quinta-feira, 21 de junho de 2018

A SAGA DOS MANGARAVITE (VI)






João Mangaravite conta a história da Usina Mangaravite:

"João Ferreira Soares construiu a barragem da usina em 1952. Em 1953, Getúlio Vargas assinou o Decreto nº 34383 de 27 de outubro, que transferiu a Empresa Luz e Força Itabapoana à Empresa Luz de Força Itabapoana Ltda, de Emir Bussad. Essa empresa foi autorizada a funcionar como empresa de energia elétrica pelo Decreto nº 31.915, de  12 de dezembro de 1952.

Em 1960, Juscelino Kubitschek assinou o Decreto nº 48.415, de 24 de junho,  ampliando a zona de concessão da Empresa Luz e Força Itabapoana Ltda, no Estado do Espírito Santo, com a inclusão do município de Apiacá e da vila de Ponte do Itabapoana, em Mimoso do Sul.

Foi autorizada, ainda, a construção de uma linha de transmissão de energia elétrica entre a Usina Mangaravite, de propriedade da empresa, até a sede do município de Apiacá, com os sistemas de distribuição que fossem necessários.

O Decreto nº 48.416, de 24 de junho de 1960, ampliou a zona de concessão da Empresa Luz e Força Itabapoana Ltda, no Estado do Rio de Janeiro, com a inclusão do distrito de Carabuçu, em Bom Jesus do Itabapoana, excetuando-se o distrito de Serrinha e a fazenda Matinhos.

Foi estendida, ainda, até os distritos de Santo Eduardo e Santa Maria, no município de Campos dos Goytacazes, excetuando a localidade de 'Espírito Santo' e as fazendas 'Santa Teresa e Matinhos'."

(continua)

Nenhum comentário:

Postar um comentário