domingo, 11 de março de 2018

I CONCURSO CULTURAL “DOMINGOS JOSÉ MARTINS”


EDITAL

            A Secretaria de Turismo, Cultura e Patrimônio Histórico de Marataízes/ES, por intermédio da Coordenação Municipal de Cultura, faz saber que realizará, entre os meses de fevereiro a junho de 2018, o “I CONCURSO CULTURAL DOMINGOS JOSÉ MARTINS”, regido pelas disposições do presente edital.

I. DO CONCURSO:
1. O I CONCURSO CULTURAL “DOMINGOS JOSÉ MARTINS” tem por finalidade homenagear o herói nacional, líder da Revolução Pernambucana, nascido em Marataízes/ES, no dia 9 de maio de 1781 e morto em Salvador/BA, em 12 de junho de 1817, promovendo, dessa forma, o estímulo às pesquisas sobre esse marataizense ilustre e seu reconhecimento como personalidade histórica, além de propiciar a integração entre alunos dos diversos municípios capixabas, através da participação sadia e pedagógica em um Concurso dessa natureza.
1.1. A temática do Concurso será “Domingos José Martins”, sendo aceitos, tanto para apresentação artística quanto para a seleção literária, somente trabalhos pertinentes a esse tema, descartados aqueles que não se ativerem a este item.

II. DO CALENDÁRIO:
2. O Concurso acontecerá no ano de 2018, tendo por previsão as seguintes datas:
2.1. De 22 de fevereiro a 20 de março: divulgação do Edital entre as Secretarias de Educação dos Municípios do Estado do Espírito Santo, por meio de AR, correspondência eletrônica ou entrega pessoal;
2.2. De 20 de março a 10 de abril: período de inscrição dos trabalhos literários, em suas respectivas modalidades (poesia ou conto/crônica), somente via Correios, conforme ficha de inscrição -  anexo único;
2.3. De 12 a 30 de abril: análise e julgamento, pela Comissão Julgadora, dos trabalhos inscritos para o concurso literário, por modalidade – poesia e conto/crônica;
2.4. Dia 2 de maio: divulgação, no site da Prefeitura Municipal de Marataízes, dos trabalhos literários vencedores nas categorias de Poesia e Conto/Crônica;

2.5. Dia 9 de maio: a partir das 13h00, apresentação dos trabalhos literários selecionados; exposição das poesias e crônicas nas dependências do Palácio das Águias; divulgação e premiação dos vencedores;
2.6. De 14 a 30 de maio: exclusivamente pelo e-mail palaciodasaguias.pmm@gmail.com, cadastro dos grupos participantes para as apresentações das atividades artísticas (dança, teatro, música, paródia e afins), que acontecerão em 12 de junho;
2.7. Dia 12 de junho: apresentações artísticas dos inscritos previamente, em horário a ser posteriormente divulgado; entrega dos certificados de participação; confraternização; encerramento do Concurso Cultural.

III. DAS MODALIDADES E INSCRIÇÕES:
3. Poderão se inscrever alunos das escolas da rede pública de todos os municípios do Estado do Espírito Santo, matriculados em turmas do 6º ao 9º ano e no Ensino Médio, nas seguintes modalidades e limites:
3.1. Para as apresentações artísticas (dança, teatro, música, paródia e afins), que acontecerão no dia 12 de junho de 2018;
3.1.1. As apresentações artísticas serão meramente participativas, não havendo classificação ou premiação desses trabalhos, apenas sendo entregues certificados aos alunos que se apresentarem nessa data;
3.2. Para as obras literárias, que disputarão a seleção de poesia ou conto/crônica, sendo:
3.2.1. POESIA, para alunos do 6º ao 9º ano; e
3.2.2. CONTO/CRÔNICA, para alunos do Ensino Médio;
3.2.3. Havendo um grande número de inscritos, por município, em cada modalidade literária, serão selecionados os cinco primeiros trabalhos recebidos de cada categoria;
3.3. Os municípios poderão participar do Concurso Cultural tanto com as inscrições dos trabalhos literários quanto com os grupos para as apresentações artísticas, sendo independentes e distintas essas inscrições, podendo acontecer participações nas duas áreas - literária e artística – ou apenas em uma delas.
3.4. As inscrições para apresentação das atividades artísticas devem ser realizadas exclusivamente pelo e-mail palaciodasaguias.pmm@gmail.com, no período estipulado, devendo ser indicados os nomes dos alunos participantes, a escola, turma e turno em que estão matriculados, e o tipo de atividade que pretendem apresentar, tais como teatro, música, dança, paródia ou outras modalidades de expressão artística.
6.1. Devido à limitação de tempo para as apresentações, a Coordenação Municipal de Cultura de Marataízes se reserva o direito de selecionar somente as duas primeiras inscrições recebidas por município, de forma a possibilitar um melhor planejamento das atividades previstas.

IV. DAS CLASSIFICAÇÕES:
4. Os vencedores em cada categoria, poesia e conto/crônica, serão escolhidos por júri, composto por três profissionais de Língua Portuguesa e/ou Literatura, escolhidos pela Coordenação de Cultura;
4.1. Serão observados, para a classificação dos trabalhos, quesitos como originalidade, correção gramatical, coesão, clareza, além de aspectos como métrica e riqueza de rimas, para as poesias.
4.2. Haverá seleção, classificação e premiação somente para os trabalhos literários, nas modalidades de:
4.2.1. Poesia, para alunos do 6º ao 9º ano, sendo selecionados 1º, 2º e 3º lugares;
4.2.2. Conto/crônica, para alunos do Ensino Médio, sendo selecionados 1º, 2º e 3º lugares;

V. DA REMESSA DOS TRABALHOS LITERÁRIOS:
5. Os trabalhos literários participantes devem ser encaminhados, via Correios, a esta Coordenação de Cultura, dentro de envelope tamanho A4, no mínimo, contendo os seguintes dizeres no campo “destinatário”:

I CONCURSO CULTURAL DOMINGOS JOSÉ MARTINS”
MODALIDADE – aqui indicar se POESIA ou CONTO/CRÔNICA
Coordenação Municipal de Cultura de Marataízes
Palácio das Águias
Pça. Cel. Luiz Soares, 157 – Barra do Itapemirim
Marataízes/ES
CEP. 29345-000

5.1 No campo “remetente”, deverá ser indicado apenas um pseudônimo do autor, sendo automaticamente desclassificados aqueles que contiverem outra identificação nesse envelope, visando à total imparcialidade no julgamento dos trabalhos;
5.2. O envelope A4 postado deverá conter, unicamente:
5.2.1. O trabalho do aluno, devidamente digitado, em duas vias de igual teor, em fonte tamanho 12, com indicação apenas do título e o pseudônimo do autor;
5.2.2. Um envelope pequeno e lacrado, em que deve constar a ficha de inscrição (anexo único), indicando-se os seguintes dados: nome completo do autor, título do trabalho e o pseudônimo usado, idade, endereço, telefone para contato, nome da escola, turno e turma em que está matriculado, além da indicação da respectiva Secretaria Municipal de Educação, com nome do Secretário e telefone para contato;
5.3. Somente serão aceitos os trabalhos literários inscritos no período indicado no item 2.2, de 20 de março a 10 de abril de 2018.

VI. DA PREMIAÇÃO:
6. Serão entregues certificados de participação e medalhas aos primeiros, segundos e terceiros colocados no Concurso Literário, nas modalidades de poesia e de conto/crônica (dia 9 de março). Os participantes das atividades artísticas (dança, teatro, música etc) receberão somente certificado de participação.

VII. DAS DISPOSIÇÕES GERAIS:
7. O “I CONCURSO CULTURAL DOMINGOS JOSÉ MARTINS” será realizado no Palácio das Águias, atual sede da Coordenação Municipal de Cultura de Marataízes, situado na Pça. Cel. Luiz Soares, 157, Barra do Itapemirim, Marataízes/ES.
8. As despesas com a participação dos alunos no “I CONCURSO CULTURAL DOMINGOS JOSÉ MARTINS” correrão por conta dos interessados, ficando o município de Marataízes isento de custos com postagens, deslocamento dos alunos, hospedagens, alimentação e outros afins.
9. O horário para as apresentações do dia 12 de junho será posteriormente divulgado.
10. Dúvidas concernentes ao “I CONCURSO CULTURAL DOMINGOS JOSÉ MARTINS” poderão ser dirimidas através do e-mail palaciodasaguias.pmm@gmail.com.
 Marataízes – ES, 2 de janeiro de 2018.
Secretaria de Turismo, Cultura e Patrimônio Histórico de Marataízes
      Coordenação Municipal de Cultura         

CONCURSO CULTURAL “DOMINGOS JOSÉ MARTINS”
ANEXO ÚNICO DO EDITAL
MODALIDADE: (   ) POESIA        (   ) CONTO/CRÔNICA
PSEUDÔNIMO: ______________________________________________
TÍTULO DO TRABALHO: ______________________________________
________________________________________________________

NOME DO ALUNO

IDADE:
SÉRIE/ANO/TURMA:
TURNO:
TEL. P/ CONTATO

EMAIL

ESCOLA

ENDEREÇO

MUNICÍPIO

EMAIL DA ESCOLA

DIRETOR (A)

SECRET. DE EDUCAÇÃO

TEL. P/ CONTATO


ASSINATURA DO (A) INSCRITO (A):


DATA: 

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