domingo, 18 de março de 2018

A rua do amanhã

Há ruas que sonham e constroem o amanhã.

A rua João Ramos Pereira, localizada em Varre-Sai (RJ), no noroeste fluminense, é uma delas.

A reunião de moradores, capitaneada pelas irmãs Rosane e Roselane Bendia, fez com que surgisse a Feira Portas Abertas, que funciona todos os sábados, das 8 às 21h e aos domingos, das 10 às 18h.

Segundo Rosane, que trabalha na EMATER, e é a implementadora do projeto de Roselane, a ideia é "promover o desenvolvimento econômico de acordo com nossas raízes culturais. Pensamos, futuramente, em fomentar o turismo rural, com a realização de visitas às fazendas. Com nosso projeto, não precisamos de barracas e desoneramos o poder público, que não precisa investir recursos aqui. Além disso, faça sol ou faça chuva, a feira ocorrerá sempre, uma vez que se trata de acolhimento dos fregueses nas calçadas e no interior das residências. Outro dado importante é que apontamos para que outras ruas possam realizar atividades idênticas, de modo que os moradores possam fortalecer seus laços a partir da rua onde vivem."

Geraldo Vargas de Moraes, idealizador, com seus filhos, do famoso Café Vargas, é um dos expositores."Meus filhos Sérgio Luiz, Márcio e José Henrique administram a empresa, que possui mercado na Região dos Lagos, no Rio de Janeiro, no norte e no noroeste fluminense", pontuou.

Sebastião Paulanti Gonçalves está confiante na iniciativa. Doces e produtos agrícolas de seu sítio são vendidos na feira, enquanto sua companheira Edna dos Santos expõe artesanato.

Sandra Regina do Carmo Moraes, que possui um comércio há cerca de três anos, aderiu à iniciativa e disse que está "gostando" da mesma.

A centenária Adega Bendia, sob a administração da matriarca Maria da Conceição Bendia, também está marcando presença na feira. "Foram os italianos Duílio Salvador Bendia e Rosa Vale que passaram a produzir o vinho de jabuticaba. Depois, meu marido Dario Bendia prosseguiu no ofício. Hoje, somos eu e meu filho Francisco que damos continuidade à tradição familiar. Fernando Gabeira esteve aqui, e a equipe de produção de Jô Soares também. Temos fregueses em diversas regiões do estado".

Maiara Aparecida Jaques da Silva é outra entusiasta da feira. Foi a exposição de orquídeas que  organizava em frente à sua casa, que inspirou Roselane Bendia. Além de plantas ela expõe doces e massas.

Joelma Aparecida Soares de Souza participa do projeto expondo doces e artesanato.

Paulo Roberto Muller Ramos participa da feira com artesanato em ferro e em cimento. Juntamente com Maiara e Adilson estabeleceram uma exposição de Antiguidades.

Isabel Cristina Menezes Degli Esposti é a representante da área cultural. Com quatro livros lançados e dois outros por serem concluídos, tem a missão de promover a literatura, realizando contação de histórias e oficinas. "Meu livro Attività, lançado no ano passado, refere-se ao navio que trouxe os italianos para Varre-Sai, no final do século XIX. Nele, há poesias sobre a cidade. Gosto de escrever também para jovens, para instruí-los na vida. 'Para um jovem de valor' é uma obra que procura orientá-los para a vida. Estou por lançar 'Cinco minutos do jovem', com mensagens para cada dia do ano", assinala.

Roberto Valori e Márcia Occhioni são dois visitantes que ficaram encantados com o que viram: "Linda! Perfeita! É um movimento que tende a se fortalecer, pois está baseado em nossas raízes", ressaltou Roberto.


Rua João Ramos Pereira, a rua do amanhã
Rosane Bendia Grazioli, implementadora da feira, produz tapioca e crepe suíço

Paulo Grazioli é o responsável pelas vendas

Roselane Bendia, idealizadora da feira, vende massas


        Pão Jacaré é um dos sucessos da feira


Sandra Regina do Carmos Moraes aderiu à feira



Joelma Aparecida Soares de Souza: massas e artesanato

Maria da Conceição Bendia e a centenária Adega Bendia

Os italianos Duílio Salvador Bendia e Rosa Vale fundaram a adega 



Edna dos Santos: Arte com Café

Sebastião Paulanti Gonçalves: doces e produtos agrícolas





Maiara: doces, massas e orquídeas







  Geraldo Vargas e um dos melhores cafés da região



Paulo Roberto Muller e o artesanato em ferro 










Isabel Cristina Menezes Degli Esposti: representante da área cultural da feira
 

Pula-pula é uma das atrações para a criançada

Os visitantes Márcia Occhioni e Roberto Valori sobre a feira: "Linda! Perfeita!"


Nenhum comentário:

Postar um comentário