domingo, 4 de março de 2018

Os 70 anos do Padre Vicente Osmar Batista Coelho

                              
Padre Vicente Osmar Batista Coelho: 27 anos de atuação sacerdotal profícua em Bom Jesus do Itabapoana


Padre Vicente Osmar Batista Coelho comemorará, no próximo dia 12 de março, 70 anos de idade. Filho de Cristóvão Coelho e Simeana Batista Coelho, nasceu no dia 12/03/1948, em Mirac
ema do Tocantins. 

Quando jovem, sentiu o chamado para a vida religiosa, mas como o pai orientou-o a servir as Forças Armadas, acabou se alistando na Aeronáutica, em Brasília, ali permanecendo por sete anos, chegando à patente de Cabo. Ele lembra que, à noite, " costumávamos ser acordados com tiros e diziam para nós que eram os comunistas que estavam tentando invadir o quartel. Depois, que dei baixa da Aeronáutica, é que fui descobrir que os tiros não passavam de tiros de festins disparados por soldados, para dar falsa ideia de invasão aos soldados".

Após deixar a Aeronáutica, trabalhou na Eletronorte e, depois, foi aprovado em concurso para a área civil do QG do Exército em Brasília. Passou, desde então, a participar de encontros vocacionais. A partir daí, o chamamento para a vida religiosa recrudesceu. Foi apoiado em sua casa e no trabalho. Assim, deixou o serviço e foi estudar no Seminário em Juiz de Fora.


Foi ordenado no dia 12/12/1985, sendo designado para a paróquia de São Fidélis, onde ficou por 4 anos. Depois, veio para Bom Jesus do Itabapoana no dia 1º de janeiro de 1990. No dia 12 de dezembro de 2017, completou 32 anos de sacerdócio e 27 anos de dedicação à nossa comunidade.

Afirmou certa vez: "sinto-me feliz por ter colaborado para o crescimento espiritual e material da Paróquia. Sinto Bom Jesus como minha família".

Padre Vicente tem realizado grandes feitos em nossa paróquia. Graças a seu apoio, está sendo possível, por exemplo, o resgate da vida e obra de Pe. Mello, cujos restos mortais foram trazidos para o interior da Igreja Matriz, sob sua orientação, no dia 13 de agosto de 2007.


Outro apoio relevante ocorreu, também, para o resgate da vida e obra do Pe. João Mendes Ribeiro, o primeiro pároco do distrito de Calheiros, nomeado em 1867, e que foi alvo de preconceito racial. Graças à atuação de Pe. Vicente, os restos mortais do Pe. João Mendes foram trasladados para o interior da Capela de Santo Antônio, no dia 15 de junho de 2007, reparando injustiça secular.


Construção das capelas de Santa Terezinha, São Sebastião e Santa Rosa, reforma da capela em Calheiros, apoio à criação da Paróquia de São José, promoção das reformas das capelas do Santíssimo e do Divino Espírito Santo, levadas e efeito pelo gênio do cenógrafo, restaurador e artista plástico Raul Travassos, Encontro de Casais com Cristo, apoio aos Grupos de Igreja, às Pastorais, instituição da Feira da Providência, apoiando a ideia de Raul Travassos, início à construção do Centro de Formação Dom Roberto Guimarães, que englobará o Centro Educacional Santa Rita de Cássia, os movimentos da Igreja e as Pastorais, são alguns dos feitos deste Pequeno Gigante da Fé, que engrandecem os paroquianos com sua simplicidade e voz profética.

Padre Mello, em seu poema "O Padre", composto no século XIX, quando era seminarista, na Ilha de São Miguel (Arquipélago dos Açores/Portugal), lavrou versos sempre atuais como estes:


Contra o insulto vil, tens o perdão nos lábios

mas se ofendida for a fé por pseudos sábios
tens a arma da Ciência e tens da graça o forte
Padre, vai sem temor, os olhos do teu norte...

Ao se aproximar esta data tão significativa, o jornal O Norte Fluminense se antecipa na congratulação a Padre Vicente por mais um ano de vida.



Padre Vicente Osmar: "sinto Bom Jesus como minha família" 










2 comentários: