quarta-feira, 28 de março de 2018

Clube Recreativo de São Pedro




Um pouco de nossa história... Um município chamado São Pedro do Itabapoana.   


Atualmente utilizado como clube recreativo do distrito de São Pedro do Itabapoana, é dotado de significativo valor histórico e arquitetônico para o acervo cultural do município e para o sítio histórico de São Pedro do Itabapoana.

Sua obra foi inaugurada em 15 de novembro 1896, período em que a estrutura política e econômica da então sede do município estava bastante consolidada e vivia seu período áureo. O imóvel foi erguido para a função de Câmara e Cadeia.

 A primeira reforma do imóvel ocorreu na década de 1920, com a transferência da cadeia para uma edificação independente. Na década de 1930 a câmara foi desativada, uma vez que a sede do município foi transferida para Mimoso. Assim como observado em muitas edificações de São Pedro do Itabapoana, este evento acarretou no abandono e conseqüentemente na degradação de muitos imóveis, refletindo a crise econômica e evasão populacional do distrito.

O bem permaneceu desocupado e sem uso até o início da década de 1960, quando uma nova reforma, realizada pela Prefeitura de Mimoso do Sul, transformou a edificação em Clube Recreativo.

Durante a década de 1980, o pavimento térreo foi utilizado como bar, e depois como restaurante. Atualmente, o pavimento térreo é utilizado como depósito e bar, enquanto o pavimento superior é local de realização de oficinas de sanfona e viola, além de sediar, eventualmente, reuniões comunitárias e seminários. 

João Odilo Guedes Faria

Fonte: IPHAN
Foto: 1 - Acervo Adelino Perciano C. M. Martins - +ou- 1920. 
Foto 2 - Acervo João Odilio G. Faria - 2015

                           O prédio atual

Enviado por Antonio Soares Borges

Nenhum comentário:

Postar um comentário