sexta-feira, 16 de março de 2018

Vem com tudo "Uma Festa Portuguesa Com Certeza"

           
                    Antonio Soares Borges

E vem com tudo "Uma Festa Portuguesa Com Certeza", dedicada à memória do Pe. Mello, no mês de abril, comemorando os 155 anos do seu nascimento.

Padre Antonio Francisco de Mello nasceu na Freguesia da Achada, Concelho (Município) do Nordeste, na ilha de São Miguel, nos Açores, onde, também, deu seus 1°s passos como jovem Sacerdote na, então, Capela de São José, na Freguesia da Ribeira Chã, no Concelho da Lagoa.

Nos Açores, o jovem Pe. Mello já se destacava, para além de seu ofício de dedicado e caridoso Sacerdote, como um homem das Letras e das Artes e, entre muitos escritos e livros, é de se destacar, a autoria da letra do Hino do Seminário Episcopal de Angra do Heroísmo, que é o mesmo, ainda, nos dias atuais, em que ele, com vigor, nos remete aos "Homens de Ciência e de Fé" que fazem a sua formação neste Seminário, tema tão sinalizado pelos Papas da atualidade.

Veio, depois, para o Brasil, 1° para Sapucaia (RJ) e, posteriormente, para Bom Jesus do Itabapoana (RJ), onde se encantou com o povo e o modo de viver do bonjesuense, o que foi recíproco, vivendo aqui desde 18.06.1899 até o suspiro final em 13.08.1947, em plena Festa do Divino Espírito Santo (Festa de Agosto), que ele tanto amava.

É época, pois, de festa e gratidão, do povo que não o esquece, com uma programação que envolve aspectos da cultura portuguesa da qual ele tanto ensinou e incentivou.







Nenhum comentário:

Postar um comentário