conter, unicamente:
5.2.1. O trabalho do aluno, devidamente digitado, em duas vias de igual
teor, em fonte tamanho 12, com indicação apenas do título e o pseudônimo do autor;
5.2.2. Um envelope pequeno e lacrado, em que deve constar a ficha de
inscrição (anexo único), indicando-se os seguintes dados: nome completo do
autor, título do trabalho e o pseudônimo usado, idade, endereço, telefone para
contato, nome da escola, turno e turma em que está matriculado, além da
indicação da respectiva Secretaria Municipal de Educação, com nome do
Secretário e telefone para contato;
5.3. Somente serão aceitos os trabalhos literários inscritos no período
indicado no item 2.2, de 20 de março a 10 de abril de 2018.
VI. DA PREMIAÇÃO:
6. Serão entregues certificados de participação e medalhas aos
primeiros, segundos e terceiros colocados no Concurso Literário, nas
modalidades de poesia e de conto/crônica (dia 9 de março). Os participantes das
atividades artísticas (dança, teatro, música etc) receberão somente certificado
de participação.
VII. DAS DISPOSIÇÕES GERAIS:
7. O “I CONCURSO CULTURAL DOMINGOS JOSÉ MARTINS” será realizado no
Palácio das Águias, atual sede da Coordenação Municipal de Cultura de
Marataízes, situado na Pça. Cel. Luiz Soares, 157, Barra do Itapemirim,
Marataízes/ES.
8. As despesas com a participação dos alunos no “I CONCURSO CULTURAL
DOMINGOS JOSÉ MARTINS” correrão por conta dos interessados, ficando o município
de Marataízes isento de custos com postagens, deslocamento dos alunos,
hospedagens, alimentação e outros afins.
9. O horário para as apresentações do dia 12 de junho será
posteriormente divulgado.
10. Dúvidas concernentes ao “I CONCURSO CULTURAL DOMINGOS JOSÉ MARTINS”
poderão ser dirimidas através do e-mail palaciodasaguias.pmm@gmail.com.
Marataízes
– ES, 2 de janeiro de 2018.
Secretaria de Turismo, Cultura e Patrimônio Histórico de Marataízes
Coordenação Municipal de Cultura
CONCURSO CULTURAL “DOMINGOS JOSÉ MARTINS”
ANEXO ÚNICO DO EDITAL
MODALIDADE: ( ) POESIA (
) CONTO/CRÔNICA
PSEUDÔNIMO: ______________________________________________
TÍTULO DO TRABALHO: ______________________________________
________________________________________________________
NOME DO ALUNO
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IDADE:
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SÉRIE/ANO/TURMA:
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TURNO:
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TEL. P/ CONTATO
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EMAIL
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ESCOLA
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ENDEREÇO
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MUNICÍPIO
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EMAIL DA ESCOLA
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DIRETOR (A)
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SECRET. DE EDUCAÇÃO
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TEL. P/ CONTATO
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ASSINATURA DO
(A) INSCRITO (A):
DATA:
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